MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Caretas preparam fantasias para brincar o carnaval no sertão de PE


Fantasia é composta por chicote, chocalhos, capa, chapéu e máscara.
Preparativos mudam a rotina dos agricultores de Triunfo, em Pernambuco.

Do Globo Rural

Os preparativos para o carnaval alteram a rotina dos agricultores de Triunfo, em Pernambuco. A alegria dos caretas, principais personagens da folia, comanda a festa na cidade do sertão pernambucano.
Os integrantes do grupo usam roupas chamativas, mas preservam a identidade rural. A composição da fantasia é feita com chicote; chocalhos pendurados; uma capa, que representa o gibão do sertanejo; o chapéu e uma máscara. São com esses adereços que há mais de um século o careta enfrenta as ladeiras da cidade nos dias de folia.
Segundo os historiadores, tudo começou no Natal, quando um dos integrantes do reisado se embriagou numa festa e foi expulso do grupo. Em forma de protesto ele saiu pela cidade mascarado e dando chicotadas pelo ar. A brincadeira virou tradição que é passada de pai para filho.
Outra característica de um careta é o anonimato. Ninguém sabe quem está por trás da máscara, mas tem foliões que fazem de tudo para tentar desvendar esse mistério. Os grupos de caretas saem às ruas na segunda-feira de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário