MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

IAP reforça sinalização nas áreas de restinga do litoral paranaense

 

Trabalho começou a ser feito em 2007; moradores denunciam irregularidades.
Restingas são áreas de preservação permanente e não podem ser destruídas.

Samuel Nunes Do G1 PR
Fiscalização nas praias começou em 2007 (Foto: Chuniti Kawamura/AEN)Fiscalização nas praias começou em 2007
(Foto: Chuniti Kawamura/AEN)
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) reforçou a sinalização das áreas de restinga nas praias do litoral paranaense. O objetivo é evitar que carros cheguem à faixa de areia e também reduzir a destruição da vegetação que cobre as dunas.
Todas as restingas são consideradas áreas de preservação permanente e por serem essenciais para proteger as praias contra a erosão e as ressacas marinhas.
De acordo com o IAP, o trabalho de fiscalização nas praias existe desde 2007 e é feito em parceria com os municípios e moradores das regiões litorâneas, que denunciam situações irregulares.
Motoristas que estacionam ou passam com veículos pelas áreas de restinga estão sujeitos a multa de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, o valor pode chegar a R$ 50 mil. Além disso, o infrator pode responder processo administrativo e criminal junto ao Ministério Público.
Em dezembro de 2011, moradores de Matinhos flagraram máquinas da prefeitura retirando a vegetação de restinga na orla. Segundo o IAP, foi feito um relatório de impacto ambiental e a prefeitura recebeu orientações sobre o uso das máquinas nessas áreas. O IAP informou que o reforço na sinalização não está ligado a essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário