MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alunos índigenas de Cacoal, RO, vencem concurso nacional de vídeos


Foram mais de 140 escolas inscritas na etapa nacional do concurso.
Alunos do distrito de Riozinho produziram filme sobre o local onde vivem.

Paula Casagrande Do G1 RO

Equipe da TV Escola filmou o curta-metragem escrito pelos alunos (Foto: Escola Celso Ferreira da Cunha/Divulgação)Equipe da TV Escola filmou o curta-metragem escrito pelos alunos (Foto: Escola Celso Ferreira da Cunha/Divulgação)
Alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Celso Ferreira da Cunha, localizada no distrito do Riozinho, em Cacoal, RO, ficaram em primeiro lugar na etapa nacional do Concurso Roteiro, Escola e Cinema. Os autores são índigenas das etnias cinta larga, karitiana e Suruí. O resultado do trabalho da equipe será exibido Congresso de Línguas da Ibero-América na Espanha, em setembro.
Pabikyt Santos Cinta Larga, Jefferson Suruí, Juliana Karitiana, Pangueka-Kup Santos Cinta Larga escreveram o roteiro do curta metragem de três minutos, gravado nos dias 27 e 28 de julho com o tema “O lugar onde vivo”.
A história retrata a paixão entre primos e é baseada na lenda da lua, em que há um relacionamento amoroso entre irmãos, famosa entre as tribos da região. “Pensamos em mostrar a cultura das tribos daqui”, explicou Pabikyt.
alunos se preparam para a gravação (Foto: Escola Celso Ferreira da Cunha/Divulgação)Alunos se preparam para a gravação (Foto: Escola Celso
Ferreira da Cunha/Divulgação)
O curta-metragem, estrelado pelos próprios autores, será exibida no Congresso de Línguas da Ibero-América, que acontece na primeira semana de setembro, na cidade de Salamanca, na Espanha. A gravação do vídeo foi feita por profissionais da TV Escola.
O projeto, realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica e a TV Escola, do Ministério da Educação, é estendido a todas as escolas públicas participantes do Programa Mais Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário