MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Em SC, pesquisadores comemoram resultado da produção de azeitonas


Epagri realiza trabalho na região oeste do estado.
Resultado desponta como alternativa de renda para pequenos agricultores.

Do Globo Rural

Nos dois hectares reservados ao experimento na Epagri de Chapecó estão sendo cultivadas 62 variedades de plantas vindas da Grécia, Itália, Portugal e Espanha. Onze delas tiveram uma produção surpreendente este ano.
Três variedades são para venda in natura e as demais para fabricação do azeite.
Enquanto o ano passado, os pés mais carregados produziram em torno de 40 quilos de azeitona, este ano a produção deve passar de 50 quilos.
O experimento iniciou há sete anos em 18 municípios das cinco regiões do estado, mas a produção de azeitona só se mostrou viável no grande oeste.
A Epagri mantém experimentos em cinco unidades, Chapecó, Campo Erê, São Lourenço do Oeste, Caçador e Videira, por causa das condições climáticas e características do solo. Diferente das culturas tradicionais, como milho e soja, a oliveira produz ainda mais em épocas de seca.
O projeto elaborado pela Epagri tem como meta não apenas ensinar os agricultores a plantar e cultivar oliveiras, mas também a produzir o azeite nas propriedades.
Assim que soube dos primeiros resultados do estudo, Laurício Savariz, dono de um viveiro, passou a reproduzir mudas e está confiante que a atividade pode trazer grandes benefícios para região. “Acredito que vai dar resultado e esta é uma cultura bastante simples de levar”.
As mudas de oliveira são vendidas na região por R$ 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário