MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Em MS, técnicas de plantio permitem produzir mais e com qualidade


Agricultores de assentamento em Corumbá estão sendo beneficiados.
Mudanças ajudaram a melhorar a renda das famílias.

Do Globo Rural

As nuvens carregadas que encobrem Corumbá indicam que o período de chuvas já começou. No assentamento Taquaral, onde vivem 390 famílias, os assentados aproveitam para plantar culturas da época: melão, melancia, mandioca, milho e abóbora.
Para aumentar a rentabilidade das propriedades, os pequenos produtores rurais de Corumbá estão diversificando a produção e unindo o conhecimento adquirido ao longo dos anos com investimento em novas tecnologias.
Uma delas é o plantio consorciado, modalidade que nos últimos dois anos tem despertado o interesse dos assentados de Corumbá.
Na propriedade de Jairton Moreira, as plantas consideradas invasoras agora fazem o trabalho de barreira natural de pragas, deixando as abóboras e melancias protegidas de insetos. Com isso, o agricultor não precisa mais usar agrotóxicos, nem gastar com mão de obra para manter a lavoura limpa.
Este é o primeiro ano que Janilton Moreira experimenta o plantio consorciado. Além de mandioca, melão e melancia, a criação de cabritos tem dado uma força no orçamento. “Quando se melhora as condições financeiras, a gente mora em um lugar onde somos felizes, onde temos alimentação e qualidade de vida, ninguém quer sair”.
Os agricultores do assentamento Taquaral e de outros assentamentos de Corumbá recebem assistência de técnicos da Secretaria de Produção Rural e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário