MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bloco 'Pretinhos do mangue' faz carnaval ecológico no Pará


15 mil brincantes participaram da festa que ocorre em Curuçá, no Pará
Bloco é patrimônio cultural do estado.

Do G1 PA

Carnaval de Curuçá tem folia e ecologia (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Carnaval de Curuçá tem folia e ecologia, com brincantes fabricando abadás de lama (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)
O tradicional bloco de carnaval ecológico "Pretinhos do Mangue" desfilou neste domingo (10) pelas ruas de Curuçá, cidade do nordeste do Pará localizada a 130 quilômetros de Belém. Segundo a organização do evento, cerca de 10 mil pessoas participaram da folia, utilizando o "abadá tradicional" do bloco: em vez de penas e fantasias, os brincantes começam a concentração no mangue, cobrindo o corpo de lama. “Aqui aliamos festa e respeito ao meio ambiente. Todo mundo está convidado”, diz Edmilson Campos, presidente do bloco de carnaval mais tradicional da cidade, o Pretinhos do Mangue.
O bloco, que este ano celebra 24 anos de folia, saiu pelas ruas da cidade com o tema “Vem para cá, Brasil”.  “A festa é democrática: brinca idoso, jovem, criança. Basta se sujar de lama”, conta Edmilson Campos.
Depois de pintar o corpo no barro preto do manguezal, os foliões percorreram 1,5 quilômetros pela cidade, seguindo o arrastão pela a Travessa 7 de Setembro, onde acontece a evolução do desfile, até o encerramento na Praça Coronel Horácio. Os brincantes foram acompanhados por um trio elétrico, que animou a festa com as tradicionais marchinhas de carnaval.
“O povo se identifica com os elementos que o bloco traz para os desfiles, como os carros alegóricos que representam o caranguejo, o guará, a ostra, e as esculturas de garças, e muita lama do mangue”, diz Campos, que destaca ainda a forte simbologia do mangue para a população local. “E por ser do mangue que o povo curuçaense tira seu sustento, é que o bloco traduz o sentido do mangue na vida das pessoas daqui”, explica.
Caranguejo gigante é o carro abre-alas dos "Pretinhos do Mangue" (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Caranguejo gigante é o carro abre-alas dos "Pretinhos do Mangue" (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)
O bloco é também é formado por três carros alegóricos. O tradicional abre-alas é representado pelo mascote do bloco, um enorme caranguejo com quatro metros de comprimento e um metro de altura. Ele aparece ladeado por artesanatos feitos de barro em forma de garças e guarás, que simbolizam o cenário do mangue, berço de reprodução de várias espécies nativas.
O segundo carro é o guará, ave de coloração rosada, que lembra a de um flamingo, medindo três metros de altura e dois de comprimento. O terceiro carro traz uma ostra, com dois metros de comprimento e dois de altura. Dentro dela, uma mulata representa a beleza da mulher paraense.
Bloco é patrimônio cultural
O bloco Pretinhos do Mangue surgiu de uma brincadeira no ano de 1989, numa terça-feira de carnaval, quando um grupo de amigos resolveu ir ao mangue pegar caranguejos para o tira-gosto da festa. “Chegamos lá, e quase não havia caranguejo. Em protesto, nos sujamos de lama e desfilamos pela cidade”, lembra Cafá.
Desde então, o bloco tem tido projeção nacional e até internacional por destacar o apelo ecológico em meio à folia. Em 2010, o Pretinhos do Mangue foi declarado “Patrimônio Cultural do Estado do Pará”, através da Lei Nº 7.383 de 16 de março de 2010, e “Patrimônio Cultural do Município de Curuçá”, pela Lei Nº 1.981 de 12 de fevereiro de 2010.
Multidão pinta o corpo de barro do mangue: carnaval alia festa e apelo ecológico.  (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Multidão pinta o corpo de barro do mangue: carnaval alia festa e apelo ecológico. (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)
Depois dos dois importantes títulos, o bloco tornou-se uma organização não governamental dedicada a causas ecológicas. A Associação Sócio-ambiental e Cultural de Curuçá Pretinhos do Mangue vem desenvolvendo ações e projetos voltados para a educação ambiental, social e cultural do município. “A nossa missão é preservar, para as futuras gerações, o acervo da fauna e da flora, contribuindo para a vida do mangue curuçaense”, diz Campos, que não deixa de lado a essência carnavalesca do Pretinho. “É brincando que se aprende!”.
Além do “bloco dos sujos”, como são conhecidos os brincantes do Pretinhos, o carnaval de Curuçá traz ainda outros arrastões de rua, como As Curuçaenses, Curral do Piça, Galo do Primote, Patinha Maluca, Boi Prosa, Salientes, Palheteira, entre outros.
No município, a quadra carnavalesca termina com o Bloco dos Ilhados, que sai na quarta-feira de cinzas (13). “Os Ilhados trazem só com aqueles brincantes que gastaram todo seu dinheiro no carnaval e que acabaram ficando sem dinheiro para voltar para suas casas”, conta Cafá a respeito da brincadeira que encerra o feriadão de fevereiro.
Bloco é patrimônio cultural do estado (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)Bloco é patrimônio cultural do estado (Foto: Tarso Sarraf / O Liberal)
infográfico curuçá carnaval (Foto: G1 Pará)
História
Cidade da região do Salgado, Curuçá foi ocupada ainda no século XVIII, quando jesuítas fundaram uma fazenda às margens do rio homônimo. Mais tarde, o local deu origem ao povoado Nossa Senhora do Rosário.
Sua origem ribeirinha, aliada à influência católica que marca a história da cidade, explica o significado do nome que batiza o município. Derivado de “cruz”, Curuçá também significa “lugar em que há seixos ou cascalhos”.
Em 1757, no governo de Francisco Xavier de Mendonça Furtado, logo após a expulsão
Doa jesuítas, a localidade adquiriu categoria de vila com o nome de Vila Nova D`El-Rei, mas foi extinta no período da revolução da Cabanagem, em 1833, quando foi incorporada ao município de Vigia.
Em 1933, Curuçá se emancipou politicamente, e alçou a condição de cidade.
Curiosidade
Atualmente, no lugar onde desembarcaram os religiosos, está estabelecido o povoado de São João de Abade, um dos pontos principais da cidade de Curuçá.
No porto, há um monumento em forma de um grande mastro localizado em frente à Igreja de São João Bosco, que foi construído em homenagem aos jesuítas.
São João de Abade é o princpal ponto de embarque e desembarque de pescado da Região do Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário