Fé, tradição e música atraíu minhares de pessoas para a Barra do Jucu.
Durante a festa, os fiéis andaram cerca de três quilômetros com o mastro.
No bairro, a tradição de homenagear o santo atravessa gerações, e neste ano não foi diferente. Fiéis de todas as idades andaram aproximadamente de três quilômetros carregando o mastro de São Benedito, que pesa cerca de 100 kg. No decorrer da procissão, os homens carregaram o mastro enquanto mulheres e crianças acompanharam o percurso. “O que vale é a fé da gente, que renova o espírito. E com o ano novo chegando, isso traz muita paz para o coração de todo mundo”, disse o autônomo Marcos Antônio Barcelos.
Após a caminhada, o momento mais esperado pelos devotos: a fincada do mastro, em frente à igreja de São Pedro, na Barra do Jucu, acompanhada de aplausos e muita música. Segundo os moradores, o símbolo da festa vai permanecer no local até o final do mês de janeiro.
Devotos andaram três quilômetros carregando o mastro, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Outra comemoraçãoNa noite da última quinta-feira (27), moradores da Serra, na Grande Vitória, também foram às ruas do bairro Serra Sede para participarem da Festa de São Benedito. A programação do evento também foi marcada pela tradicional fincada do mastro e a caminhada do navio, que é a réplica de um navio negreiro feito em cima de um carro de boi.
Para quem ainda não participou de nenhum das duas comemoração, a última etapa da festa em homenagem ao santo negro acontece no domingo de Páscoa, quando é feita a derrubada do mastro, em frente à Igreja Matriz, na Serra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário