MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de maio de 2012

Brasil adota "custo amazônico" para ações ligadas ao livro e à leitura


Custo amazônico deve ser estendido à produção cultural.
Dificuldades de deslocamento, comunicação e logística foram consideradas.

Do G1 PA

Um incentivo de 30% nos financiamentos de projetos e ações relacionadas ao livro e a leitura na Amazônia Legal. Esse é o "custo amazônico" considerado pela primeira vez no Plano Nacional de Livro e Leitura, lançado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Biblioteca Nacional, em abril deste ano.
A medida prevê um repasse maior para este tipo de projeto na Amazônia, por considerar as dificuldades de deslocamento, comunicação e logística na região. Limitações que fazem com que os custos para execução de ações culturais como implantação de bibliotecas públicas, por exemplo, se tornem mais caros do que em outras partes do Brasil.
Com o reconhecimento do Custo Amazônico na área do livro e leitura, espera-se que outras áreas da cultura também obtenham esse reconhecimento e recebam apoio financeiro do Ministério da Cultura com base nas especificidades da região.
Investimentos na leitura - Além da adoção oficial do custo amazônico, o Ministério da Cultura anunciou o investimento de mais de R$ 373 milhões por meio do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL) no ano de 2012 em ações de livro e leitura como implantação de bibliotecas, telecentros e pontos de leitura no Brasil. O Plano prevê a execução de 42 projetos com o objetivo de construir e revitalizar bibliotecas, além de promover a difusão do livro, leitura e literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário