MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Documentário sobre ritual indígena abre mostra competitiva em Brasília

 

'Hiper mulheres' retrata cerimônia realizada em 2010 no Alto Xingu.
Indígenas participaram das filmagens, edição e até direção do longa.

Jamila Tavares Do G1 DF
Dirigido pelo antropólogo e cineasta Carlos Fausto, o documentário “Hiper Mulheres” abre a mostra competitiva da 44ª edição do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro nesta terça-feira (27). O longa retrata o Jamurikumalu, cerimônia realizada em setembro do ano passado pelas índias da tribo Kuikuro, do Alto Xingu.
De acordo com Fausto, o ritual não era realizado na tribo há quase 30 anos. A doença de uma  das moradoras da aldeia fez com que o Jamurikumalu fosse novamente encenado. Os familiares da índia doente pediram que a cerimônia fosse realizada para que ela pudesse novamente participar.
“O ritual tem um mito em sua base: em determinado momento, as mulheres começam a se queixar dos homens que não iam buscar peixe para uma festa. Elas começam a cantar, criticando os homens. Eles saem para pescar e não voltam. Um menino vai atrás e descobre que eles estão se transformando em seres monstruosos", explica o diretor.
De acordo com a lenda, as mulheres resolvem, então, se transformar em hiper mulheres. "É uma espécie de mito das amazonas, elas criam uma sociedade só de mulheres, onde assumem os papéis masculinos. O ritual tem toda uma questão da confrontação de gêneros."
Documentário 'Hiper mulheres' abre a mostra competitiva do Festival de Brasília nesta terça (27) (Foto: Divulgação)'Hiper mulheres' abre mostra competitiva do Festival de Brasília nesta terça (27) (Foto: Divulgação)
O documentarista Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, um dos índios que trabalhou na produção do filme e que atualmente estuda cinema no Rio de Janeiro, também assinam a direção. Fausto desenvolve um trabalho cinematográfico com as aldeias do Alto Xingu desde 2002 e já tinha feito vários curtas na região.
“Há anos venho trabalhando especialmente com música, rituais e a transmissão desse conhecimento. O meu interesse era mostrar a riqueza dessa cultura e as questões complicadas para se transmitir um conhecimento tão complexo", afirma o antrópologo e cineasta.
Também serão exibidos pela mostra competitiva os curtas “A fábrica”, que conta a história de um presidiário que convence sua mãe a levar um celular para dentro da penitenciária; “Ser tão cinzento”, que relembra um trabalho do cineasta Olney São Paulo sobre a ditadura militar; e as animações “Bomtempo” e “Céu, inferno e outras partes do corpo”.
Um novo Festival de Brasília
A  44ª Edição do FBCB teve um número recorde de filmes inscritos - 624 inscrições, sendo 110 longas, 415 curtas e 99 filmes de animação. A organização do evento acredita que esse aumento pode ter sido motivado pelo reajuste dos prêmios e a possibilidade de filmes que não são inéditos participarem da mostra competitiva.
"O festival estava decadente. Precisávamos melhorá-lo e fazê-lo contemporâneo. Começou o processo para ser de novo um dos principas eventos do país", disse o diretor da mostra, Nilson Rodrigues.
Além da exibição dos filmes da mostra competitiva, o FBCB tem debates com cineastas, oficinas e mostras paralelas, uma dedicada para crianças. A programação completa e os horários de exibição podem ser consultados na página do festival.
Confira a lista completa dos selecionados:
MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE LONGA-METRAGEM
1. " As hiper mulheres", de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, 80min, RJ/PE
2. "Hoje", de Tata Amaral, 90min, SP
3. " Meu país", de André Ristum, 90min, SP
4. "O homem que não dormia", de Edgard Navarro, 95min, BA
5. "Trabalhar cansa", de Juliana Rojas e Marco Dutra, 99min, SP
6. "Vou rifar meu coração", de Ana Rieper, 76min, RJ
MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE CURTA-METRAGEM
1. "A casa da vó Neyde", de Caio Cavechini, SP
2. "A Fábrica", de Aly Muritiba, PR
3. " De lá pra cá", de Frederico Pinto, RS
4. "Elogio da Graça", de Joel Pizzini, RJ
5. "Imperfeito", de Gui Campos, DF
6. "L", de Thais Fujinaga, SP
7. "Ovos de dinossauro na sala de estar", de Rafael Urban, PR
8. "Premonição", de Pedro Abib, BA
9. "Ser tão cinzento", de Henrique Dantas, BA
10. "Sobre o menino do Rio", de Felipe Joffily, RJ
11. "Três vezes por semana", de Cris Reque, RS
12. "Um pouco de dois", de Danielle Araújo e Jackeline Salomão, DF
MOSTRA COMPETITIVA DE FILMES DE CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
1. "2004", de Edgard Paiva, MG
2. "A mala", de Fabiannie Bergh, PA
3. "Bomtempo", de Alexandre Dubiela, MG
4. "Cafeka", de Natália Cristine, RS
5. "Céu, inferno e outras partes do corpo", de Rodrigo John, RS
6. "Ciclo", de Lucas Marques Sampaio, DF
7. "Media training", de Eloar Guazzelli e Rodrigo Silveira, SP
8. "Menina da chuva", de Rosaria, RJ
9. "Moby Dick", de Alessandro Corrêa, SP
10. "Quindins", de David Mussel e Giuliana Danza, MG
11. "Rái sossaith", de Thomate, SP
12. "Sambatown", de Cadu Macedo, SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário