MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de setembro de 2011

Criadores de suínos querem aumentar consumo da carne de porco no Brasil

 

Grande parte da carne suína produzida no Brasil é exportada para o exterior.
Em Rio Verde (GO), carne é incluída no cardápio da merenda escolar.

Jornal do Campo
O Brasil é o quarto maior produtor de carne suína do mundo, mas grande parte deste alimento é exportado para outros países, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). Para incluir a carne no cardápio da população a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), juntamente com a Associação Goiana de Criadores de Suínos (AGCS), desenvolvem uma campanha para mostrar que a carne é nutritiva, que pode ser usada na merenda escolar, e com cortes nobres dá para preparar pratos refinados.
De acordo com o diretor técnico da AGCS, Iuri Pinheiro Machado, o Brasil exporta em torno de 20% da produção de carne suína. "Praticamente metade desta exportação vai para a Rússia. Se consolidarmos o mercado interno, teremos a possibilidade de ampliar o consumo de uma carne saborosa e extremamente saudável, por um preço bastante acessível”, afirma.
O incentivo começa na aparência da carne exposta aos consumidores no comércio e nas variedades de cortes que estão nas gôndolas de supermercados. Segundo o chef de cozinha, Daniel Furtado, existe mais de 60 cortes na carne suína. “Com esses cortes, a dona de casa vai ter um conceito totalmente diferente do que ela tem hoje do consumo dessa carne”, garante.
Merenda escolar
Uma forma de aumentar o consumo é incluir a carne suína na merenda escolar. Em Rio Verde (GO), no sudeste goiano, merendeiras da rede municipal de ensino, passaram por um treinamento onde receberam dicas que fazem a diferença no preparo da carne suína.
De acordo com a chef de cozinha, Rejane Lorezon, para preservar as vitaminas a carne precisa passar por um processo rápido de aquecimento. O truque é usar pequenas porções para não acumular água, os temperos só devem ser usados na hora de finalizar a receita.
Segundo a nutricionista Evelynne Gomes Silva da Costa, a carne suína é muito nutritiva. “Ela é um alimento rico em proteínas e vitaminas, principalmente do complexo B”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário