MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Programa prevê 1,5 mil voluntários para jogos da Copa 2014, em Manaus


Oportunidades vão se estender a portadoras de necessidades especiais.
O programa será lançado até o dia 30 de junho.

Ana Graziela Maia Do G1 AM

À esqueda, Rodrigo Hermida (Foto: Ana Graziela Maia/G1)À esquerda, Rodrigo Hermida
(Foto: Ana Graziela Maia/G1)
O gerente de voluntariado do Comitê Organizador da Copa de 2014, Rodrigo Hermida, anunciou que cerca de 1,5 mil moradores de Manaus devem ser cadastrados no Programa de Voluntariado para os jogos do mundial na capital do Amazonas. O programa será lançado até o dia 30 de junho. O anúncio foi feito durante o I Seminário de Voluntariado da Copa do Mundo, realizado em Manaus, nesta sexta-feira (4).
O Comitê Organizador da Copa espera para a Copa do Mundo ter 18 mil selecionados nas 12 cidades-sedes. Para a Copa das Confederações, o número deve ser reduzido a 8 mil.
De acordo com Hermida, o principal critério de seleção para as vagas é ter idade superior a 18 anos. As oportunidades vão se estender ainda a pessoas portadoras de necessidades especiais. "Primeiro, identificamos as características e potencialidades de cada um. Os candidatos serão avaliados e, a partir disso, passarão para fases subsequentes.", disse.
Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)Projeto da Arena da Amazônia (Foto: Divulgação)
O gerente do Comitê da Copa explicou que não haverá obrigatoriedade de idiomas. A preparação os voluntários será feita em três fases de treinamento, que incluem duas provas, além de duas reuniões. "As pessoas serão refinadas com  os treinamentos no locais em que vão trabalhar", explicou.

A preparação para o evento, conforme Hermida, foi elaborada a partir das experiências de eventos como o Pan Americano de 2007. "O principal desafio foi conseguir entender todas as necessidades desde o início", destacou.

Os voluntários vão atuar em diferente funções em aeroportos, hotéis e nas competições. Eles poderão trabalhar como médicos, como mídia ou auxiliares administrativos. Ao todo, serão mais de 20 funções.

Turismo
A presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Oreni Braga, anunciou a criação de um programa que irá recrutar voltuntários para promover o turismo na capital. O programa, segundo ela, funcionará paralelo ao voluntariado do Col. "Em Manaus, vamos fazer com que os turistas sejam, bem recebidos em hotéis credenciados pela Fifa", disse.
De acordo com Oneri, serão cadastrados 150 pessoas estudantes ou não, das áreas de Comunicação Social, Turismo, Geografia, História, que sejam bilíngues, ou que possam receber cursos de curto prazo. "Esses voluntários estarão em guichê de formação e receberão orientações turísticas, afim de proporcionar oportunidades de conhecer a cidade".
Os voluntários precisam ter idade idade superior a 18 anos e ter disponibilidade de tempo. "Esses projetos são coisas que não encontramos na Copa da África, a maioria dos turistas não tive acesso ou logística para chegar a determinados lugares", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário