MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Encontro incentiva a Agricultura de Baixo Carbono em Sergipe


Evento ocorreu no auditório do Parque de Exposições João Cleophas.
Objetivo é incentivar a diminuição da emissão de carbono.

Do G1 SE

Encontro incentiva a Agricultura de Baixo Carbono em Sergipe (Foto: Alejandro Zambrana)Encontro incentiva a Agricultura de Baixo Carbono
(Foto: Alejandro Zambrana)
Técnicos agropecuários sergipanos tiveram a oportunidade de conhecer o Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono, do Governo Federal. O encontro ocorreu no auditório do Parque de Exposições João Cleophas, em Aracaju, na última semana e também reuniu estudantes e representantes do setor agropecuário.

A Conferência do Clima, em Copenhague, no ano de 2009 destacou o contexto de mudanças no clima global. Lá, os cientistas indicaram que a emissão de gases de efeito estufa está provocando um maior aquecimento do planeta e com isso podemos ter resultados climáticos adversos, muitas secas ou chuvas, alagamentos, fatores que afetam a agricultura.
Com as metas assumidas por vários países, inclusive o Brasil, o objetivo é baixar a emissão de carbono. Com essa finalidade, o Governo Federal lançou o Programa ABC, que prevê o desenvolvimento de uma economia baseada na baixa emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário e destina o total de R$ 3,4 bilhões por meio de linhas de crédito especiais para a safra 2012/2013.
Em Sergipe, já foi criado no final de 2012 o grupo gestor do programa. A partir de agora, começa todo o trabalho de capacitação de técnicos, nas tecnologias do Programa ABC.
A assessora técnica da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Camila Sande, diz que o Plano ABC, do Governo Federal foi criado para cumprir os compromissos de redução emissões de CO2. “O programa é uma linha de crédito que ajuda os produtores rurais brasileiros a se adaptarem a essas novas tecnologias, com baixa emissão de carbono e dá mais sustentabilidade na propriedade com viabilidade econômica. A taxa de juros para quem adota as novas práticas é de 5%, enquanto o mercado opera com 7%. O agricultor ainda tem mais tempo para pagar”.
O canal de informações é a Federação Agropecuária de Sergipe (Faese), a CNA ou o Ministério da Agricultura. O público alvo são os produtores rurais brasileiros, aqueles que produzem, porém, não conhecem as tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e Ministério da Agricultura, para que a propriedade se torne mais sustentável, emita menos CO2. Dessa forma, o Brasil preservar melhor o meio ambiente e atinge a meta assumida. O setor agropecuário é responsável por um percentual considerável de emissão de CO2, chega a 17%.
Com a habilitação realizada em Sergipe, os técnicos poderão incentivar a adoção de tecnologias voltadas à obtenção de uma agricultura sustentável no país. De acordo o presidente da Faese, a capacitação ajuda a difundir o Plano ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário