Muito
se fala sobre humanização em saúde. Mas você sabe o que é atendimento
humanizado e por que essa prática é tão importante para os pacientes?
No
Brasil, a saúde é um direito universal garantido pela Constituição
Federal de 1988. Isso significa que todos têm direito a tratamentos
adequados fornecidos pelo poder público.
Partindo
desta Lei, em 2003, surge a Política Nacional de Humanização,
instrumento feito para estimular e pôr em prática o atendimento
humanizado nos serviços de saúde do país.
De
forma geral, a humanização promove, no relacionamento entre pacientes e
profissionais, um cuidado além da enfermidade e diagnóstico.
Atendimento humanizado é mais do que ser gentil, é realizar o encontro
de técnicas assistenciais juntamente com o olhar empático de considerar
toda complexidade e individualidade do paciente.
Para
abordar mais profundamente essa questão essencial no setor da saúde, a
Pró-Saúde, entidade filantrópica que gerencia quase 20 hospitais ao
redor do Brasil, com mais de 50 certificações de qualidade, lança um
e-book gratuito sobre o tema.
O
material foi elaborado por especialistas de psicologia, serviço social e
de comunicação, com o objetivo de auxiliar pacientes, acompanhantes,
familiares e profissionais da saúde a compreender melhor o que é
atendimento humanizado, como percebê-lo, quais são os canais para
cobrá-lo, os benefícios e passos importantes para estabelecer a
humanização nesse ambiente.
“Para
garantir a humanização, a Pró-Saúde têm uma política institucional que
orienta, por meio de diretrizes, sobre como essa prática deve
acontecer”, explica René Padovani, psicólogo e coordenador corporativo
de Filantropia da entidade.
“Entre
elas, estão a garantia do atendimento acolhedor e integral, valorização
do trabalhador da saúde, promoção de gestão participativa e incentivo a
ações humanizadas durante todo o período de acompanhamento do
paciente”, acrescenta.
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