MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 12 de maio de 2012

Maranhão receberá equipamentos de radioterapia do Ministério da Saúde


Hospitais Aldenora Belo e Tarquínio Lopes Filho serão os beneficiados.
Esta segunda será considerada de Centro de Alta Complexidade.

Do G1 MA
O Ministério da Saúde (MS) investirá R$ 500 milhões no Brasil para expandir o tratamento de radioterapia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar a integralidade da atenção à saúde no câncer. Dentro desse investimento, em parceria com a Secretaria de Saúde do Maranhão (SES), os Hospitais Tarquínio Lopes Filho (Geral) e Aldenora Belo, ambos de alta complexidade em oncologia, serão equipados com aparelhos radioterápicos.
Os aparelhos a serem recebidos pelo Hospital Tarquínio Lopes Filho são um Acelerador Linear, dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia que tem como função emitir a radiação utilizada em diversos tratamentos; um aparelho para Braquiterapia, que é uma técnica de tratamento na qual uma pequena fonte radiativa é colocada em contato com o tumor para um tratamento mais localizado; e um aparelho de Planejamento em 3D, que possibilitará a realização de exame tridimensional para localizar o alvo do tratamento.
Além disso, será construída uma unidade banker, local no qual serão instalados os equipamentos. Esta construção é uma proteção radiológica cujas paredes recebem um tratamento especial com concreto a fim de formar uma barreira de proteção para os trabalhadores e o público, de acordo com as normas técnicas vigentes no país.
Tarquínio Lopes
O Hospital Taquínio Lopes Filho, que atualmente é uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), hoje realiza tratamento quimioterápico e cirurgias oncológicas. Com a chegada dos aparelhos e a construção da unidade banker, o hospital passará a ser um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).
Já o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, que é um Centro de alta Complexidade em Oncologia, receberá um Acelerador Linear para reforçar a capacidade do atendimento a pacientes portadores de câncer.
A compra dos equipamentos e a construção da unidade banker ficarão a cargo do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário