Recolhimento de 28 lotes foi causado por erro em embalagem.
Medicamento afetado não é comercializado no Brasil.
Caixa do remédio Lo/Ovral, comercializado nos
Estados Unidos. (Foto: FDA / Reuters / Divulgação)
A fabricante de medicamentos Pfizer anunciou nesta quarta-feira (1º) que solicitou a retirada do mercado de 1 milhão de remédios anticoncepcionais nos Estados Unidos, que foram distribuídos em 28 lotes no país. O contraceptivo afetado não é comercializado no Brasil, segundo a farmacêutica.Estados Unidos. (Foto: FDA / Reuters / Divulgação)
Quatorze lotes do medicamento Lo/Ovral-28 e 14 de sua versão genérica (com norgestrel e etinilestradiol) serão recolhidos do mercado norte-americano.
O problema surgiu quando a empresa detectou um erro na contagem de pílulas inertes (placebos feitos de açúcar) e anticoncepcionais de verdade contidos dentro de cada embalagem. Nos 28 lotes, algumas caixas podiam conter mais ou menos pílulas ativas. Segundo informações da fabricante, o padrão para estes medicamentos é de 21 pílulas contraceptivas e 7 placebos.
Segundo a Pfizer, o recall é necessário para evitar o risco de gravidez indesejada entre as consumidoras norte-americanas, que compram o produto em clínicas, farmácias e depósitos.
Os lotes afetados estão listados no site (em inglês) da autoridade sanitária dos Estados Unidos (FDA), que monitora o recall.
A fabricante ainda recomendou que pacientes retornem os medicamentos aos seus médicos, caso tenham adquirido um dos lotes com embalagem defeituosa. Para a Pfizer, o erro ocorreu por uma combinação de falha mecânica e inspeção visual incorreta na linha de produção das pílulas. A fabricante afirma que o erro já foi corrigido.
Belo Blog, Rafael!
ResponderExcluir