Período de vendas após a época de Natal ocorre antecipadamente.
Para CDLM, comerciantes perceberam que há "dinheiro na praça".
Comércio em Manaus espera novo fôlego
(Foto: Girlene Medeiros / Do G1 AM)
Mal terminou o período natalino e o comércio já está focado nas vendas
pós-Natal. Alguns lojistas já iniciaram a comercialização de produtos
com até 70% de desconto, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de
Manaus (CDLM). A ideia dos comerciantes é organizar o que não foi
vendido, zerar e renovar o estoque o quanto antes.(Foto: Girlene Medeiros / Do G1 AM)
Segundo o presidente da CDLM, Ralph Assayag, esse período de vendas está iniciando mais cedo. "Antes, essas promoções só iniciavam no dia 15 de janeiro. Cada vez mais, os comerciantes estão percebendo que há dinheiro na praça mesmo após o Natal", disse.
O "dinheiro na praça" ao qual Assayag se refere vem do 13º salário e o pagamento da remuneração relativa ao último mês do ano. Com isso, os lojistas investem no marketing. Os descontos surgem a partir de 20% e a expectativa é de um bom faturamento. "O próximo pagamento ocorre, geralmente, do dia 1º para o dia quatro de janeiro", afirmou Assayag.
Conforme o assessor econômico da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), José Fernando Pereira da Sivla, apesar de estar se antecipando, as promoções já fazem parte do calendário do comércio de Manaus. "Há uma redução dos preços para a queima de estoque. É uma preparação para novos estoques".
Balanço positivo
Conforme avaliação da CDLM, as vendas de natal representaram um saldo positivo para o comércio de Manaus. Apesar da reclamação de alguns comerciantes, as vendas aumentaram entre 8% e 9%. Na véspera de natal, cerca de 30 mil pessoas visitaram o centro da capital em buscar do presente natalino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário