MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 26 de agosto de 2012

Índios do Pará concluem curso para se tornarem professores em aldeias


Ao todo, 36 indígenas concluíram o curso de magistério em Oriximiná.
Eles agora podem dar aulas interculturais e bilíngue em suas aldeias.

Do G1 PA

Professores indígenas formados devem garantir ensino bilíngue em aldeias no oeste do Pará. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)Professores indígenas formados devem garantir ensino bilíngue em aldeias no oeste do Pará. (Foto: Alexandre Moraes/UFPA)
A primeira turma de índios capacitados para atuarem como professores nas aldeias da cidade de Oriximiná, no oeste do Pará, se formam nesta segunda-feira (27). A cerimônia de formatura está marcada para às 18h, no Cliper Santo Antônio,m no município. Ao todo, 36 pessoas das aldeias Mapuera, Tamyuru e Phonkuru concluiram o curso em nível médio de formação de professores, vinculado ao Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP) e receberão o diploma de magistério.
O curso de magistério indígena para os povos daquela região foi iniciado em 2007. Após interrupções na formação, o curso foi retomado em 2011 para sua conclusão neste mês de agosto.
"Os novos professores contribuirão diretamente para o processo de ensino-aprendizagem de cerca de 700 alunos indígenas que estudam nas escolas de ensino fundamental na terra indígena desses povos, garantindo um ensino intercultural e bilíngue", informa a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc).
Além da nova prática pedagógica, os professores, a partir de agora, poderão produzir material didático para o uso em sala de aula. Os materiais confeccionados pelos próprios professores levarão a uma otimização nas atividades pedagógicas e, consequentemente, na melhoria do rendimento escolar dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário