Tendências do CRM para 2025: O futuro da personalização e integração de dados
(*) Renan Marafigo
O cenário de CRM passou por uma transformação
significativa nos últimos anos e o digital tornou-se o principal canal
de contato com o consumidor. O CRM emergiu como a ferramenta essencial
para organizar dados, gerenciar ações e otimizar os diversos pontos de
contato. Além disso, a crescente importância dos dados primários,
trouxe um novo protagonismo à disciplina de CRM.
Contudo, ainda observamos três perfis distintos entre as
empresas nesse campo: 1) aquelas que ainda não possuem um sistema de
CRM efetivo; 2) aquelas que têm um sistema, mas não exploram suas
funcionalidades amplamente; e 3) aquelas que utilizam o CRM de forma
eficaz, mas precisam incorporar novos recursos, uma vez que as
transformações e funcionalidades estão em constante evolução.
Com isso em mente, destacamos as principais tendências de CRM
para 2025, visando ajudar as marcas a avançarem em suas jornadas,
independentemente de seu estágio atual. Durante minha visita ao *Dreamforce, em São Francisco (EUA), obtive insights valiosos que compartilho a seguir.
- Personalização além do nome: Historicamente, a
personalização no CRM era limitada a detalhes básicos, como um
simples "Olá, [nome do cliente]". Hoje, com o avanço das
tecnologias, essa personalização evoluiu para algo muito mais
sofisticado. Ferramentas avançadas permitem que as empresas
personalizem não apenas as mensagens de marketing, mas também toda
a jornada do cliente — desde a experiência de compra até o
suporte e as interações pós-venda. Para se destacarem, as marcas
precisam ir além do básico e usar os dados de forma estratégica,
criando experiências verdadeiramente únicas e relevantes em cada
ponto de contato. Atualmente as marcas já fazem personalizações nas
suas comunicações, mas como você se destaca em relação a seus
concorrentes? Essa é a grande questão.
- A revolução da integração de dados: com a crescente
complexidade dos dados, a capacidade de integrar diferentes fontes
de informação se torna crucial. As empresas estão começando a
perceber que a personalização eficaz requer uma visão holística do
cliente, que só é possível com dados integrados. A integração
entre sistemas é vital para garantir que agentes automatizados
possam realizar tarefas como fazer pedidos ou trocar mercadorias.
As empresas precisam se preparar para um ambiente onde os dados
fluem livremente entre os sistemas, permitindo uma experiência
mais coesa e conectada.
- Inteligência artificial na personalização: A
inteligência artificial (IA) é uma ferramenta essencial para as empresas
melhorarem a personalização e se conectarem de maneira mais
significativa com os clientes. Funcionalidades como a escolha do
melhor horário para enviar e-mails e a análise do engajamento
ajudam a otimizar campanhas. Por exemplo, o uso de ações de
marketing para carrinhos abandonados no e-commerce podem utilizar
IA para enviar sugestões personalizadas e produtos
correlacionados, aumentando as chances de conversão. Essa
abordagem não só eleva as taxas de conversão, mas também fortalece o
relacionamento com o cliente, demonstrando uma compreensão profunda
de suas necessidades.
- Foco além da aquisição de novos clientes: conseguimos
ver através dos estudos que foram apresentados no evento, que o
esforço da maioria das empresas está em atrair novos clientes e criar
jornadas iniciais de relacionamento. Para 2025, com o aumento do uso
de dados em CRM e do uso da inteligência artificial, enxergamos
mais investimentos nas etapas de fidelização e retenção de
clientes. Esse é um trabalho complexo de estratégia de
relacionamento, uso de réguas automatizadas e conexão com canais
digitais (ex: site ou App) e físicos (Ex: lojas) para entender o
momento do cliente com a marca e ser propositivo de uma maneira
que faça sentido para o usuário final.
- A importância da experiência do cliente: A experiência
do cliente é um fator crítico para o sucesso em um mercado cada
vez mais competitivo. As empresas que se destacam são aquelas que
conseguem oferecer experiências consistentes e personalizadas através
dos canais de relacionamento. A capacidade de diferenciar-se em um
cenário onde todos estão adotando práticas de personalização será
um desafio. Portanto, criar uma experiência única e relevante
será cada vez mais importante para as marcas que buscam fidelizar
seus clientes.
À medida que avançamos para 2025, a
personalização e a integração de dados se tornarão pilares fundamentais
das estratégias de CRM. A inteligência artificial desempenhará um
papel central, ajudando as empresas a oferecerem experiências mais
relevantes e conectadas. A adoção de tecnologias inovadoras e a
capacidade de integrar dados de forma eficiente serão determinantes
para o sucesso das empresas que buscam se destacar em um mercado cada
vez mais exigente. As marcas que investirem nessas tendências estarão
mais bem posicionadas para atender às expectativas dos clientes e
garantir uma jornada do cliente excepcional.
*Dreamforce – um dos maiores eventos globais de tecnologia e inteligência artificial promovido anualmente pela Salesforce.
(*) Renan Marafigo é associate
partner e diretor de CRM da Cadastra, empresa global de estratégia,
tecnologia, dados e marketing.
Sobre a Cadastra
É uma Next-Gen Company, parceira de negócios digitais com múltiplas
expertises para oferecer uma revisão estratégica e operacional ampla
que abre novas fronteiras de resultados, seja de performance no curto
prazo, seja de geração de valor no longo. Com soluções de tecnologia,
marketing, consultoria, dados e analytics, oferece serviços em
Transformação Digital de ponta a ponta, com metodologia proprietária,
atingindo uma taxa de retenção de seus clientes superior a 90%. Com
mais de mil profissionais, em doze escritórios (Brasil, Argentina,
Colômbia, México e Inglaterra), está na liderança de três quadrantes do
Relatório ISG Provider Lens™ Martech Solutions e Service Providers
2022, 2023 e 2024 (Análise & Inteligência, Presença & Anúncios
Digitais e Serviços Estratégicos Martech) e foi listada no ranking The
Americas’ Fastest-Growing Companies 2023 do Financial Times, por seu
crescimento de 2018 a 2021. Em 2022, foi a primeira empresa nativa em
performance digital indicada ao prêmio Caboré, do Meio & Mensagem,
na categoria Serviços de Marketing, além de ser a única empresa da
América Latina a ganhar o Salesforce Partner Innovation Award 2022.
Mais informações:
DFREIRE Comunicação e Negócios
Rafael Machado - rafael@dfreire.com.br
Marcela Lima - marcelalima@dfreire.com.br - 11 95865-8450
Élida Golçalves - elida@dfreire.com.br
Carine Messias - carine@dfreire.com.br |
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