MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 25 de novembro de 2023

Edital de fotografia Mulheres em Movimento anuncia vencedoras


Edital de fotografia Mulheres em Movimento anuncia vencedoras

As vencedoras do edital de fotografia Mulheres em movimento: experiências de enfrentamento à pobreza foram anunciadas nessa quinta-feira, 23 de novembro. Promovido pelo Hub para a Erradicação da Pobreza - HubEP - composto pelas instituições Ação da Cidadania, Cieds, Gastromotiva, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Dara, Rede Asta, Sistema B e UNIperiferias -, o edital foi desenvolvido em parceria com o programa Imagens do Povo, centro de documentação, pesquisa e formação de fotógrafos do Observatório de Favelas. 

As três fotografias premiadas expressam o olhar e a experiência estética da mulher sobre identidade e cotidiano: Que nunca falte, de Beatriz Silva de Souza (Fortaleza/CE); Mãos que alimentam, de Ingrid Lima (Salvador/BA); e O sorriso das crianças já me faz feliz, de Iasmin Paolla Ferreira da Silva (Jaboatão dos Guararapes/PE).

A curadoria analisou, ainda, novas compreensões sobre ancestralidade e soluções para enfrentamento à pobreza. Além das fotografias premiadas, foi concedida, conforme previsto no edital, menção honrosa para as obras Cidade de Deus, de Mayara Evelyn Oliveira da Silva (Rio de Janeiro/RJ); O renascimento da Vênus em Cosmos, de Lavínia Abreu Pires (Rio de Janeiro/RJ); e Marias, de Letícia Umbelina da Silva (São Paulo/SP). 

A iniciativa, direcionada a mulheres negras e periféricas de todo o Brasil, com idade de 18 a 29 anos, recebeu inscrições de todo o país entre os dias 30/9 e 20/10/23, sendo cerca de 55% vindas da região Sudeste, 33% do Nordeste e 12% das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. Cada uma das três primeiras selecionadas receberá uma premiação no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). 

A comissão avaliadora foi formada por Thaís Rocha, pesquisadora de trajetórias e narrativas visuais de fotógrafas negras brasileiras; Deborah Núñez, pesquisadora de imagem e cultura, docente e fotógrafa; e Thaís Alves Campelo, visual designer e publicitária carioca que integra a equipe de Comunicação do Instituto Dara. As fotos selecionadas pelo edital ficarão expostas no site do HubEP (https://hubep.org.br/) e nas redes sociais. Lançado pelo HubEP, iniciativa multissetorial e 100% colaborativa para a erradicação da pobreza, o edital visa promover e valorizar territórios periféricos e seus moradores, fortalecendo o ecossistema de enfrentamento à pobreza a partir do registro e compartilhamento de suas vivências e saberes. 

Conheça as premiadas:

- Ingrid Lima (BA)

- Iasmin Paolla Ferreira da Silva (PE)

- Beatriz Silva de Souza (CE)

Menções honrosas

- Evelyn Oliveira (RJ)

- Lavínia Abreu Pires (RJ)

- Letícia Umbelina da Silva (SP)

Sobre o Instituto Dara

Fundado há 32 anos pela Dra. Vera Cordeiro, no Rio de Janeiro, o Instituto Dara atua na promoção da saúde e do desenvolvimento humano por meio da implementação e da disseminação de uma abordagem integrada de combate à pobreza, o Plano de Ação Familiar (PAF), que oferece assistência multidimensional a famílias em situação de vulnerabilidade, encaminhadas por organizações parceiras. Com apoio de uma rede formada por dezenas de voluntários e organizações, e contando com uma equipe multidisciplinar, atua, por meio do PAF, em cinco áreas: Saúde, Educação, Moradia, Renda e Cidadania, e está presente em quatro continentes com sua metodologia. 

Em 2023, o Instituto Dara passou a integrar, com status consultivo especial, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Economic and Social Council - Ecosoc) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Ecosoc reúne representantes de 54 países e agrupa cerca de 6.400 organizações - das quais 5.390 têm status consultivo especial, sendo em torno de 60 delas somente no Brasil.

Ludus Global

Flávia Perez

Tel: +55 21 99496-4521

Email: flaviaperez@ludus.eco.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário