MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Greves afetaram resultado da balança, diz ministério


Folha Vitória
Agência Estado
Redação Folha Vitória
Brasília - A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, disse nesta quarta-feira que o resultado da balança comercial em julho foi afetado pela greve da Receita Federal e da Anvisa. "Os resultados deste mês precisam levar em conta estes aspectos", afirmou em entrevista para comentar os dados. Ela acredita que a média diária do comércio exterior deve melhorar no próximo mês, ao final da greve. No entanto, Tatiana não espera uma melhora expressiva nos dados globais, já que o cenário externo tem levado à retração dos mercados.

Segundo Tatiana, tem ocorrido embarques sem regularização, como de minério de ferro e outras commodities. A secretária explicou que a averbação do registro das exportações é feita pela Receita e somente após esse processo é que o embarque passa a ser contabilizado na estatística de comércio exterior.

O secretário executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, disse que a paralisação afeta o registro tanto de exportações quanto de importações. Segundo ele, no entanto, é difícil mensurar o impacto. "Se reduziu muito ou pouco, se as importações foram mais atingidas do que exportações, não dá pra dizer e separar o efeito", afirmou, embora admita que as importações possam ser as mais atingidas.

Na semana passada, a Receita disse que não haveria impacto nas exportações. Teixeira afirmou que o MDIC irá esperar o fim da greve para avaliar se terá que rever, para baixo, a meta de exportações para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário