MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Zona da Mata é uma das regiões mais atingidas pela chuva em Minas

 

Em Cataguases, Rio Pomba subiu mais de sete metros.
Divinésia e São Firmino também foram afetadas.

Do G1 MG com informações da TV Panorama
 A população de Cataguases, na Zona da Mata, está em alerta por causa da chuva. No início da noite desta terça (3), o Rio Pomba estava quase sete metros acima do normal. Diversas casas e ruas ficaram alagadas. Apesar da chuva constante, nenhum deslizamento foi registrado.
Desde o Natal, a cidade está sofrendo as conseqüências da chuva que não dá trégua. Muitos moradores que viajaram para as festas de fim de ano tiveram dificuldade de voltar para casa. Uma ponte que dá acesso ao município foi fechada para o trânsito de ônibus e caminhões.
Outras cidades da Zona da Mata também foram afetadas pelos temporais. Uma delas é Divinésia, onde a zona rural apresenta diversos transtornos. No local, houve deslizamentos de encosta e diversas propriedades ficaram submersas por causa do aumento de mais de seis metros no volume do Rio Turvo.
Também na Zona da Mata, barreiras caíram na estrada que liga Ubá a Senador Firmino, interditando parcialmente a pista em diferentes pontos. Esta última cidade ficou ilhada por quase 24 horas devido a outro deslizamento. A situação foi normalizada por volta das 11h desta terça.
Chuva no estado
Seis pessoas morreram em Minas Gerais, desde outubro de 2011, em decorrência das chuvas que atingem o estado, de acordo com a Defesa Civil. Nesta terça-feira (3), em Ouro Preto, um taxista morreu soterrado depois que um deslizamento de terra desabou uma laje da rodoviária. Também na terça, uma morte foi registrada em Guidoval, na Zona da Mata. Na segunda-feira (2), uma mulher morreu soterrada dentro de casa, após um deslizamento de terra em Visconde do Rio Branco, na mesma região. Na madrugada de segunda, um homem morreu no desabamento de um prédio em Belo Horizonte.

No dia 13 de dezembro de 2011, foi encontrado o corpo de uma mulher arrastada pelo aumento do volume do córrego Figueirinha, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. No dia 28 de outubro, um motociclista morreu após ser atingido por uma árvore durante um temporal em Reduto, na Zona da Mata.

Até esta terça-feira (3), 108 municípios haviam sido atingidos pelas tempestades durante o período, afetando 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.365 pessoas estão desalojadas e outras 404 estão desabrigadas. Ao todo, 32 pessoas ficaram feridas no estado. A corporação ainda conta 2.420 casas danificadas e outras 84 destruídas. Cento e quarenta e seis pontes foram danificadas ou destruídas.
Mapa de Minas Gerais com as cidades em situação de emergência, segundo a Defesa Civil (Foto: Arte/G1)Mapa de Minas Gerais com as cidades em situação de emergência, segundo a Defesa Civil (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário