PA da Praia do Suá, em Vitória, estava lotado nesta quarta-feira (4).
Recado avisava que só casos graves seriam atendidos.
Mas, cinco pacientes de emergência em estado gravíssimo aguardavam vaga de internação e, por isso, precisavam de atenção maior por parte dos médicos. Segundo a prefeitura, diante dessa situação, os pacientes em estado menos grave tinham que esperar mais tempo.
Um aviso foi colocado na porta do PA por volta das 19h30, o qual dizia que a unidade tem capacidade para internar dois pacientes, mas como estava com três, só os casos mais graves seriam atendidos. O recado deixou algumas pessoas revoltadas.
Aviso na porta dizia que só casos graves seriam atendidos. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
"Tem gente que estava aqui desde as 14h30, 15h, e não teve atendimento. Simplesmente colocaram um recado", conta a operadora de negócios Leila Lopes. A paciente estava com crise alérgica e recebeu uma declaração informando que esteve no PA, mas não foi atendida. "Para quem trabalha e precisa disso, serve como um atestado médico. Mas como, se o médico não fez consulta?", declara Leila.Por volta das 20h, um dos três pacientes graves foi transferido para um hospital e, de acordo com o aviso, o PA passaria a operar com a capacidade normal. Mas, para quem estava do lado de fora, nada mudou. Meia hora após a transferência, os pacientes continuavam recebendo a informação de que não seriam atendidos.
"Estou tremendo, minha cabeça está doendo muito há mais de uma semana, venho aqui para resolver o meu problema e acontece isso? Minha cabeça só piora. Ele só querem atender quando alguém estiver morrendo mesmo", diz a recepcionista Suzane de Jesus, uma das pacientes que aguardava atendimento. Segundo a prefeitura, o atendimento voltou ao normal nesta quinta-feira (5) e os pacientes graves foram transferidos.
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