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Um grupo unido pelo amor, ou ao menos pela lealdade ao grupo, não precisa de dinheiro. Deirdre McCloskey para a Folha de São Paulo:
A
definição de "dinheiro", em economia, é qualquer coisa que realize três
tarefas. Ele armazena valor; ele conta o valor em uma unidade —dólares
ou reais; ele é aceito para comprar coisas. Dinheiro é para guardar,
contar, gastar.
Eu estava conversando com Lawrence H. White,
o grande economista monetário da Universidade George Mason, na
Virgínia. Ele acabou de escrever "Better Money: Gold, Fiat ou Bitcoin?"
(Melhor dinheiro: ouro, moeda corrente ou bitcoin?). Compre o livro!
Perguntei a ele se achava que havia alguma sociedade humana que não tivesse dinheiro.
Lawrence
e eu concordamos que o dinheiro não é apenas a cunhagem emitida pelos
reis, no início do primeiro milênio antes de Cristo, no que hoje é o
norte da Turquia. Visite um museu com peças do antigo Iraque e você verá
bobinas de ouro que as pessoas cortavam para comprar coisas. Os
mesoamericanos antes dos espanhóis usavam grãos de cacau como dinheiro. O
dinheiro também não é apenas o papel "fiduciário" que o Estado legaliza
e depois imprime em excesso, como no Brasil durante décadas, atingindo o
pico em 1990.
White
disse que somente quando as pessoas se dedicassem à agricultura é que
precisariam de dinheiro. Não, respondi, os caçadores-coletores também
precisariam de reservas de valor, contas e trocas. Lawrence respondeu
que escambo não é dinheiro. Respondi que, se um item de troca, como o
gado, é usado habitualmente, você também pode chamá-lo de dinheiro. Os
pastores da África Oriental usavam gado para comprar esposas.
Mas então nossa conversa chegou a uma nova ideia.
Um
grupo unido pelo amor, ou pelo menos pela lealdade ao grupo, não
precisa de dinheiro. Obtém as vantagens do dinheiro sem precisar de
nenhuma reserva, nenhuma contagem ou nenhuma troca. Dentro de famílias,
empresas e exércitos, basta depender da cooperação amorosa de uma
família ou da lealdade de um time de futebol ou, nos casos menos doces,
de uma ordem superior, como no planejamento central soviético.
Portanto,
não é se os humanos estão fixos num lugar que torna o dinheiro útil. É
se eles estão lidando dentro ou fora do grupo de lealdade/coerção. O
dinheiro é sobre lidar com estranhos.
Mas
espere. A economia, portanto, não pode ser apenas sobre pessoas de
fora. Também tem de ser sobre a formação de grupos de amor ou coerção.
Ou seja, até a economia monetária precisa de sociologia e política.
Postado há 1 week ago por Orlando Tambosi
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