MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de maio de 2012

Pacientes estão na fila por leito em UTI na Bahia


Existem 2.114 leitos de UTI, sendo que 1.310 são do Sistema Único de Saúde.
Organização Mundial da Saúde recomenda um total de 2.236 leitos de UTI.

Do G1 BA, com informações da TV BA

Uma espera angustiante. Assim vivem pacientes na fila por um leito de UTI na Bahia. Em Barreiras, cidade localizada no oeste do estado, nove pessoas estão à espera de uma vaga na UTI no Hospital do Oeste. Todas estão em estado grave. A avó de Claudia Nunes é uma das pacientes. “Ela [a avó] está bem debilitada, então é uma expectativa, a família toda sofre com essa situação”, afirmou a professora.
Em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, um homem espera há dois meses uma vaga para ter a chance de recomeçar a vida. O agricultor Jurandir de Jesus, 24 anos, recebeu um tiro na coluna, ficou paraplégico e se não retirar a bala, corre risco de morrer. A cirurgia só pode ser feita em Salvador, e depende também da vaga na Central de Regulação. “Ele está sofrendo. Dia vai, dia vem alguém tem dormir no hospital, é só essa situação mesmo”, disse José de Jesus, irmão do agricultor.
Dona Maria Aguida Nascimento, 63 anos, que aguarda há quase uma semana uma vaga de UTI. Ela teve um infarto e está com insuficiência renal. A família precisou recorrer à Justiça para transferir a dona de casa do Hospital São Jorge, onde ela estava internada, para o Ana Nery. A transferência foi feita na segunda-feira à noite, mas a paciente ainda não está na UTI. Ela foi colocada em uma unidade intermediária.

Drama parecido vive a dona de casa Marialva Maltez. A filha dela, de pouco mais de um mês, está na maternidade Tysila Balbino, também na capital baiana. A menina nasceu com síndrome de Down e tem a suspeita de um problema no coração. Até hoje ela aguarda para fazer um exame no coração e por uma vaga de UTI Neonatal. “É urgente a UTI, porque o caso, segundo o pediatra que está cuidando dela vai se agravar”, disse a mãe da criança.
Situação
Hoje existem na Bahia 2.114 leitos de UTI, sendo que 1.310 são do Sistema Único Saúde (Sus). Mas o recomendado pela Organização Mundial da Saúde seria um total de 2.236 leitos de UTI.
As buscas por uma vaga de UTI são de responsabilidade da Central Estadual de Regulação. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), hoje existem no estado aproximadamente 120 pessoas à espera de uma vaga de UTI.
Na Central de Regulação, uma equipe formada por dez médicos liga quatro vezes por dia para todas as unidades de saúde que tenham leito de UTI. E como não dá para atender à procura, é preciso atender aos casos prioritários. “A Central de Regulação não cria leitos, ela ocupa os leitos. À medida que os leitos vão surgindo a gente vai ocupando esses leitos, mas a gente não cria o leito. Não tem mesmo leito de UTI suficiente para a demanda que a gente tem no estado da Bahia”, afirmou Cristiane Fraga, coordenadora médica da Central de Regulação da Bahia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário