MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 21 de dezembro de 2025

Sistema monitora obras em tempo real

 

JORNAL A REGIÃO

A Sabesp mantém em funcionamento um sistema inteligente de monitoramento remoto de obras, em tempo real, que acompanha as frentes de trabalho em execução na Região Metropolitana de São Paulo. O sistema acompanha as obras de água e esgoto em parte da capital e do ABC paulista.

Com câmeras instaladas nos equipamentos e acompanhamento em tempo real, a tecnologia permite cobrir serviços em regiões como o centro de São Paulo, Ipiranga, Itaim Bibi, Jardins, Lapa, Pinheiros, São Mateus, Sapopemba e Vila Mariana, além de Santo André e Mauá.

A iniciativa reforça a fiscalização das atividades em campo, amplia os níveis de segurança nos canteiros e contribui para maior eficiência na execução dos serviços. A tecnologia conta com 3 câmeras instaladas nas retroescavadeiras utilizadas nas obras, estrategicamente posicionadas para avaliar a escavação e as técnicas de execução do serviço.

As câmeras também permitem uma visão do entorno das obras. As imagens são transmitidas em tempo real para um painel instalado na sala do Integra 4.0, na Sabesp. A partir desse ambiente, uma equipe de técnicos de segurança acompanha, simultaneamente, diferentes frentes de trabalho distribuídas por diversos municípios da RMSP.

Por meio do monitoramento, é possível verificar o uso correto dos equipamentos e dos EPIs, conforme as normas técnicas e legais, além de acompanhar a execução dos serviços de acordo com os procedimentos definidos e as orientações dos engenheiros responsáveis.

Caso seja identificada qualquer uso errado ou situação de risco, engenheiros e encarregados são imediatamente acionados para as providências necessárias. Os técnicos do monitoramento também mantêm contato direto com os operadores das retroescavadeiras e técnicos de segurança em campo, garantindo respostas rápidas.

“O monitoramento em tempo real fortalece nossa cultura de segurança e amplia o controle sobre a execução das obras. Ele permite agir preventivamente, proteger trabalhadores e garantir que cada serviço seja realizado conforme os padrões técnicos e de segurança”, afirma Maycon de Abreu, diretor regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário