Clichê
é aquilo que se repete e se torna previsível. Apesar de muitos
encararem como algo pejorativo, se o clichê funciona, por que correr
risco? Isso acontece no meio do marketing também. “Ao criar uma
campanha, muitas pessoas acreditam que a criatividade e a inovação são
sempre o melhor caminho. Mas fazer o ‘óbvio’ bem feito é tão importante
quanto testar novos caminhos”, defende Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados.
Não
à toa, um relatório global de retorno sobre investimento (ROI) da
Nielsen, líder global em mediação de audiência, aponta que 50% dos
planos de mídia enfrentam desafios durante sua execução. Sendo
assim, a especialista recomenda que, antes de se deixar levar por novas
ideias, uma campanha de marketing deve seguir alguns passos
importantes. Confira:
1- Saiba onde estar
A
depender da sua venda, faça pesquisas sobre regionalidade e público
dentro das redes sociais, para saber onde você deve apostar. De nada
adianta colocar um serviço mais usado por mulheres com uma determinada
idade em uma rede social majoritariamente infantil. Então, por mais que
pareça algo óbvio, para não correr o risco de desperdiçar investimento,
esteja sempre ciente sobre os espaços online em que andam os seus
públicos.
2- Degustação em troca de fidelização
Se
possível, permita que seus consumidores testem o seu produto ou
serviço. Esse gesto, que soa como um presente, aumenta as chances de
capitalização de novos clientes, além do sentimento de necessidade de
retribuição que pode acarretar em fidelização.
3- Aposte em mídia paga
Investir
em mídia paga é uma das mais importantes estratégias que irão ajudar a
melhorar e otimizar seus resultados. São diversos formatos que você pode
trabalhar. Anúncios nas redes sociais, links patrocinados, banners,
conteúdos patrocinados em blogs, mídia programática, entre outros.
4- Use seus pontos fortes para se destacar
O
que difere você dos seus concorrentes? Por que um consumidor escolheria
pagar pelo seu serviço ou produto? Saiba quais são os principais pontos
positivos e diferenciais do que você está vendendo, coloque isso em uma
frase e destaque-a em seus materiais, de preferência conversando com a
linguagem visual de sua campanha e de uma forma atraente e chamativa.
5- Nunca pare de monitorar e melhorar
Para
atingir resultados ainda melhores em suas campanhas futuras, esteja
sempre de olho nas métricas das suas campanhas, pois elas irão ajudar a
entender o que funciona melhor com o público que você quer atingir. Uma
forma de testar como chamar a atenção de seu público é usar títulos
diferentes para o mesmo conteúdo, fazendo uma segmentação do tráfego e
posteriormente analisando qual teve o melhor desempenho. A mesma
experiência pode ser realizada também com imagens.
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