MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de setembro de 2011

Ração pode garantir produtividade de até 19 ovelhas por tarefa

 

Telespectador quer começar uma criação de ovelha Santa Inês.
Dependendo do capim, devem ser colocados de 15 a 19 animais por tarefa.

Do Globo Rural
Dilton de Matos Viana, de Serra Dourada (BA), quer começar uma criação de ovelha Santa Inês, e precisa saber quantas cabeças pode pôr por tarefa (unidade de medida usada em alguns lugares; na Bahia e no Sergipe, equivale a 4.353 m², menos de meio hectare), e qual o capim mais indicado.
No município de Caicó, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, uma propriedade já faz a engorda de ovelha Santa Inês a pasto com engorda final em confinamento.
Na terminação, o criador Adailton Ribeiro pica o capim, coloca-o no cocho e completa com ração balanceada de 200 g/dia por animal. Segundo o zootecnista Bruno Fernandes, da Emater/RN, essa alimentação oferece 18% de proteína bruta, proporcionando ganho de peso ideal aos animais no período estipulado pelo produtor para chegar ao abate.
Para fazer 100 kg dessa ração formulada, coloque:
- 15 kg de farelos de trigo
- 60 kg de farelo de milho
- 25 kg de farelo de soja
A ovelha vai para terminação com 90 dias de idade. Com 150 dias de pasto e confinamento, Adailton produz um cordeiro que renderá 12 a 15 kg de carne. Na média, vende cada animal por R$ 140.
Há alternativas para o capim mais indicado para o manejo. Uma delas é o gramão, que existe na região, é rústico e altamente palatável, rico em proteínas. Em outras regiões, é chamado de grama-de-égua, grama-de-burro e outros nomes, e se adapta a várias regiões. Outras possibilidades são o capim tifton e o capim Tanzânia.
Dependendo do capim, devem ser colocados entre 15 e 19 animais por tarefa, afirma Fernandes. Com um capim tifton bem-manejado (com adubação e pasto irrigado), são 19 animais por tarefa.
A Emater informa que essa carga de pastejo segue recomendação da Embrapa para o Nordeste. Na região de Caicó, há mais de 100 propriedades trabalhando nesse sistema. Adailton diz que, feito com essa técnica, o retorno da criação é de 40%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário