MEDIÇÃO DE TERRA

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MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Produção de veículos novos vive retomada no terceiro trimestre, aponta OLX

 


  • Indústria registrou índice de fabricação de novos automóveis 34% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
  • É o melhor patamar desde 2021
  • Os 10 veículos mais vendidos por meio da plataforma possuem a menor variação de preço em comparação aos trimestres anteriores

 

26 de outubro – A Análise Setorial do Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da OLX que avalia o movimento do setor nos últimos meses, aponta sinais de retomada do segmento no terceiro trimestre deste ano, com melhor patamar de produção desde 2021 e menor variação no preço de veículos vendidos por meio da plataforma. O relatório é elaborado por meio da base de dados da empresa , com diagnóstico da oferta e demanda do mercado em tempo real, além do acompanhamento da economia brasileira e informações fornecidas por parceiros do setor automotivo. Nesta atual edição, o estudo aponta que a fabricação de veículos novos e seminovos seguem em crescimento no país, atingindo 34% no comparativo ao mesmo período do ano passado e 6% no acumulado do ano, segundo a Anfavea.

 

Segundo o economista-chefe da OLX, Danilo Igliori, ao contrário do visto no primeiro semestre, o mercado apresenta crescimento nas vendas de novos e usados. “Ainda que seguindo com adversidades como a alta da inflação e o encarecimento do crédito, o setor mostrou maior fôlego com a recuperação da produção e melhora na atividade econômica”, destaca. 

 

Cenário macro ainda incerto

Do ponto de vista do cenário macroeconômico, o bom desempenho do Produto Interno Bruto no segundo trimestre, as medidas fiscais de estímulo ao consumo e a melhora nas cadeias produtivas contribuíram para a projeção de 2,7% em 2022 (IBGE, Focus/BACEN).Ao mesmo tempo, considerando os efeitos de curto prazo dessas políticas, espera-se um crescimento mais tímido do PIB no próximo ano.

 

Já a taxa Selic subiu 0,5 pontos percentuais no último trimestre (Banco Central), reduzindo o ritmo de crescimento observado desde o início do ciclo de alta. Apesar do Banco Central sinalizar que esse ciclo foi encerrado, a previsão é de manutenção do nível elevado da taxa de juros por um período prolongado.

 

A análise aponta melhora no índice de confiança do consumidor e empresarial no último trimestre, registrando 89 e 101,05 pontos, respectivamente (dados da FGV). Esse resultado vem de uma melhor percepção do ambiente econômico de curto prazo, com a desaceleração da inflação e queda do desemprego.

 

“O aumento das taxas de juros em países desenvolvidos e a maior probabilidade de um período de recessão global, bem como a continuidade da guerra entre a Rússia e Ucrânia, somam-se à falta de clareza sobre a política econômica do próximo governo no Brasil, contribuindo para a manutenção de incertezas no cenário macroeconômico”, afirma o economista chefe da OLX.

 

Recuperação na produção

O relatório da OLX aponta que a produção de automóveis e comerciais leves teve seu melhor desempenho do ano neste último trimestre, avanços na composição das cadeias globais. Após os impactos da crise global de semicondutores, as fábricas voltaram a dar indícios de melhora. A produção de veículos leves no terceiro trimestre registrou 609 mil unidades, de acordo com a Anfavea, maior número e melhor resultado trimestral desde 2021. Esse cenário aponta para recuperação na produção e maior oferta de veículos novos, contribuindo para o aquecimento do setor.

 

Oferta e demanda estáveis 

A oferta e demanda de veículos se mantiveram praticamente inalteradas no terceiro trimestre se comparado ao segundo trimestre. “Os consumidores estão aguardando a queda no preço se confirmar. O momento político do País também contribui para esse cenário, em especial na última quinzena de setembro, que foi afetada diretamente pelas eleições”, comenta o Vice-Presidente de Autos e Comercial da OLX, Flávio Passos.

 

Preço dos modelos

A inflação de automóveis novos e usados também apresentou desaceleração nos últimos meses como reflexo de uma melhora da cadeia produtiva do setor, que tinha contribuído com o aumento dos custos no início da pandemia.

 

Outro ponto de destaque é a estabilidade do preço médio de automóveis anunciados na OLX neste trimestre, registrando R$ 50,9 mil dentre os veículos mais vendidos no período. É a menor variação dos trimestres (2,6%).

 

No comparativo entre o segundo e o terceiro trimestre, o Gol e o Uno tiveram variação no preço de anúncio acima do apresentado pela média dos TOP 10 mais vendidos por meio da OLX, com 5,4% e 6,3%, respectivamente, seguidos do Palio, com aumento de 2,6%, índice próximo da média de variação.

 

Anúncios e vendas

De acordo com o relatório, o número de carros anunciados on-line pelos principais portais do mercado automotivo cresceu 21%, levando-se em conta a média mensal no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período em 2021.

Como reflexo do aumento da produção e com a melhora no mercado de trabalho, observa-se avanços nas vendas dos novos, que em comparação ao segundo trimestre cresceu 14%. Esse movimento também ocorreu na venda de usados, registrando alta de 17% no mesmo comparativo.

 

E, desde 2020, a cada cinco vendas realizadas no mercado de automóveis, uma delas aconteceu por meio da plataforma OLX.

 

Tendências

De acordo com Igliori, com a retomada da produção no mercado automotivo, o principal ponto de atenção está em entender o comportamento da demanda. “A alta da taxa de juros, a inflação e o endividamento das famílias comprometem o poder de compra. Por fim, a Copa do Mundo pode influenciar na diminuição de dias úteis do último trimestre”, afirma o executivo.

 

No que diz respeito às expectativas da produção e vendas no setor, Passos afirma que, apesar dos desafios do ano para a produção, a expectativa é de melhora na oferta e retomada de estoque de veículos novos. “Acreditamos que, com a perspectiva de manutenção do nível da taxa de juros Selic, com reflexos diretos nos juros para aquisição de veículos, espera-se também a continuidade do volume de concessões de crédito no mesmo patamar”, explica o VP de Autos e Comercial da OLX.

 

Os mais buscados e comprados pelo consumidor 

A Análise Setorial deste trimestre conclui que veículos com idade entre 7 a 9 anos lideram a preferência dos consumidores (20,1%), seguido dos veículos entre 10 e 13 anos (19,9%). A faixa de preço mais procurada pelos internautas são de veículos entre R$ 10 mil até R$ 25 mil, seguida dos automóveis que custam entre R$ 25 mil até R$ 40 mil.

 

A Volkswagen foi a marca mais buscada no terceiro trimestre de 2022 (18,8%), seguido por Chevrolet (17,7%) e Fiat (13,9%). 

 

O levantamento traz ainda o Gol como o modelo de veículo mais buscado na plataforma OLX (4,7%) no terceiro trimestre de 2022. Já o Honda Civic vem em seguida (3%).

 

Entre os modelos usados mais vendidos por região, estão:

  • Centro-Oeste: Volkswagen Gol 2012
  • Nordeste: Chevrolet Onix 2019
  • Norte: Fiat Palio 2008
  • Sudeste: Ford Fiesta 2014
  • Sul: Ford Fiesta 2014

 

Na categoria Hatch, Gol e Palio são a preferência. Corolla e Civic predominam nas vendas dos Sedãs, e Ecosport e Duster entre os SUVs.

 

O relatório completo pode ser encontrado na landing page do Data OLX Autos: https://lp.olx.com.br/dataolxautos/ 

 

Preferências dos consumidores de automóveis

A análise também aponta que a intenção de compra de automóveis aumentou no Brasil, de acordo com dados da pesquisa Brand Health Tracker (BHT), elaborada pela OLX. Cerca de 74% dos brasileiros seguem decididos a comprar ou trocar de carro nos próximos meses. 

A redução de preço (52%) e as melhores condições de pagamento (52%) são os dois fatores mais motivadores para a compra de um automóvel. Dentre os que citaram a diminuição do preço, quando questionados sobre a queda de valor esperada, 35% disseram considerar um desconto acima de 15% como uma boa oportunidade para realizar um negócio, 33% esperam uma redução de 7% a 10%, enquanto outros 14% aguardam desconto entre 4% e 6%.

 

Indagados sobre a digitalização dos processos que envolvem a jornada de compra e venda de veículos, a maioria deseja trâmites menos burocráticos, especialmente o levantamento do histórico veicular (82%) e transferência de documentação (80%). De forma geral, o desejo por maior digitalização engloba quase todos os processos: etapas do Detran (78%), simulação e contratação de financiamento (74%), vistoria do carro (70%), avaliação mecânica (68%), pagamento pela plataforma de compra e venda (67%) e contratação de seguro (64%).

O levantamento aponta também que apenas 26% das pessoas que planejavam comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses desistiram da aquisição do carro, queda de 2 p.p. em comparação com abril. Mais da metade dos que desistiram da compra ou troca do automóvel apontaram o aumento dos preços como o motivo principal (55%), seguido da espera por melhores condições de pagamento (31%). O fato de ainda não ter conseguido vender o carro atual foi apontado como o terceiro fator por 26% dos entrevistados. 

A última edição do BHT Autos entrevistou, entre 29 de julho e 4 de agosto, mais de 464 pessoas, que utilizam sites e aplicativos de compra, venda e aluguel de automóveis, com idades entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C, para vender, pesquisar ou comprar um veículo.

 

Sobre a OLX Brasil

 

No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida. 

 

Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.

 

A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.

 

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