MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Em Cruzeiro do Sul, 90% das igrejas estão irregulares, diz Bombeiros


Representantes das igrejas Católicas e Evangélicas foram notificados.
Igrejas não oferecem segurança aos fiéis, afirma Corpo de Bombeiros.

Francisco Rocha Do G1 AC

Defensoria Pública funciona no mesmo prédio de Igreja em Cruzeiro do Sul (Foto: Yuri Marcel / G1) Igreja Batista,  em Cruzeiro do Sul
foi notificada (Foto: Yuri Marcel / G1)
O Corpo de Bombeiros iniciou uma fiscalização nos templos religiosos no interior do estado. Em Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, os militares constataram que 90% das igrejas estão funcionando de forma irregular.
Os representantes das igrejas Católicas e Evangélicas já foram notificados por meio de ofício, para que apresentem ao Corpo de Bombeiro um projeto assinado por um engenheiro comprovando que o local é seguro para receber os fiéis.
Segundo o comandante Major Araújo, em Cruzeiro do Sul existem aproximadamente 60 igrejas. Uma delas, a igreja Batista do Bosque, situada na Avenida Coronel Mâncio Lima, centro da cidade, deverá ser fechada por não oferecer nenhum tipo segurança aos frequentadores.
A igreja funciona no segundo e terceiro pavimento de um prédio onde funcionava também a Defensoria Pública. De acordo com o comandante, o local não é apropriado para receber grande número de pessoas, além de não existir equipamentos de segurança e nem saída de emergência.
Diante do perigo constatado, o Corpo de Bombeiro notificou a igreja para que faça as adequações exigidas no prazo de 30 dias.
A notícia não agradou a cúpula da igreja evangélica. Segundo o Major Araújo, após essa notificação, ele passou a ser pressionado em seu trabalhado, e foi até ameaçado por um pastor, que lhe mandou um recado através de outro líder religioso. "Ele disse que se o Corpo de Bombeiros continuar a intervir no funcionamento da igreja, eles vão acionar o governo, para que eu seja transferido para outra cidade do interior do Acre", conta.
O G1 procurou o pastor Calos Mariano responsável pelo templo em Cruzeiro, para falar sobre o assunto. Ele disse que ainda não tinha recebido autorização do presidente da igreja para falar com imprensa e adiantou apenas que já estão providenciando os documentos e equipamentos exigidos pelo Corpo de Bombeiros.
A catedral de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul, principal templo religioso da igreja Católica na região, também foi notificada. O sacristão Alberto Brito de 80 anos,  trabalha na igreja há 61 anos e garantiu que o templo oferece segurança aos fiéis. Ele informou que a Diocese vai enviar os documentos que estão sendo exigidos e vai fazer as adequações necessárias nos outros templos da igreja católica.
As demais igrejas informaram que também estão se adequando à lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário