MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Encontro reúne ateus no Acre


Evento ocorre simultaneamente em 27 cidades brasileiras.
Cerca de 300 pessoas são esperadas pela organização do encontro.

Yuri Marcel Do G1 AC

Ateus, agnósticos e filósofos estão reunidos neste domingo (17) para o II Encontro Nacional de Ateus. O evento, que teve início às 16h e irá até a 0H da segunda-feira (18), acontece pela primeira vez no Acre. O Campus da Universidade Federal do Acre foi o local escolhido para a realização das palestras e apresentações culturais que fazem parte da programação.

Felipe Zanon reclama que sofreu dificuldades para divulgar o evento (Foto: Arquivo pessoal)Felipe Zanon reclama que sofreu dificuldades
para divulgar o evento (Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com organizador geral do Encontro,Felipe Zanon, durante a preparação para o evento, os organizadores enfrentaram diversos problemas. "O desafio é o preconceito. Arrancaram os pôsteres que colamos e alguns professores da universidade não deixaram que fossemos nas salas para divulgar. Até o outdoor do evento foi retirado dois dias depois pela empresa e mudado de lugar deliberadamente, mesmo tendo pago por duas semanas de divulgação", lamenta.

Para o professor é preciso haver respeito com o pensamento contraditório. "O que a gente quer na verdade é que as pessoas pensem de forma livre, e possam compreender e respeitar as diferenças", explica.

Evento Nacional
O evento ocorre simultamente em 27 cidades do país. No Acre, estão programadas palestras do professor Marcos Afonso, diretor da Biblioteca da Floresta, com o tema "O Sol Nasce Para Todos", do professor do Centro de Filosofia  e Ciências Humanas da Ufac, Guilherme Cunha que fala sobre o ateísmo defendido pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche e por fim de Felipe Zanon, que é professor de História e traz o tema "O ser superável de Nietzsche".

Zanon explica que a ideia de trazer o evento, promovido pelo grupo Sociedade Racionalista, para o Acre surgiu em discussões na internet.  O objetivo é fomentar o debate filosófico e reforçar a ideia de que em um estado laico há espaço para todo tipo de debate.

Haverá ainda uma mesa redonda com os professores Sávio Maia, Marcos Afonso e Guilherme Cunha e Romulo Zanon.

A partir das 19h ocorrem shows com djs e os músicos Heloy de Castro, H. Montenegro, Raildo Silva e as bandas Zero Meia Oito e Discórdia. A organização espera cerca de 300 pessoas para o evento que está ainda sendo transmitida pela internet.

Sociedade Racionalista
Idealizadora do evento, a Sociedade Racionalista é, de acordo com a página que mantém na internet, "uma sociedade de natureza democrática e pluralista, que defende o ceticismo, o racionalismo, o secularismo e o livre pensamento sem distinção de qualquer espécie".

A organização diz defender e incentivar "uma sociedade livre, plural, ética e responsável, que utilize de transparência na divulgação dos fatos, sem distorções ou manipulações de qualquer ordem, defender o Estado Laico, a utilização da razão acima da crença, a educação científica, sem privilegiar quaisquer grupos sociais, econômicos ou políticos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário