MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 27 de dezembro de 2025

PRF identifica motorista que matou família

 

JORNAL A REGIÃO

O motorista suspeito de matar uma família inteira ao bater na traseira de seu carro, na BR-101, foi identificado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) através de testemunhas que reconheceram o homem por fotos que estavam nma caminhonete Ram que ele dirigia.

"Durante os trabalhos realizados no local, foram encontrados documentos e fotografias no interior do veículo envolvido. Além disso, a propriedade do automóvel está registrada em nome da esposa do suspeito, o que reforça os indícios já levantados pela equipe policial", disse a PRF, que trabalha para prender o suspeito.

O acidente vitimou um casal e duas filhas que saíram de Cariacica/ES para Arataca, no sul da Bahia. Denis Carlos Rolim, de 43 anos; Valdenice Alves de Oliveira, 39 anos e as filhas Débora, de 10, e Sara Cristina, de 7 anos não tiveram chances. O impacto destruiu o Fiat Palio Fire em que viajavam.

Ele foi atingido na traseira pela caminhonete que, segundo a PRF, estava em alta velocidade. O impacto quebrou o Fiat no meio e desprendeu o eixo traseiro. O carro foi jogado na pista contrária, batendo de lado num Chevrolet Cruze e, em seguida, de frente com um Toyota Corolla. O motorista da RAM fugiu.

Três pessoas que estavam nos outros carros ficaram feridas e foram levadas para hospitais da região. O acidente aconteceu no km 95 da BR-101, em Jaguaré/ES. A família morta ia passar o Natal na casa da mãe de Valdenice. Os corpos foram sepultados na quinta-feira, em Cariacica. A foto é do Jaguaré em Foco.

Além desta tragédia, Jaguaré registrou outro acidente com vítimas fatais no mesmo dia, na ES-430. José Márcio Lima Correia e Jocimario Aragão Barbosa, ambos de 43 anos, estavam em um Chevrolet Cobalt que bateu de frente com um Fiat Doblò. José morava em Jaguaré e Jocimario na Bahia. Três pessoas do Doblô ficaram feridas.

Ponte da BR-101 volta a ter restrições

 

JORNAL A REGIÃO

Durou pouco a liberação total da ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101, perto de Itapebi. O Dnit voltou a restringir o tráfego de veículos pesados nesta quarta-feira. A regra atual é a de trânsito livre só para veículos leves, vans, micro-ônibus, ônibus e caminhões com apenas dois eixos.

Todos os outros caminhões devem usar o “Desvio da Veracel”, já chamado de "inferno" pore caminhoneiros que enfrentam atoleiros, buracos, desníveis que já causaram capotamento e tombamento. Segundo o Dnit, a restrição voltou por causa do "abuso" de alguns motoristas. Ao invés de fiscalizar, ele preferiu proibir.

Pode passar apenas um veículo de cada vez ou com distância mínima de dois vãos entre os carros, com controle do tipo Pare e Siga. A velocidade máxima é de 30 km/h. Para garantir isso foi instalado um redutor eletrônico de velocidade na ponte, além de pórticos para a restrição de altura dos veículos.

Apesar de dúvidas por parte dos usuários, o Dnit garante que os pilares da ponte foram reforçados para suportar o peso de caminhões leves e ônibus. Muita gente ainda teve atravessar a ponte, cuja estrutura está além da possibilidade de recuperação. O governo prometeu uma nova ponte, ao lado da atual.

Itabuna terá Carnaval antecipado em 26

 

JORNAL A REGIÃO

Itabuna confirmou a volta do Carnaval antecipado em 2026. O evento havia sido revelado pelo presidente da Ficc, Aldo Rebouças, em entrevista à rádio Morena FM. A programação começa no dia 17 de janeiro, com a Lavagem do Beco do Fuxico. O Carnaval antecipado ocorre entre os dias 22 e 25 de janeiro.

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania ficará responsável pela organização do evento. Itabuna não tem Carnaval desde 2020, início da "pandemia" de Covid na qual o governo estadual tomou medidas exageradas, inúteis, mas que quase destruíram a economia das cidades e atrasou o aprendizado dos alunos em 10 anos.

Às regras ditatoriais durante a pandemia se somou a segunda maior enchente registrada na história da cidade, em dezembro de 2021, que afetou mais de 60% da cidade. O prefeito Augusto Castro sempre teve a intenção de retomar o Carnaval, mas só considerou possível para 2026, antecipado, para não concorrer com Salvador.

O prefeito lembra que a fetga “contribui diretamente para o fortalecimento do turismo de eventos, ampliando a visibilidade do município, estimulando a cadeia produtiva local, especialmente os setores de hotelaria, alimentação, transporte, comércio e serviços, promovendo impactos positivos na geração de emprego e renda”.

“Eventos dessa natureza possibilitam a captação de recursos privados, por meio de parcerias, patrocínios e exploração organizada de espaços públicos, mecanismo essencial para a viabilização do festejo, reduzindo ou afastando a necessidade de aporte direto de recursos dos cofres públicos”, completa.

Flávio Bolsonaro já empata com Lula

 

JORNAL A REGIÃO

Levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (26), mostra empate tecnico entre o chefe do regime Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em uma eventual disputa pela Presidência da República, em 2026. Flávio recebeu indicação e apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro no pleito.

O lançamento de seu nome abortou uma manobra, do Centrão em concluiu com alguns direitistas, como o pastor Silas Malafaia, de convencer Tarcísio de Freitas a tentar a presidência, o que deixaria o caminho livre para o PT tomar São Paulo, o estado mais poderoso e que ele nunca administrou. O Centrão ocuparia secretarias.

Os números mostram crescimento do senador nas intenções de voto. Em outubro, Flávio tinha 37% das intenções de voto, avançou para 38,6% em novembro e, neste último levantamento, chegou a 41%. No mesmo período, Lula caiu mais de 2,5 pontos percentuais, saindo de 46,7% (outubro) para 45,4% e 44,1% agora.

O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de dezembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Com Diário do Poder.

domingo, 21 de dezembro de 2025

COLUNA MALHA FINA - JORNAL A REGIÃO - 20/12/2025

 

Terremoto na Câmara

O que era só fumaça agora está com cara de incêndio. Há meses dá para ver a insatisfação dos vereadores com o prefeito Augustus Castro. Já tinha crítica aqui, reclamação ali, mas nada tão impactante quanto Ronaldão desistir de ser líder de governo na Câmara. O posto geralmente é disputado a unhas e dentes. Por isso é grave alguém desistir. Pior ainda: nenhum outro pediu o cargo por enquanto.

Líder de sacola vazia

A renúncia à liderança de Augustus podia ter sido discreta, mas Ronaldão fez questão de fazer isso na abertura da sessão de terça, ao vivo, no plenário. A bomba fez a sessão ser encerrada em cinco minutos. Ronaldão alega que vem se estressando por não "conseguir agregar" os colegas. O que ele quis dizer é que Augustus não cumpre o que acertou com o grupo nem atende as demandas.

A revolta dos agregados

Ele ressaltou que nem conseguiu falar com o prefeito sobre a decisão e que os vereadores reclamam de nunca ter resposta dos secretários sobre as demandas dos bairros. A reação dos colegas foi um grito na cara de Augustus: todos abandonaram o plenário em solidariedade a Ronaldão. Se o líder do governo nem consegue falar com o prefeito, como vai ajudar a manter a bancada feliz?

Ruinóquio sem o grilo

ruinoquio Em apenas uma frase sobre o escândalo Aposentão, o sinistro Rui B. Osta conseguiu mentir quatro vezes: "o governo não protege ninguém. Quem fez bobagem vai responder por sua bobagem. Já devolvemos o dinheiro dos aposentados e vamos seguir as apurações". Primeiro, o governo tem feito de tudo para impedir a convocação de petistas e parentes na CPMI do INSS, incluindo o filho e o irmão.

Roubo agora é "bobagem"

A segunda mentira é chamar o roubo de idosos de "bobagem". Não foi bobagem, foi crime. Mente dizendo que 'devolveu' a grana aos aposentados. O dinheiro saiu dos impostos dos próprios aposentados. Quem roubou não pagou nada. Por fim, dizer que vai "seguir com as apurações" é piada. Quem descobriu tudo foi a CPMI e as prisões só saíram porque o caso está com o ministro André Mendonça.

Criando dificuldade para...

Não adiantou fazer as pazes e conseguir o apoio de João Roma. Se quiser o PL junto com ele na eleição, ACM Neto vai ter que negociar direto com o dono da manada, Valdemar da Costa Neto. Isso ficou claro a partir do avanço da médica Raissa Soares nas redes sociais, com toda cara de pré-candidata a governadora. Raissa foi lançada na política por Valdemar e segue o que ele manda fazer...

Nível de irritação subindo

Nem tudo são flores no jardim político de Ilhéus. Promotor da pré-candidatura de Cacá Colchonete a deputado federal, Jabes Ribeiro, secretário-geral do PP, vem soltando farpas contra o prefeito Valderico II. Jabes reclama da demora em anunciar publicamento o apoio a Cacá acertado, segundo ele, em reunião com ACM Neto e o próprio prefeito, que não esconde a preferência por Leur Lomanto Jr.

Ameaçando puxar o tapete

Numa entrevista ao Tabuleiro, Jabes soltou uma ameaça velada a Valderico II. "O mandato passa rapidamente e a falta de articulação agora pode gerar problemas mais adiante. Não fazer esse trabalho com cuidado em 2026 pode criar dificuldades em 2028", uma clara alusão à releeição do prefeito. Só que, em breve, o PP e o União Brasil serão uma federação, tendo que andar juntos.

O "poderoso" sem poder

Otto Além Mar pagou mico, garantindo que a dosimetria não passava no Senado "de jeito nenhum. Não vou deixar". Passou com goleada de 48 a 25. Por trás estava outro baiano, Jaques Waguinho, que negociou deixar votar a dosimetria em troca de aprovar mais um saco de impostos nas nossas costas. Detalhe: fez isso ignorando a líder do governo ou combinado, na malandragem, com ela.

Tanto desgaste para nada

Waguinho também ignorou o líder do Partido dos Traficantes na Câmara, Lindinferno Farinha. Não contou para ele nem para a intragável Gleisi "Amante" que tinha feito um acordo com a oposição. Ela não barraria os novos impostos e a situação não barraria a dosimetria. O episódio gerou um enorme desgaste para Waguinho, e a toa, porque o chefe da facção vai vetar a dosimetria.

Vai respingar na Bahia

Essa confusão pode afetar até as eleições na Bahia. Gleisi e Farinha vão pedir a cabeça de Waguinho, ou melhor, defender que ele seja substituído na chapa "Bonde do PT" por Rui B. Osta. Vão argumentar ainda que isso manteria Coroné Anjo na chapa e, como consequência, o apoio do PSD de Otto à reeleição de Zerônimo. Mas Waguinho não vai aceitar e tem bala na agulha para resistir.

Briga feia pela herança

É grande a movimentação dos petistas para herdar os votos de Jojoba Gomes no sul da Bahia, agora que ele deve assumir uma teta vitalícia no Tribunal de Contas do Estado. O grupo de Ai Dela Dinheiro acha que esses votos vão para ela, mas a realidade é que devem ser espalhados por lideranças de verdade, como Augustão (que era do PT até ontem), Enrolemberg Pinto e até Marão.

Apropriação (roubo) cultural é isso

nao e o papai Papai Noel é um personagem branco, de olhos azuis. Ele foi inspirado em São Nicolau, um russo, branco como a neve. O personagem que conhecemos, branco, de pele corada, foi criado no início do século 20. Mas, na Bahia, a arrogância do movimento retratou Papai Noel como um negro. Provavelmente não-binário de gênero fluido trans-humano. Depois não reclame se aparecer um Zumbi dos Palmares branquelo e hetero...

Precisa freio de arrumação

Apesar do sucesso nas obras, ações esportivas e culturais, a reiterada falha em atender os vereadores de Itabuna se soma à inadimplência em pagar as empresas. Vários fornecedores não recebem desde agosto e já questionam a capacidade da Prefeitura de Itabuna em honrar os compromissos. Se Augusto virar o Grinch do Natal, pode prejudicar a campanha dos candidatos apoiados por ele em 2026, incluindo Andreia.

Dia a dia também importa

A população aplaude as grande obras, mas vem reclamando, todo dia, de ruas com buracos nos bairros e o mato alto nas ruas do Jardim Primavera, por exemplo. Pintar meio-fio sem tapar os buracos pode ficar bonito, mas não resolve o pneu rasgado nem a irritação. O vereador da base recebe todas essas queixas e, se o prefeito não resolve, é ele quem perde eleitores e é xingado.

Wagner colhe o que criou

Agora que o Partido dos Traficantes decretou que a chapa "Bonde do PT" terá Waguinho e Rui B. Osta concorrendo ao Senado, a curiosidade é como será o relacionamento dos dois na campanha. Eles se destestam e brigam de faca pelo controle do PT baiano. Não vai ser fácil fingir amizade nos palanques, mas Waguinho não pode reclamar: foi ele, sozinho, quem impõs Rui B. Osta como seu sucessor.

MDB fora, PSD enxotado

O PT fechou todo o filé da chapa para ele, mas quer negociar o posto de vice, que vale a mesma coisa que um sacolé de jiló no fim da feira. Já decidiu que Geraldo Cabeção está fora, mas também querem dispensar o MDB para oferecer a vice ao PSD. O PT acha que o PSD aceita trocar uma cadeira no Senado pela vice... Se não quiser, ela vai ser oferecida ao Avante de Ronaldo Carletto.

Rompimento acaba com o PT

O mistério é saber o que Geddel e Lúcifer fizeram para merecer toda essa humilhação do PT. Será que brigaram? xingaram a mãe de Zeronimo? Ninguém sabe, mas o PT está praticamente obrigando o PSD a formar uma chapa separada, ao lado do MDB, ou até compor com ACM Neto, ficando com uma vaga de Senado para Coroné Anjo. De qualquer jeito, o tempo está fechando para o PT.

Quem cala, aprova a chacina

A execução de três funcionários negros em Salvador porque a empresa não pagou a extorsão de uma facção criminosa virou uma bomba política. Nenhum político da esquerda se solidarizou com as vítimas. Nenhuma ONG de direitos humanos condenou a chacina. O movimento negro se calou diante de três negros assassinados. Artistras de esquerda ficaram longe dos microfones. Silêncio total. Cúmplices.

Comparação ruim para o PT

O desgovernador levou dois dias para comentar, sem explicar, como sempre. Os membros da fação Partido dos Traficantes caíram na besteira de comparar a segurança da Bahia com a de São Paulo, alegando que a Bahia "investe mais" no setor. Só provaram que investe muito mal, porque São Paulo teve 3.043 homicídios em 2024. A Bahia do PT de Zeronimo registrou 6.616, mais que o dobro.

Tem que ser muito burro

A ideia de jegue acabou revelando que um estado quatro vezes maior tem a metade dos assassinatos da Bahia gastando bem menos. Parece que ser burro é exigência para ser liderança do PT. Enquanto isso, as empresas não têm segurança para atuar na periferia porque as facções assumiram o governo da capital. Ainda é capaz de o MPT exigir que a operadora indenize as vítimas pelo crime dos bandidos.

Tratando o baiano como idiota

A campanha do desgovernador pela reeleição entrou no modo "me engana que eu gosto". Ao invés de começar ou entregar as obras prometidas na eleição, está relançando as mesmas promessas para 2026, como se fossem novas. Zeronimo também passou a anunciar "aviso de licitação", que não significa nada, muitas vezes pela segunda ou terceira vez. Ele confia numa amnésia coletiva...

Virou baderna de vez

Parece que o Governo da Bahia virou esculhambação de vez. E caso de polícia. A secretaria que cuida do turismo, a Sufocotur, resolveu pagar R$ 14 milhões para empresas e pessoas sem contrato, sem histórico, sem dizer para o que foi, nem mesmo quando aconteceu o evento. Na Polícia Federal, este tipo de procedimento é considerado um forte indício de lavagem de dinheiro. Na Bahia, é só um dia normal.

Voce bancando a boneca

O deputado federal José Rocha, que é do União Brasil mas votou 90% das vezes com o PT, parece ter assimilado o deboche com o dinheiro público típico dos petistas. Ele resolveu consertar a cara e fez harmonização dentária, lifting facial e rinoplastia, gastando R$ 302 mil. Mas não tirou do próprio bolso. Rochinha mandou a conta para ser paga pelo Congresso, ou seja, por voce. Pior é que não melhorou a cara em nada...

Os pedidos a Papai Noel

Papai Noel está tendo muito trabalho para atender os políticos do sul da Bahia. O finado Gelado Limões pediu para "renascer" na política, mas o bom velhinho explicou que milagre é só com Jesus. Pancadão da AFI pediu um diploma "sem precisar estudar", sugestão de Isaac Zery à Esquerda, que pediu uma cadeira de deputado. Papai Noel, não se sabe por que, rolou no chão dando risadas.

Pedindo como "amigo"

Na lista de pedidos tinha um de Manoel Porfírio. Ele pediu um emprego muito bom para Sônia Fontes... em Salvador. Ronaldão pediu uma rede na beira da praia para desestressar. Ai Dela Dinheiro pediu uma cadeira na Assembleia. Papai Noel disse que, no máximo, consegue uma de balanço pra colocar na varanda. Augustus garante que foi um bom menino, mas não pediu nada. Acha que já tem tudo o que precisa.

Histórias da política baiana


Quem contava essa história, bem melhor do que nós, era o historiador Adelindo Kfoury. Paulo Nunes, dono do Cine Catalunha, foi eleito deputado em 1962. Nas campanhas, segundo os amigos, tinha a mania de dizer que tudo o que chegou em Itabuna, "foi ele quem trouxe". Era assim com obras do estado e até novidades.

Reza a lenda que, um dia, Nunes estava no meio de um grupo que se reunia para fazer fuxico politico na Praça Adami. De repente ouviu um deles, que tinha acabado de voltar de uma viagem ao Rio de Janeiro, alertar sobre uma nova doença: "sabia que a coqueluche está chegando em Itabuna"?

Paulo Nunes não pensou duas vezes e abriu o verbo, com o peito estufado e pose de quem domina tudo: "claro que sei, fui eu que mandei buscar em São Paulo. Afinal, Itabuna merece tudo o que tem nas capitais"...

 Pode ser uma imagem de carro

SSP combate o "lado podre" da PM

 

JORNAL A REGIÃO

Uma operação conjunta do Ministério Público e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia cumpriu, nesta quinta-feira, cinco mandados de busca e apreensão em Jequié, no sudoeste do estado. A ação teve como alvos quatro policiais militares lotados no 19º Batalhão da Polícia Militar.

Eles são investigados por envolvimento em homicídios no município. Segundo o Ministério Público, os policiais são suspeitos de participação direta nas mortes de Daniel Korbulon Franco Silva, Vinicius Gondim Azevedo e Kailan Oliveira de Jesus. Os crimes aconteceram em maio de 2023.

Na época, as mortes foram registradas como decorrentes de resistência durante ações policiais. As apurações avançaram após a Operação Choque de Ordem, deflagrada em dezembro de 2024. Na ocasião, três policiais foram presos preventivamente pelo homicídio de Kailan de Jesus.

A análise do material apreendido apontou novos indícios. De acordo com o Ministério Público, há sinais de atuação organizada, com características de grupo de extermínio, incluindo planejamento de execuções e divisão de valores entre os envolvidos.

3:49 PM  |  

Sistema monitora obras em tempo real

 

JORNAL A REGIÃO

A Sabesp mantém em funcionamento um sistema inteligente de monitoramento remoto de obras, em tempo real, que acompanha as frentes de trabalho em execução na Região Metropolitana de São Paulo. O sistema acompanha as obras de água e esgoto em parte da capital e do ABC paulista.

Com câmeras instaladas nos equipamentos e acompanhamento em tempo real, a tecnologia permite cobrir serviços em regiões como o centro de São Paulo, Ipiranga, Itaim Bibi, Jardins, Lapa, Pinheiros, São Mateus, Sapopemba e Vila Mariana, além de Santo André e Mauá.

A iniciativa reforça a fiscalização das atividades em campo, amplia os níveis de segurança nos canteiros e contribui para maior eficiência na execução dos serviços. A tecnologia conta com 3 câmeras instaladas nas retroescavadeiras utilizadas nas obras, estrategicamente posicionadas para avaliar a escavação e as técnicas de execução do serviço.

As câmeras também permitem uma visão do entorno das obras. As imagens são transmitidas em tempo real para um painel instalado na sala do Integra 4.0, na Sabesp. A partir desse ambiente, uma equipe de técnicos de segurança acompanha, simultaneamente, diferentes frentes de trabalho distribuídas por diversos municípios da RMSP.

Por meio do monitoramento, é possível verificar o uso correto dos equipamentos e dos EPIs, conforme as normas técnicas e legais, além de acompanhar a execução dos serviços de acordo com os procedimentos definidos e as orientações dos engenheiros responsáveis.

Caso seja identificada qualquer uso errado ou situação de risco, engenheiros e encarregados são imediatamente acionados para as providências necessárias. Os técnicos do monitoramento também mantêm contato direto com os operadores das retroescavadeiras e técnicos de segurança em campo, garantindo respostas rápidas.

“O monitoramento em tempo real fortalece nossa cultura de segurança e amplia o controle sobre a execução das obras. Ele permite agir preventivamente, proteger trabalhadores e garantir que cada serviço seja realizado conforme os padrões técnicos e de segurança”, afirma Maycon de Abreu, diretor regional.

Plantio de ipês vai mudar as avenidas

 

JORNAL A REGIÃO

A Prefeitura de Itabuna, em parceria com a Emasa, lançou nesta sexta-feira o programa Itabuna Mais Verde. O evento ocorreu em dois momentos e tem como objetivo substituir e complementar áreas verdes como canteiros, praças e logradourosdo município. A primeira ação aconteceu na Avenida Manoel Chaves.

A secretaria de Agricultura plantou 35 mudas de Ipê-roxo e amarelo no canteiro central. Depois, foram plantadas masi 12 mudas de Ipê-amarelo na nova Praça da Emasa, no Berilo, que está sendo construída em parceria com o Empreendimento VOG.

A iniciativa foi recomendada pela Seagrima como compensação ambiental da construção do Complexo Viário na Avenida Princesa Isabel. "Ela antecede a necessidade de supressão de aproximadamente 20 árvores que cederão espaço para o viaduto", explica o secretário João Carlos Oliveira.

O Itabuna Mais Verde visa tornar a paisagem da cidade mais arborizada e produzir conforto ambiental. Neste ano foram plantadas 120 mudas de ipê e no próximo ano a previsão é plantar mais 270. João Carlos diz que Itabuna está situada em região de Mata Atlântica e sua arborização urbana possui um simbolismo forte.

“Buscamos reflorestar pontos estratégicos. Com as mudanças climáticas e a concentração da população em áreas urbanas, nosso foco é melhorar diretamente a qualidade de vida das pessoas”, comentou.

7:21 PM  |  

Teosópolis mostra espetáculo de Natal

 


A Igreja Batista Teosópolis traz a Itabuna o musical Canção de Natal, com estreia neste sábado, no Teatro Candinha Dória. O espetáculo é uma produção original do grupo Prisma Brasil e será apresentado pelo Grande Coral Teosópolis. A segunda apresentação acontecerá na noite de Natal, quarta, às 19h, na igreja Teosópolis.

Segundo a regente Carolina Torquato, o trabalho envolveu meses de dedicação e planejamento para oferecer ao público uma apresentação de alto nível artístico. “Foram quatro meses de ensaios e organização para reproduzir de forma bela e sensível esse grande musical do grupo Prisma”, destacou.

O espetáculo contará com 50 coristas, além de um grupo teatral e cenografia especial. Juntos irão narrar, de forma cênica e histórica, o verdadeiro significado do Natal: o nascimento de Jesus. A iniciativa é dos Ministérios da Música e da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna.

A entrada é 1 kg de alimento não perecível, que será destinado aos programas sociais da igreja. Os ingressos gratuitos podem ser retirados na Secretaria da Igreja Batista Teosópolis, localizada no bairro da Conceição, em Itabuna, que estará aberta para o atendimento.

Carolina reforça que o público pode esperar uma apresentação emocionante. “A cada ano buscamos trazer algo novo. Serão momentos especiais, com música de qualidade, que tocam o coração das pessoas”, afirmou.

Itabuna entrega 10 mil cestas de Natal

 

JORNAL A REGIÃO

A Secretaria de Promoção Social de Itabuna iniciou, nesta sexta-feira, a distribuição das 10 mil cestas natalinas para famílias pobres em cinco pontos montados especialmente para do projeto “Natal com Ceia na Mesa”.

“Têm direito às cestas famílias com renda per capita de até R$ 150, cadastradas no CadÚncio e em programas sociais do Governo Federal, com mais de uma pessoa por família”, afirma o secretário Josué Brandão Júnior.

A entrega das cestas natalinas está sendo feita na Quadra do Colégio CISO, no Fátima; Centro de Cultura Adonias Filho, centro; Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano; Escola Frederico Smith Lima, no Urbis IV; e Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas.

O secretário afirma que não há necessidade de madrugar ou fazer fila na porta, porque a distribuição acontece das 8 às 16 horas e está assegurada a todos os portadores de tíquetes.

Cada cesta natalina contém feijão carioquinha, arroz branco, macarrão tipo parafuso, milho-verde em conserva, açúcar cristal, leite da vaca em pó instantâneo, frango inteiro congelado, goiabada de corte, suco integral, farofa pronta de mandioca, bombons sortidos de chocolate e panetone.

Segundi o Cadinsan, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Itabuna tem 23.407 famílias cadastradas em programas sociais, das quais 4.006 (17%) não têm o suficiente para se alimentar bem.

Itabuna recebe 200 servidores na Saúde

 

JORNAL A REGIÃO

A Prefeitura de Itabuna recepcionou cerca de 200 novos profissionais da Atenção Primária à Saúde. As atividades começaram na quinta e terminaram nesta sexta, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação da subsecretária Lânia Peixoto e da coordenadora do departamento Dayse Santos.

Lânia destacou o cuidado humano como base do trabalho na saúde pública. “Precisamos sempre lembrar que trabalhar com pessoas exige preparo e amor ao próximo”, afirmou. Os participantes assistiram a um vídeo sobre a essência do povo brasileiro e suas diferentes etnias, com referência a negros, brancos, indígenas e ciganos.

Dayse apresentou um balanço das ações da Atenção Primária nos últimos anos e ressaltou avanços como a "territorialização" e a lei de "equidade" em Saúde. Segundo ela, com a lei, Itabuna tornou-se o primeiro município da Bahia a promover e garantir o acesso e atenção à saúde respeitando a identidade étnica, social e de gênero.

A coordenadora também reforçou o papel estratégico da APS e apresentou um panorama atual da rede, que atende uma população estimada em 192.105 habitantes, com 53 equipes de Saúde da Família distribuídas em 34 Unidades de Saúde da Família.

MP manda Emasa encerrar contrato

 

JORNAL A REGIÃO

O Ministério Público da Bahia recomendou que a Emasa não prorrogue o contrato com a empresa Metro Engenharia, que presta serviços à empresa de Itabuna. A medida se baseia em indícios de sobrepreço e terceirização indevida de atividade-fim, identificados durante a análise do contrato.

Segundo a promotora Rafaella Silva, foram constatados sobrepreço global, excesso de termos aditivos, falhas no planejamento contratual e terceirização de serviços essenciais ao abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ao comparar o contrato com valores de mercado, o parecer técnico apontou sobrepreço de R$ 1.362.748.

Além de recomendar que a Emasa não firme novos aditivos ao Contrato nº 30/2021, o MP orientou que futuras licitações sigam rigorosamente a Lei nº 14.133/2021, especialmente nos estudos técnicos preliminares, na definição do objeto e na elaboração do orçamento estimado.

Em nota, a Emasa diz que prestou esclarecimentos ao MP e que o contrato vence em maio, sem renovação. Também avaliou a afirmação de sobrepreço como "prematura". A empresa destacou que a licitação teve a participação de oito concorrentes e seguiu a lei vigente.

Rio está cheio de atrações neste Natal

 

JORNAL A REGIÃO

A magia do Natal é celebrada em diversos pontos do Rio de Janeiro, levando opções de lazer para toda a família. O Governo do Estado está patrocinando oito eventos natalinos, com atrações gratuitas, de Botafogo, na capital, até Vassouras. O investimento de mais de R$ 13 milhões é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

"O Natal é um período de união, esperança e convivência em família. Estamos levando essa celebração a todas as regiões, garantindo que a população tenha acesso gratuito à cultura, ao lazer e a experiências que emocionam. Investir em programação cultural é também investir em qualidade de vida," diz o governador Cláudio Castro.

O programa Natal do Rio 2025 transforma a capital em um grande cenário de celebração. Entre os destaques está a Árvore de Botafogo, que reúne balé das águas e show de luzes diariamente, a partir das 19h, até o dia 6 de janeiro. A estrutura, com 80 metros e mais de 2,3 milhões de LEDs, passa a integrar a paisagem da praia com o Pão de Açúcar.

O projeto Luzes da Guanabara voltou a iluminar o Rio de Janeiro com espetáculo de luz, emoção e encantamento. O Palácio Guanabara, em Laranjeiras, acendeu suas luzes e deu início a uma programação natalina voltada para toda a família. A visitação à instalação é gratuita e segue aberta até o dia 6 de janeiro.

A Rocinha viveu um fim de ano especial com o Natal Encantado, iniciativa que levou iluminação cênica, tecnologia e cultura ao local, criando um grande corredor temático iluminado e interativo na Via Ápia. Com programação diária entre dezembro e janeiro, a programação inclui show de rock nos dias 20 e 30, reunindo artistas locais.

O Theatro Municipal do Rio iniciou uma programação especial aberta ao público, com a projeção mapeada de Quebra-Nozes na fachada do prédio e a Vila de Natal instalada no Boulevard do equipamento cultural.

Integrando a temporada do clássico natalino Quebra-Nozes, que mais uma vez registra sessões esgotadas, a iniciativa oferece uma experiência visual e imersiva, com exibições diárias e gratuitas. A projeção mapeada acontece até o dia 28 de dezembro, das 18h40 às 22h, com exceção dos dias 24 e 25.

A Vila de Natal funciona até o dia 28, com acesso gratuito. De segunda a sábado, o espaço abre para visitação a partir das 10h, com atividades interativas entre 17h e 19h e funcionamento estendido até as 22h após os espetáculos. Aos domingos, a visitação ocorre das 15h às 17h, com atividades e circulação do público até as 20h30.

Duque de Caxias recebe a Semana da Orquestra Iluminada até este domingo, para encontros musicais que misturam samba, orquestra e celebração natalina. A programação inclui a Orquestra do Instituto Zeca Pagodinho, integrando o Natal Cultural e reforçando a música como trilha sonora do período. Todas as atividades são gratuitas.

Vassouras se prepara para receber o Maior Natal do Vale do Café, no Centro Histórico. A programação inclui desfile de Natal, apresentações culturais, gastronomia típica, corrida temática, painéis instagramáveis, iluminação especial, Casa do Papai Noel e a chegada do bom velhinho de helicóptero, no dia 21, das 16h às 21h, gratuitamente.

Nos dias 20 e 21, Barra Mansa recebe o “Olhar: Um Espetáculo de Luz e Som”, uma cantata natalina que une vozes, iluminação cênica, projeção mapeada e emoção. A iniciativa convida o público a viver um encontro que desperta sentimentos, renova esperanças e celebra o amor. São sempre às 20h, na sede da Prefeitura.

CPMI convoca Lulinha, o filho do Lula

 

JORNAL A REGIÃO

A CPMI que investiga o roubo bilionário a aposentados e pensionistas do INSS solicitou nesta sexta-feira (19) um novo pedido de convocação de Fábio Luís Lula da Silva, o “Lulinha”, filho do mandatário Lula da Silva (PT), a depor no colegiado. O pedido foi deferido pelo relator da CPMI, Alfredo Gaspar (União-AL).

Segundo os autos de investigações da CPMI, Lulinha teria ligação com Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, preso por ser o principal líder do esquema de descontos indevidos. Gaspar também protocolou o pedido de convocação do senador Weverton Rocha (PDT-MA), que foi alvo da PF na operação desta quinta-feira (18).

A ideia é aproveitar a grande repercussão e quebra de sigilos revelados pela PF, em relação aos esquemas em que são citados os presos da operação “Sem Desconto”. Como mostrou o Diário do Poder, na última sessão do ano, a base de parlamentares de Lula blindou os alvos, incluindo o advogado-geral da União Jorge Messias e Lulinha.

O nome do filho do ex-presidente reapareceu como beneficiário do esquema, após a nova fase da operação mirar a empresária Roberta Luchsinger, amiga de Lulinha. Segundo a PF, as investigações apontaram o pagamento de uma mesada de R$ 300 mil a uma empresa de Luchsinger.

Antônio Carlos Camilo Antunes, o “careca do INSS”, faz referência, em mensagens, ao fato de que esse valor seria para “o filho do rapaz”, sem especificar quem seria o rapaz. O relator pediu também a convocação de Roberta e de Danielle Fontenelles, que seriam outro elo de Lulinha no esquema.

Na operação desta quinta-feira (18), armas, dinheiro e carros de luxo foram apreendidos pela PF. O secretário-executivo da Previdência, Adroaldo Portal, foi preso e exonerado do cargo na autarquia, a pedido do ministro da Previdência, Wolney Queiroz.

O filho do “Careca do INSS”, Romeu Carvalho Antunes, e o advogado Éric Douglas Martins Fidelis, filho do ex-diretor de Benefícios do INSS, André Fidelis, foram presos. Ambos já prestaram depoimentos no colegiado. Eles devem ser ouvidos na segunda semana de fevereiro, após o recesso parlamentar. Com Diário do Poder

"Bahia tem impunidade recorde", diz Neto

 

JORNAL A REGIÃO

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto voltou a criticar a política de segurança pública do governo de Jerônimo Souza (PT) e ressaltou que é preciso "jogar duro" contra o crime organizado. Neto afirmou que a Bahia vive um cenário de “impunidade recorde” e defendeu uma mudança de governador como única saída para enfrentar a crise.

“Jerônimo acha que tem que tratar bandido com amor e carinho. Eu acho que bandido tem que ser tratado como bandido”, afirmou. Para ele, a situação só será revertida com “vontade, decisão e coragem”. Neto ressaltou que a Bahia, hoje, deve priorizar segurança pública e saúde, indicando as pautas da eleição.

Na segurança, Neto diz que é preciso valorizar as polícias com salário melhor, fortalecimento da carreira do praça ao oficial, investimentos em tecnologia e inteligência policial, além de uma reestruturação do sistema prisional.

“Presídio não pode ser hotel. Não pode ter cela com ar-condicionado, micro-ondas, uísque caro. Preso com celular é uma loucura. Presídio tem que ser de segurança máxima e impedir qualquer comunicação com o mundo externo”, disse, ao citar denúncia feita por ele sobre irregularidades no Conjunto Penal da Lemos de Brito, em Salvador.

ACM Neto também comparou a Bahia a estados que conseguiram reduzir a criminalidade. “Em Goiás, a violência caiu porque o governador jogou duro. Aqui, não se investiga, não se pune. A Bahia é hoje o estado número um em impunidade no Brasil”, afirmou.

Ele ressaltou que o enfrentamento ao crime passa por políticas sociais. “Hoje, infelizmente, muitos jovens da periferia sonham em entrar para facção. O jovem tem que estar no centro de tudo isso”, pontuou.

Na área econômica, ACM Neto classificou como “inacreditável” o novo pedido de empréstimo feito pelo governo Jerônimo que já soma 23 na atual gestão, somando quase R$ 30 bilhões. “É muito dinheiro. Dava para construir duas pontes Salvador-Itaparica ou resolver os problemas da saúde pública no Estado”, criticou.

“A pergunta que fica é: onde está esse dinheiro? O que isso melhorou na vida do povo da Bahia? O governador está endividando o Estado”, disse. Ele citou a situação da saúde pública, com superlotação em hospitais, pacientes aguardando regulação em corredores, ambulâncias e até em casa. “Com tanto recurso, dava para ter feito muito".

ACM Neto também fez duras críticas à situação da BR-324, principal rodovia da Bahia, classificando o cenário como uma “esculhambação”. Ele responsabilizou os governos estadual e federal, ambos comandados pelo PT ao longo de duas décadas, pela falta de solução definitiva.

“Era para essa rodovia estar duplicada, com o dobro da capacidade. O que se vê são tapa-buracos mal feitos, acidentes e prejuízo para quem transita todo dia”, disse, relatando reclamações frequentes de caminhoneiros.

Por fim, ACM Neto afirmou que as articulações para a eleição de 2026 estão avançadas e citou União Brasil, Progressistas, PL, Republicanos e PSDB como base da aliança oposicionista. Segundo ele, a definição da chapa majoritária (governador, vice e Senado) deve ocorrer até março.

 

Natal: descubra como combinar diferentes tipos de panetone com cerveja

 


Cada sabor de panetone pode ser ressaltado e melhor saboreado se estiver sendo apreciado junto com a cerveja certa

Entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, foram vendidas 49,7 mil toneladas de panetone no Brasil, de acordo com um levantamento da Worldpanel by Numerator, encomendado pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados). De fato, a iguaria deixou de ser algo exclusivo para ser consumido apenas no Natal e hoje é comum ver ao longo do ano nas gôndolas de supermercados diversas versões de panetone.

Porém, no mês de dezembro, período onde é celebrado o Natal, é que esse pão doce de origem italiana se torna ainda mais onipresente nas mesas dos brasileiros. Hoje em dia é possível encontrar diferentes recheios de panetone, desde os mais tradicionais até aqueles mais inusitados. Sendo assim, a possibilidade de consumir essa iguaria é bastante ampla, podendo ser harmonizada com café, sobremesas e até mesmo cerveja.

Sim, a bebida inclusive é conhecida como “pão líquido”, e assim como o panetone, possui diferentes tipos e estilos. Cada sabor de panetone pode ser ressaltado e melhor saboreado se estiver sendo apreciado junto com a cerveja certa. “No caso do panetone tradicional, aquele com frutas cristalizadas, ele pode ser harmonizado com uma cerveja Weiss, a famosa cerveja de trigo, que apresenta notas de cravo e banana que combinam perfeitamente com a massa do pão doce”, explica Alexandre Vaz, mestre cervejeiro da Ashby.

Outro panetone que é bastante popular é aquele feito com gotas de chocolate. É possível encontrar diferentes variações dessa versão, como por exemplo, com chocolate ao leite, amargo, branco ou com outras sobremesas como sorvete. “A cerveja mais indicada para ser saboreada junto com o panetone de chocolate é a Porter, que possui aroma de notas de chocolate, creme e café e sabor com notas de chocolate e caramelo, ou seja, uma harmonização por semelhança”, ressalta Vaz.

Frutas cítricas também são utilizadas na produção de panetones, sendo que o limão siciliano é visto com frequência nas receitas do pão doce, seja na versão tradicional ou até mesmo como mousse. “O panetone com limão é uma ótima opção refrescante que combina com o verão e harmoniza com uma fruit beer de laranja, que possui notas bem destacadas e adocicadas de laranja, em uma textura macia com leve acidez cítrica”, diz o mestre cervejeiro.

Nos últimos tempos, uma semente com textura levemente oleosa de coloração verde passou a ser vista com frequência em sobremesas e diferentes pratos por todo o país. Estamos falando do pistache, que também passou a ser utilizado na produção de panetones. “O pistache combina com cervejas mais leves, que não vão ofuscar o sabor do fruto seco, como é o caso da pilsen. O malte de cevada traz um sabor levemente adocicado – que é equilibrado com o amargor dos lúpulos alemães e o aroma dos lúpulos americanos. Ou seja, não é uma cerveja doce, muito menos amarga. É na medida”, finaliza Vaz.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

Informações à Imprensa

Cervejaria Ashby 

Renato Lopes Aranha: jornalismo@noticiaexpressa.com.br

Miriam Lago: miriam@noticiaexpressa.com.br

(11) 91030-3530



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução


 

Notícia Expressa   Renato Lopes
(11) 2311.0494 / (11) 2311.0484
(11) 91030-3530
www.noticiaexpressa.com.br

Vitru profissionaliza a Creator Economy com 1 mil bolsas de ensino superior

 

Vitru Educação


Vitru profissionaliza a Creator Economy com 1 mil bolsas de ensino superior


Iniciativa alia formação acadêmica ao poder da influência regional para ampliar o acesso à educação e levar conhecimento às comunidades mais distantes do país


A Vitru, líder em educação digital no Brasil, anuncia o lançamento da Rede CRIA, programa de inclusão regional, com o objetivo de fomentar o acesso ao ensino superior no país. Com apoio de criadores de conteúdo como agentes disseminadores da educação, o projeto, em parceria com a “Creators Plataform”, selecionará micro e nano influenciadores de diferentes localidades, que serão contemplados com bolsas de estudo de 60% em diversos cursos de graduação a distância (EAD) ou semipresenciais da UNIASSELVI ou UniCesumar, marcas do grupo educacional.

Com a Rede CRIA (Conexão, Relevância, Impacto e Acesso), mais de 1 mil pessoas em todo o país serão beneficiadas, muitas delas alcançando pela primeira vez a tão sonhada formação superior. Os influenciadores selecionados terão acesso a todo o portfólio de cursos EAD e semipresenciais, entre os quais se destacam Administração, Educação Física, Nutrição, Pedagogia, bacharelado; além de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Estética e Cosmética, de tecnólogos, tanto da UNIASSELVI quanto da UniCesumar. Com a formação acadêmica, os participantes terão a oportunidade de construir uma nova história, desenvolvendo autonomia e conquistando emancipação financeira.

“O projeto reflete o compromisso da Vitru com a educação inclusiva, valorizando o impacto social e trazendo mais proximidade às comunidades. Com o programa, nosso objetivo é que centenas de vozes locais sejam ouvidas, contribuindo para criar pontes e mais pessoas tenham acesso à educação. A maior parte dos estudantes presenciais está concentrada nos grandes centros urbanos, sendo que cerca de 40% desses alunos estão na região sudeste. O ensino a distância rompe barreiras e chega aos locais mais distantes”, destaca Leandro Claro, vice-presidente de Mercado e Comunicação da Vitru.

A educação é a chave para a superação de desafios regionais e desigualdades que ainda persistem no país e o programa tem como objetivo diminuir as lacunas existentes. De acordo com o Plano Nacional de Educação, a meta é elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos para, no mínimo, 12 anos de estudo até dezembro de 2025.

Dinâmica do programa Rede CRIA

O projeto, que começa este mês e vai até março de 2026, tem como objetivo propagar o acesso ao ensino superior por meio de milhares de vozes autênticas, transformando creators em agentes de inclusão social. Grupos de micro e nano influenciadores que atuam no Instagram, TikTok, Kwai e YouTube serão selecionados mensalmente até totalizar 1 mil criadores de conteúdo ao final do projeto.

A iniciativa terá suporte da “Creators Plataform” (agência que conecta criadores a marcas, por meio de tecnologia e curadoria humana), para a curadoria dos influenciadores e dará o suporte necessário para a produção do conteúdo. “A prioridade com o programa Rede CRIA, da Vitru, é trabalhar com criadores que se alinhem com os valores das instituições de ensino e tenham o sonho de realizar uma graduação. Buscamos pessoas que sabem que a educação transforma vidas, pode melhorar a renda familiar e, principalmente, deixa um residual estruturado, preparando o terreno para as futuras gerações”, explica Nohoa Arcanjo, CEO e cofundadora da Creators Platform.

Como participar:

Os interessados em participar do programa já podem se inscrever pelos links https://creators.llc/RedeCriaUniCesumar/ ou https://creators.llc/RedeCriaUniAsselvi/ e atender aos seguintes critérios:

  • Ter, no mínimo, 2 mil seguidores;
  • Produzir conteúdo para uma das plataformas: Instagram, TikTok, Kwai ou YouTube;
  • Falar sobre temas como Educação, Carreira, Lifestyle.

Sobre a Vitru

A Vitru é o grupo líder no mercado de educação digital do Brasil, proporcionando um ecossistema pedagógico completo que engloba experiências no ensino presencial e a distância (EAD). Com investimentos em marcas estratégicas como UNIASSELVI e UniCesumar, a companhia soma uma robusta base de alunos em cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, profissionalizantes, mestrado e doutorado. Sua missão é democratizar o acesso à educação de excelência por meio de soluções digitais inovadoras, viabilizando futuros para que as pessoas possam realizar seus sonhos por meio do aprender.

 

Contatos para imprensa:

Weber Shandwick

E-mail: vitru@webershandwick.com

Joelma Amaral - (11) 98335-0082 | jamaral@webershandwick.com

Paulo Lima – Telefone: (11) 9 8398-6996 | plima@webershandwick.com

Dezembro Vermelho: alta de 17% em casos de HIV entre jovens baianos reforça necessidade de prevenção

 

Hapvida Notredame Intermédica

Dezembro Vermelho: alta de 17% em casos de HIV entre jovens baianos reforça necessidade de prevenção

No mês de conscientização sobre a luta contra o HIV/aids, médicos especialistas alertam para o aumento de ocorrências entre adolescentes e jovens na Bahia, reforçando a necessidade de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento acessível. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), divulgados em agosto de 2025, houve um crescimento de 17% nos casos na faixa etária de 14 a 19 anos, embora o órgão tenha negado a existência de um “surto”, atribuindo parte do aumento à maior testagem.

Entre janeiro de 2023 e agosto de 2025, a Bahia registrou 11.187 casos de HIV/aids em todas as idades, sendo 93 deles entre adolescentes. Esse cenário, embora positivo em termos de detecção, exige ações direcionadas de saúde pública para combater o estigma e promover a educação sexual. Paralelamente, o acesso à profilaxia pré-exposição (PrEP) dobrou no estado, alcançando mais de 100 mil usuários em 2024, uma ferramenta essencial para prevenir infecções em grupos de risco.

A médica Maria Alice Sena, da Hapvida, destaca que o aumento de diagnósticos entre jovens pode ser explicado por fatores como a ausência de convivência com os piores quadros da pandemia inicial de HIV/aids. “Eles encontraram uma doença controlável, com tratamento de fácil administração e poucos eventos adversos, o que vem rompendo a barreira do medo da infecção”, explica. Além disso, o incentivo à testagem resulta em diagnósticos mais precoces, permitindo um melhor controle da doença. No entanto, a disponibilidade de PrEP e profilaxia pós-exposição (PEP) podem gerar um falso senso de segurança, contribuindo para práticas sexuais não seguras, como sexo desprotegido.

Maria Alice enfatiza a importância de derrubar mitos que ainda persistem no consultório. “Os principais são: achar que a pessoa infectada pelo HIV, ou com aids, tem uma cara, que está estampado em seu rosto e corpo os estigmas da infecção, que a infecção só ocorre em pessoas com práticas homoafetivas ou que possuem diversas parcerias”, afirma. Ela elucida que qualquer pessoa que pratique sexo desprotegido ou compartilhe agulhas que entrem em contato com a corrente sanguínea está em risco.

Sobre transmissão, a especialista reforça que o HIV se propaga pela via sanguínea, sexual ou vertical (da mãe para o filho). “Não há possibilidade de transmissão pela via respiratória, nem pelo contato direto com a pessoa infectada, pelo suor ou pelo beijo”, diz. Para proteção prática no dia a dia, recomenda evitar sexo desprotegido, múltiplas parcerias sem preservativo, uso de drogas recreativas durante o sexo, compartilhamento de seringas e agulhas, além de garantir a esterilização de instrumentos médicos. Testagens frequentes para HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são fundamentais.

Um avanço significativo é a PrEP, disponível no SUS, sob orientação médica, para maiores de 15 anos em situações de risco elevado, como parceiros de HIV positivos, múltiplas parcerias sexuais, uso irregular de preservativos, histórico de ISTs ou acompanhantes. "A PrEP é indicada para pessoas que, em decorrência de se entenderem sob risco elevado de exposição ao HIV, por suas práticas, precisam já estar em uso de medicamento para evitar a contaminação", explica Maria Alice. Já a PEP (profilaxia pós-exposição) é para quem teve uma exposição concreta ao vírus e não usa PrEP, devendo ser iniciada o mais breve possível após o risco para prevenir a infecção.

O aumento na testagem, impulsionado por iniciativas como a estratégia “Fique Sabendo” e a descentralização na Atenção Primária, influencia diretamente os números. Dados da Sesab mostram que a taxa de incidência de HIV na Bahia subiu de 15% em 2020 para 22,2% em 2024, com uma leve redução para 18,3% até novembro de 2025. Para aids, os índices variaram de 5,7% em 2020 para 8,5% em 2023, caindo para 5,7% este ano. Segundo o órgão estadual, o incremento de notificações está relacionado à maior detecção precoce. A mortalidade pela doença diminuiu, registrando 564 óbitos em 2024 (taxa de 3,8%).

O estigma continua sendo um obstáculo. "O medo é o principal rival da prevenção e do tratamento precoce. A estigmatização da pessoa convivendo com o HIV ainda traz muita apreensão, o desconhecimento do tratamento e de sua eficácia também são pontos de fragilidade", alerta a infectologista. Hoje, o HIV é uma condição controlável, com tratamentos que envolvem poucos comprimidos diários e efeitos adversos mínimos, contrastando com o histórico de complicações dos anos iniciais. O Ministério da Saúde visa que 95% das pessoas infectadas sejam diagnosticadas, 95% delas tratadas e 95% com carga viral indetectável, tornando o vírus inofensivo para a saúde pública.

Para os jovens, Maria Alice deixa uma mensagem direta: “O protagonismo da nossa saúde nos pertence, é preciso responsabilidade em tudo que fazemos e que pode nos afetar ou aos nossos circunstantes”.

Sobre a Hapvida

Com 80 anos de experiência, a Hapvida é hoje a maior empresa de saúde integrada da América Latina. A companhia, que possui mais de 73 mil colaboradores, atende 16 milhões de beneficiários de saúde e odontologia espalhados pelas cinco regiões do Brasil.

Todo o aparato foi construído a partir de uma visão voltada ao cuidado de ponta a ponta, a partir de 86 hospitais, 78 prontos atendimentos, 363 clínicas médicas e 305 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Dessa combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.




Visualizar todas as imagens em alta resolução





Bianca Rocha
Executiva de Atendimento
bianca@textoecia.com.br
(71) 99963-2513 / (71) 98147-4334

Numen forma mais de 30 pessoas com deficiência em SAP

 


Programa de formação e contratação exclusivo para PCDs faz parte da estratégia de DE&I da empresa

Incluir, formar e transformar. É com esse objetivo que a Numen, líder em soluções tecnológicas, lançou, em parceria com a Prosper Digital Skills, o PlurAll Edição PCDs, programa de formação e desenvolvimento exclusivo para pessoas com deficiência. Só na primeira edição, realizada neste ano, a iniciativa já formou mais de 30 profissionais.

Para a Numen, não existe inovação sem diversidade. Foi com essa mentalidade que a empresa criou o programa, para não somente atrair talentos, mas também contribuir com sua formação. Nesse sentido, a iniciativa almeja abrir portas para esses profissionais em um futuro mais acessível, justo e inclusivo para o mercado de tecnologia.

Mais do que simplesmente atender cotas estabelecidas pelo Governo, a empresa sempre teve a missão de formar um time diverso, como explica a CEO, Andreia Tsuruhame. “Desde a fundação da Numen, queremos levar valor para as pessoas. Nos últimos anos, temos crescido e isso traz desafios em todos os sentidos. Mas, quando falamos sobre inclusão, muito mais do que um trabalho estratégico e obrigatório, essa é uma ação que precisa ser feita com o coração. Essa iniciativa nasceu do nosso desejo de ir além”.

Durante o programa, os participantes têm acesso a conteúdos práticos, acompanhamento personalizado e um ambiente seguro para aprender, errar, experimentar e evoluir. O processo conta com o suporte de uma equipe especializada e preparada para acolher cada aluno.  “Para nós, inclusão não é um gesto simbólico — é uma responsabilidade concreta. Por isso, além de formar profissionais, dedicamos energia real em preparar todo o nosso ecossistema para recebê-los com dignidade. Adaptamos processos, espaços, ferramentas e, principalmente, investimos na formação de lideranças inclusivas. Cada pessoa que participa do programa deve encontrar um ambiente onde possa aprender, se desenvolver e ser tratada com respeito desde o primeiro dia”, pontua Vanessa Togniolli, CHRO da Numen.

A primeira edição contou com mais de 100 inscritos, que foram selecionados de acordo com os seguintes pré-requisitos: Ensino Médio completo; ser uma pessoa com deficiência com laudo de comprovação; noções básicas de desenvolvimento de software; interesse e disponibilidade para aprender a linguagem SAP ABAP e atuar neste meio; além de conhecimentos básicos de Pacote Office e ferramentas de trabalho remoto.

Entre os participantes da primeira turma, esteve Miguel Quintanilha. “A trilha de formação é excepcionalmente bem estruturada. O conteúdo é apresentado de forma clara, em um roteiro lógico que facilita o aprendizado progressivo e evita qualquer sentimento de sobrecarga. Sinto que essa jornada foi um investimento direto no meu desenvolvimento profissional, uma experiência enriquecedora que me deu novas perspectivas e ferramentas para o meu trabalho”.

O curso acontece de forma 100% remota, tem a duração de cinco semanas e, após a trilha de aprendizagem, esses profissionais, além de serem preparados para o mercado, também poderão ser contratados pela Numen. Desta primeira turma, 97% dos participantes ingressaram na empresa e, agora, iniciaram uma jornada de três meses, na qual serão alocados junto com seus respectivos mentores. Após esse período, estarão preparados para iniciar a trajetória profissional como júniores.

As vagas disponíveis são divididas em modelo 100% remoto e híbrido em São Paulo. O modelo de contratação é CLT e os benefícios englobam vale-refeição; vale-alimentação; seguro de vida e plano de saúde/odontológico.

Após o sucesso da primeira turma, a Numen tem intenção de abrir novas vagas no segundo semestre de 2026. “Os resultados desta primeira edição reforçam que estamos no caminho certo. Formar e reter talentos é importante, mas saber que estamos ajudando a construir um mercado de tecnologia mais inclusivo é o que realmente nos move. Este é apenas o começo: queremos ampliar o impacto e transformar essa iniciativa em uma referência contínua para o setor”, finaliza a CHRO.

Sobre a Numen:
Com presença no Brasil, Europa e América do Norte, a Numen é uma consultoria com forte atuação em projetos SAP e parceira estratégica de grandes players globais como AWS, Salesforce e Celonis. Reconhecida por sua abordagem inovadora e foco consistente em resultados, a Numen apoia empresas na transformação digital e na geração de valor sustentável. Para mais informações, visite: https://numenit.com/



Imagens relacionadas


Vanessa Togniolli, CHRO da Numen
baixar em alta resolução



Andreia Tsuruhame, CEO Numen Brasil
baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 95457-3500
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Educação corporativa: como o conhecimento será vantagem competitiva em 2026?

 


Por Rodrigo Abat

A Educação Corporativa tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas organizações ao redor do mundo. Devido à sua relevância, essa ação está passando por uma transformação profunda, deixando de ser baseada em transmissões extensas de conteúdo e passando a operar em um modelo de conhecimento aplicado, no qual o aprendizado é construído para ser utilizado imediatamente no trabalho real.

Por trás desse movimento, existem três razões centrais: a velocidade da inovação, a complexidade crescente das operações empresariais e a necessidade de alavancar competências críticas com maior agilidade. Isso significa que, hoje, o que importa não é mais o "quanto se ensina", mas sim o quanto o aprendizado impacta a performance, os resultados e a experiência do cliente.

Na prática, trata-se de um aprendizado orientado a tarefas, problemas reais, processos-chave e resultados mensuráveis. Com o atual dinamismo do mercado, a educação corporativa deixou de ser um conjunto de treinamentos pontuais e passou a operar como uma plataforma integrada de gestão do conhecimento – a qual é entendida como uma área estruturada, com processos, pessoas, métodos e ferramentas, voltada a garantir que o conhecimento certo chegue até a pessoa certa no momento certo.

Essa plataforma de conhecimento visa cumprir três fatores essenciais: mapear continuamente o que precisa ser aprendido, entregar conhecimento no momento da necessidade (just-in-time) e atualizar e distribuir conhecimento com agilidade, garantindo a evolução do time no mesmo ritmo da inovação.

Como prova da atual relevância dessa iniciativa nas organizações, segundo o LinkedIn Learning, 99% das empresas que participaram de um estudo priorizam o aprendizado contínuo como estratégia de retenção. Isso porque essa ação não apenas melhora a performance dos colaboradores, mas também contribui para a criação do senso de pertencimento.

Diversos setores já vêm reconhecendo essa abordagem. O segmento de tecnologia, por exemplo, tem adotado metodologias que combinam praticidade, modularidade e diversidade de formatos. As mais eficazes são: microlearning aplicado, com conteúdos curtos e tarefas específicas; aprendizagem multimodal, combinando leitura, vídeos, narração e prática; Learning by doing, que prevê aprendizagem prática com simulações, atividades hands-on e desafios reais; e trilhas personalizadas por perfil de atuação.

Há ainda a capacitação híbrida, combinando o estudo autônomo com momentos ao vivo; gamificação e interatividade, utilizando recursos como quizzes e pontuação para manter o usuário engajado; aprendizagem no momento da necessidade (just-in-time learning), com materiais curtos que resolvem problemas imediatos; e o compartilhamento do conhecimento, através de espaços estruturados onde profissionais trocam experiências.

Os exemplos de metodologias destacados acima ajudam a elucidar o fato de que existem diversas formas de aplicar a educação corporativa. No entanto, para que sejam conquistados resultados que garantam a competitividade do negócio, a liderança desempenha um papel fundamental na sustentação da cultura de aprendizado contínuo e na valorização do conhecimento aplicado. Isso significa que os líderes são os responsáveis por garantir que o aprendizado seja parte orgânica do dia a dia, influenciando tanto a evolução técnica quanto o comportamento das equipes.

A liderança orienta o desenvolvimento das equipes ao alinhar competências essenciais aos objetivos estratégicos e às necessidades dos clientes. Com isso, o aprendizado deixa de ser abstrato e passa a responder a desafios reais, ampliando seu impacto na operação e acelerando a evolução do time.

Nesse sentido, em 2026, as empresas mais maduras em educação corporativa medirão impacto não pela quantidade de horas treinadas, mas pela transformação gerada na operação, nas pessoas e nos clientes. Isso traz, na prática, vantagem competitiva, visto que a organização, ao capacitar um time, o prepara melhor para atuar frente às constantes evoluções e transformações que acometem o mercado. Afinal, não ganha a corrida apenas quem é rápido, mas quem constrói a capacidade de chegar mais longe.

Rodrigo Abat é CKO na Okser.

Sobre a Okser
A Okser é uma consultoria especializada na implementação do SAP Business One. Com 16 anos de expertise, atendendo empresas em todo o território nacional, a empresa já soma mais de 2 mil projetos realizados e mais de 3 mil usuários. A organização vai além, criando soluções tecnológicas personalizadas para lidar com qualquer desafio, simplificando processos e garantindo maior segurança e eficiência operacional. 



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Cinthia Guimarães


Tel: +55 (11) 95457-3500
Email: cinthia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br

Nove dicas para organizar as finanças em 2026

 

Recovery

Nove dicas para organizar as finanças em 2026

Com orientação da Recovery, confira passos importantes para sair do endividamento e começar o ano com mais controle financeiro

Mesmo que o tema finanças pessoais esteja cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, boa parte da população ainda sente dificuldade em lidar com o próprio orçamento. Segundo a 17ª edição do Observatório Febraban, 55% afirmam entender pouco (40%) ou nada (15%) de educação financeira, embora a maior parte diga dar muita (55%) ou alguma (20%) atenção ao controle do dinheiro. Na prática, essa distância entre interesse e conhecimento faz com que pequenas escolhas do dia a dia se transformem em dívidas, atrasos e perda de planejamento, especialmente em um cenário de renda comprimida e custo de vida elevado.

Para Camila Poltronieri Flaquer, Head de Cobrança Digital (B2C) da Recovery, organizar as finanças para ter um 2026 mais leve não exige fórmulas complexas: “Educação financeira é, antes de tudo, clareza. Quando a pessoa entende quanto ganha, quanto gasta e o que pode ajustar, o planejamento aparece e as decisões ficam menos pesadas”, afirma. 

A seguir, reunimos nove passos simples para quem quer começar o ano com mais controle, rumo ao fim das dívidas e ao alcance da organização financeira. 

  1. Fazer diagnóstico da vida financeira

O primeiro movimento é simples: saber exatamente quanto dinheiro entra na conta e quanto sai. Para isso, é importante montar um orçamento claro, com todas as receitas (entradas) e despesas (saídas), assim se torna fácil visualizar para onde o dinheiro está indo e se o mês fechará no azul (saldo positivo) ou no vermelho (saldo negativo). Devem entrar nesse controle desde as despesas fixas até os pequenos custos diários como cafés e carros de aplicativo, que costumam passar despercebidos, mas fazem diferença ao final do mês.

  1. Organizar as dívidas

O cartão de crédito segue como o principal vilão do endividamento dos brasileiros, especialmente quando entram na fatura parcelada ou no crédito rotativo. O cheque especial, com juros ainda mais altos, completa a lista de dívidas críticas que criam a famosa “bola de neve”. Empréstimos pessoais e consignados, embora mais baratos, também pesam quando usados sem planejamento. Já financiamentos de casa e carro comprometem parte fixa da renda por muitos anos.

Por isso, organizar todas as dívidas, ter controle do valor total das dívidas, já com juros, parcelas e prazos, é essencial para definir prioridades e estratégias de quitação. Para ter acesso a essas informações, a dica é entrar em contato com as instituições credoras ou de renegociação de dívidas, como a Recovery.

  1. Dialogar com a família

Negociar custos e revisar hábitos de consumo torna-se mais viável quando todos os membros da família dividem responsabilidades e se empenham em gerar alguma renda mensal. Conversas francas sobre gastos com alimentação fora de casa, assinaturas recorrentes, planos de telefonia e compras por impulso ajudam a encontrar pontos de corte sem grandes traumas. A organização financeira é muito mais eficiente quando vira um projeto coletivo e os familiares se unem para equilibrar a vida financeira.

  1. Avaliar a venda de bens que pesam no orçamento

Em algumas situações, vender um bem pode ser a saída mais inteligente em prol das finanças pessoais. Um carro, por exemplo, traz custos mensais expressivos — combustível, seguro, manutenção, IPVA, que muitas vezes pesam nas finanças pessoais. Reduzir ou eliminar despesas pode ser decisivo para reorganizar a vida financeira, abrir espaço no orçamento e permitir novos planos no futuro.

  1. Buscar novas fontes de renda

Uma renda extra pode acelerar a saída do endividamento ou ser um ponto de partida para ter uma reserva financeira para lidar melhor com imprevistos e sonhos. A ideia não é trabalhar dobrado, mas aproveitar habilidades existentes, sempre que possível: cozinhar marmitas, vender produtos, dar aulas, fotografar festas, prestar pequenos serviços ou fazer trabalhos pontuais online. Mesmo que a renda extra conquistada seja poucas, vale lembrar que pequenas quantias mensais podem fazer muita diferença quando usadas com estratégia.

  1. Renegociar dívidas com planejamento

Depois de organizar o orçamento e identificar quanto você tem disponível por mês para sair da inadimplência, chega a hora de renegociar suas dívidas em aberto. Para começar, saiba que pagamentos à vista costumam garantir descontos maiores. Para quem não tem essa possibilidade, alongar o prazo ou consolidar várias dívidas em uma só, pode facilitar o controle e quitação desses valores. Ficar de olho em programas de incentivo do governo como o Desenrola Brasil, disponibilizado no começo de 2025, e negociações diretas com empresas especializadas, que oferecem descontos significativos, como é o caso do Mega Feirão do Nome Limpo da Recovery, que apresenta até 99% de desconto na quitação de dívidas, além parcelamento em até 48 vezes, com valor mínimo de R$50 via PIX ou boleto bancário.

  1. Construir uma reserva de emergência

Poupar é hábito e não importa se o valor guardado no começo for pequeno. Começar com R$30 por mês já cria um colchão capaz de evitar novos endividamentos no futuro. A reserva deve permanecer num investimento de liquidez rápida (como a poupança) e só ser usada em situações urgentes, como despesas médicas, imprevistos domésticos ou alimentação.

  1. Reduzir o número de cartões e controlar o crédito

Quanto mais cartões de crédito, maior a chance de perder o controle. Reduzir a quantidade, anotar compras parceladas e pagar sempre o valor total da fatura são hábitos que evitam que o crédito, um recurso útil, se transforme numa armadilha. Deixar o cartão em casa e priorizar o débito pode ajudar quem costuma agir por impulso.

  1. Revisar hábitos de consumo 

Os gastos invisíveis são silenciosos, mas poderosos. Delivery de refeições usado com frequência, deslocamento com carros de aplicativo, lanches fora de casa, assinaturas de streaming pouco usadas, compras motivadas por promoções e até jogos de aposta podem comprometer parte significativa do orçamento mensal. Identificar esses custos, ajustar a rotina, planejar refeições, usar mais transporte público e avaliar promoções com critério podem contribuir para a redução de despesas, além de trazer saúde financeira e bem-estar para as famílias.

Sobre a Recovery

A Recovery é uma empresa do Grupo Itaú e plataforma especialista em recuperação de crédito no Brasil. Líder de mercado, a companhia possui sob sua gestão mais de R$ 132 bilhões de créditos inadimplidos e, atualmente, mais de 30.7 milhões de clientes com dívidas ativas em sua base. Mais informações em https://www.gruporecovery.com




Visualizar todas as imagens em alta resolução





Hercog Comunicação e Estratégia

Resultado x Propósito: o que faz a diferença no sucesso corporativo?

 


Por Fernando Poziomczyk

Por que algumas empresas apenas sobrevivem, enquanto outras prosperam e inspiram o mercado? Por muito tempo, a resposta esteve fixada em 'o quê' – o produto ou serviço oferecido – e no 'como' – a diferenciação no mercado. Hoje, diante de tamanha competitividade, a verdadeira chave para o sucesso e crescimento sustentável reside muito mais no 'porque': a razão de existência e propósito de cada negócio, que destaque seus valores além do dinheiro em si. Isso, certamente, é o que impulsionará uma empresa verdadeiramente lucrativa – em todos os sentidos.

Toda organização precisa, certamente, gerar resultados excelentes que lhe permita prosperar. Entretanto, a forma na qual conduz esse processo não deve se basear, apenas, nesse crescimento econômico. Empresas que focam, excessivamente, no lucro em si e, consequentemente, lideram seus times com esse mindset, tendem a não perpetuar suas operações, justamente por deixarem de lado o que, realmente, deve ser o coração de seu planejamento estratégico: a conexão de cada um com o que está sendo feito.

Uma pesquisa da Gallup, como prova disso, mostrou que, se todos os trabalhadores do mundo estivessem realmente engajados com esse propósito, a economia global poderia ter um aumento de produtividade de até US$ 9,6 trilhões, o equivalente a cerca de 9% do PIB mundial. Estamos perdendo um enorme potencial de impulsionar nosso mercado, enquanto muitas operações ainda não se preocuparem em também priorizar o motivo pelo qual tudo está sendo feito.

Um exemplo nítido disso é o que está acontecendo, atualmente, com a Meta. Em estado de alerta após perder diversos talentos, Mark Zuckerberg bilhões de dólares no recrutamento de profissionais de inteligência artificial, preocupado em perder competitividade nessa corrida intensa da IA generativa. Uma organização que, por muito tempo, foi considerada uma das mais disruptivas de seu ramo, hoje busca meios de atrair e reter profissionais que queiram trabalhar lá com uma visão à longo prazo.

O que está por trás dessa dificuldade? Um foco intenso apenas em ter equipes altamente qualificadas tecnologicamente, mas que, não necessariamente, estejam verdadeiramente conectadas com um propósito maior nesses valores e objetivos. Essa falta de alinhamento é cada vez mais percebida no mercado global, mostrando que de nada adianta prezar por ótimos resultados financeiros, sem que os talentos estejam conectados com tudo que é feito no ambiente de trabalho.

Simon Sinek, em seu conceito do Golden Circle, destaca esse modelo de liderança como essencial e um diferencial competitivo ao inspirar os profissionais a pensarem, agirem e se comunicarem gerando um impacto positivo na sociedade. O ‘porquê’ das operações, em sua visão, deve ser o núcleo de todas as estratégias corporativas: por que a empresa foi criada? Pelo que você trabalha?

Todos os processos, métodos, produtos e serviços desenvolvidos cercarão esses ideais, prezando por sua flexibilidade como forma de se ajustar às mudanças constantes do mercado. Isso é o que favorecerá a construção de uma cultura organizacional forte e a conexão genuína com clientes, equipes e demais parceiros de negócio.

Como levar toda essa teoria à prática? Definindo, com clareza, o propósito da organização, revisitando-o constantemente, se adaptando às mudanças do mercado e, principalmente, alinhando a execução do planejamento estratégico ao propósito de cada um. Encantar e engajar os profissionais dentro de um ambiente de trabalho não é simples, mas determinante para um sucesso saudável de qualquer negócio. Então, comece pelo porquê tudo isso está sendo feito, que outros direcionamentos virão com muito mais clareza e eficácia.

Fernando Poziomczyk é sócio da Wide Executive Search, boutique de recrutamento executivo focado em posições de alta e média gestão.

 

Sobre a Wide:

https://wide.works/
Com mais de 30 anos somados de recrutamento especializado e mais de 20 mil entrevistas realizadas, o propósito da Wide, empresa de recrutamento e seleção de alta gerência, é construir legados, seja o das empresas contratantes, o dos candidatos e o seu próprio.



Imagens relacionadas


baixar em alta resolução



Nathália Bellintani


Tel: +55 (11) 9848-4042
Email: nathalia@informamidia.com.br
www.informamidia.com.br