MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 6 de dezembro de 2025

Jerônimo indica Otto Filho para o TCE

 

JORNAL A REGIÃO

O governador Jerônimo Souza (PT) indicou o deputado federal Otto Alencar Filho para assumir a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. A mensagem oficial foi enviada à Assembleia na terça-feira. A vaga surgiu após a aposentadoria do conselheiro Antonio Honorato, no fim de julho. Cabe ao Parlamento aprovar ou não o nome.

No documento, o governador afirma que a indicação segue a Constituição da Bahia. Ele destaca que Otto Filho tem "atuação expressiva" no serviço público. Lembra que o deputado passou pelo Executivo e pelo Legislativo. E diz que essa experiência reforça o preparo para as funções de controle e fiscalização do TCE.

Otto Alencar Filho é administrador. Nasceu em Salvador e tem formação pela Unifacs. Possui especialização técnica no Canadá. Tem pós-graduações em Política e Estratégia e em Controladoria. Também é certificado em PPP e Concessões pela Fesp-SP e pela Escola de Economia de Londres.

Ele presidiu a Desenbahia entre 2015 e 2018 e integrou conselhos como o Compem, o Fundese e a ABDE. Na política, foi o deputado federal mais votado da Bahia em 2022. Hoje é vice-líder do governo no Congresso e vice-presidente da Comissão de Minas e Energia. Já presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara.

Nos bastidores da política, sua indicação é vista como uma manobra para manter o PSD, do pai Otto Alencar, na coligação comandada pelo PT, como uma "compensação" à reeleição de Ângelo Coronel (PSD), barrada para dar lugar ao ministro Rui Costa (PT) numa chapa com Jerônimo (PT) para reeleição e Jaques Wagner (PT) ao Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário