Akio Toyoda é, além de bom piloto, também é um pé de valsa? Bom, o que sabemos é que ele, por acaso, é o CEO da Toyota e que teria comemorado, inusitadamente, uma vitória da empresa contra sua maior rival nos EUA.
Toyoda revelou que, ao saber que a Toyota havia vencido o último bastião de resistência do mercado americano, ou seja, a liderança em vendas totais no país, fez uma “dança feliz” em seu escritório, segundo ele próprio afirmou.
O CEO da Toyota, em um encontro com concessionários, revelou: “Na verdade, fiz uma pequena ‘dança feliz’ no meu escritório. Felizmente ninguém viu!”
Em 2021, a Toyota venceu a GM em vendas nos EUA, quebrando uma liderança de 90 anos, pois, desde 1931, nem a Ford fora capaz de passar a companhia de Michigan.
A japonesa emplacou 2,3 milhões contra 2,2 milhões da GM, em parte porque teve menos problemas logísticos e falta de chips, mas em 2022, a empresa já avisou que reduzirá seu ritmo.
No mesmo encontro, Toyoda mudou o tom ao falar do plano de eletrificação dos EUA, dizendo não acreditar nas metas de Washington.
Sobre o fim das vendas nos states até 2035, ele afirmou: “Realisticamente falando, parece bastante difícil realmente conseguir isso”.
Toyoda classificou como “muito difícil” a metade 50% das vendas de elétricos em 2030.
O CEO da Toyota disse que as metas do governo americano “tendem a restringir as opções disponíveis para soluções em direção à neutralidade de carbono”.
Sobre os carros elétricos, Toyoda afirmou que “vão levar mais tempo do que a mídia gostaria que acreditássemos”.
Para o chefão da Toyota, uma alternativa viável é usar o hidrogênio como combustível, algo que virou um mantra dentro da companhia nipônica.
Toyoda focou nesse objetivo e não abrirá mão disso. Ele afirmou: “Essa é a nossa estratégia e vamos mantê-la”.
O executivo apontou que alguns fabricantes vislumbram a “linha de chegada” nos elétricos, mas ele “não vê uma linha de chegada até que a Toyota alcance a neutralidade de carbono”.
Ainda assim, a Toyota fará 3,5 milhões de carros elétricos ao ano em 2030, tendo 30 novos produtos até lá.
Finalizando, Toyoda comentou: “A Toyota é uma loja de departamentos de todos os tipos de motorizações. Não é certo que a loja de departamentos diga: ‘Este é o produto que você deve comprar.’”
[Fonte: Autoblog/Auto News]
Nenhum comentário:
Postar um comentário