JORNAL A REGIÃO
A magia do Natal é celebrada em diversos pontos do Rio de Janeiro, levando opções de lazer para toda a família. O Governo do Estado está patrocinando oito eventos natalinos, com atrações gratuitas, de Botafogo, na capital, até Vassouras. O investimento de mais de R$ 13 milhões é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
"O Natal é um período de união, esperança e convivência em família. Estamos levando essa celebração a todas as regiões, garantindo que a população tenha acesso gratuito à cultura, ao lazer e a experiências que emocionam. Investir em programação cultural é também investir em qualidade de vida," diz o governador Cláudio Castro.
O programa Natal do Rio 2025 transforma a capital em um grande cenário de celebração. Entre os destaques está a Árvore de Botafogo, que reúne balé das águas e show de luzes diariamente, a partir das 19h, até o dia 6 de janeiro. A estrutura, com 80 metros e mais de 2,3 milhões de LEDs, passa a integrar a paisagem da praia com o Pão de Açúcar.
O projeto Luzes da Guanabara voltou a iluminar o Rio de Janeiro com espetáculo de luz, emoção e encantamento. O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, acendeu suas luzes e deu início a uma programação natalina voltada para toda a família. A visitação à instalação é gratuita e segue aberta até o dia 6 de janeiro.
A Rocinha viveu um fim de ano especial com o Natal Encantado, iniciativa que levou iluminação cênica, tecnologia e cultura ao local, criando um grande corredor temático iluminado e interativo na Via Ápia. Com programação diária entre dezembro e janeiro, a programação inclui show de rock nos dias 20 e 30, reunindo artistas locais.
O Theatro Municipal do Rio iniciou uma programação especial aberta ao público, com a projeção mapeada de Quebra-Nozes na fachada do prédio e a Vila de Natal instalada no Boulevard do equipamento cultural.
Integrando a temporada do clássico natalino Quebra-Nozes, que mais uma vez registra sessões esgotadas, a iniciativa oferece uma experiência visual e imersiva, com exibições diárias e gratuitas. A projeção mapeada acontece até o dia 28 de dezembro, das 18h40 às 22h, com exceção dos dias 24 e 25.
A Vila de Natal funciona até o dia 28, com acesso gratuito. De segunda a sábado, o espaço abre para visitação a partir das 10h, com atividades interativas entre 17h e 19h e funcionamento estendido até as 22h após os espetáculos. Aos domingos, a visitação ocorre das 15h às 17h, com atividades e circulação do público até as 20h30.
Duque de Caxias recebe a Semana da Orquestra Iluminada até este domingo, para encontros musicais que misturam samba, orquestra e celebração natalina. A programação inclui a Orquestra do Instituto Zeca Pagodinho, integrando o Natal Cultural e reforçando a música como trilha sonora do período. Todas as atividades são gratuitas.
Vassouras se prepara para receber o Maior Natal do Vale do Café, no Centro Histórico. A programação inclui desfile de Natal, apresentações culturais, gastronomia típica, corrida temática, painéis instagramáveis, iluminação especial, Casa do Papai Noel e a chegada do bom velhinho de helicóptero, no dia 21, das 16h às 21h, gratuitamente.
Nos dias 20 e 21, Barra Mansa recebe o “Olhar: Um Espetáculo de Luz e Som”, uma cantata natalina que une vozes, iluminação cênica, projeção mapeada e emoção. A iniciativa convida o público a viver um encontro que desperta sentimentos, renova esperanças e celebra o amor. São sempre às 20h, na sede da Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário