Tecnologia já conta mais de 1,3 milhão de quilômetros mundialmente
Com extensão para mais de cem voltas ao redor da terra e cerca de 400 componentes ativos ao redor do mundo, a tecnologia de cabos submarinos ainda deve permanecer como alternativa mais rápida e eficiente a longo prazo. O tema, que vem ganhando espaço com a chegada do 5G ao Brasil e a busca por conexões com menor latência, ou seja, tempo de resposta da rede entre o emissor e o destinatário, será abordado durante o Futurecom 2022, que retornará ao formato presencial no São Paulo Expo, na capital paulista.
A indústria de cabos submarinos vem se
renovando e garantindo adesão de mercados pouco beneficiados até então -
como o da América Latina e Austrália – por meio da instalação de novos
cabos e a desativação de antigos. Desta forma, e mesmo com mais de 170
anos, o mercado se mantém moderno e atual, e deve chegar, segundo
pesquisas, a US$ 22 bilhões, em 2025, e até US$ 30 bilhões em 2027.
“O
sistema EllaLink, por exemplo, que conecta Fortaleza (CE) a Sines, em
Portugal, acaba de completar um ano e tem grande potencial comercial ao
habilitar uma conexão de alta capacidade e alta qualidade entre a
América Latina e a Europa, gerando possibilidades de maior colaboração
entre os dois continentes, bem como abrindo possibilidades múltiplas
para serviços inovadores”, destaca Hermano Pinto, Diretor do Portfólio
de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, responsável pelo
Futurecom, que este ano ocorre entre os dias 18 e 20 de outubro.
Ainda no Brasil, a tecnologia tem grande
potencial de crescimento e deve se beneficiar do movimento de redes
neutras que já vem ganhando força na Europa e na América do Norte. O
País tem, segundo o site especializado Submarine Cable Map, 15 cabos e
deve chegar a 16, em 2023, com a inauguração do Firmina, que vai
conectar a Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ao estado de São Paulo e
aos países vizinhos Uruguai e Argentina.
A tecnologia, que possibilita as comunicações transoceânicas, ainda lida com a incorporação de novos sistemas e vem evoluindo para lidar com adversidades provocadas pelo ambiente marinho, movimentos do fundo do oceano, navios e âncoras, a fauna, e até mesmo a água em si. “Mesmo com essas dificuldades, por alcançar até oito vezes a velocidade de conexão das redes de satélites, os cabos submarinos continuam sendo a base da rede global de comunicações em banda larga. Esta tecnologia sesquicentenária, exemplo da engenhosidade humana para a conectividade através dos oceanos, possibilita o intercâmbio de conhecimento, a promoção de pesquisas científicas e a comunicação de baixa latência, impactando a sociedade como um todo””, reforça Hermano.
Anote em sua agenda:
Futurecom 2022
Quando: 18, 19 e 20 de outubro
Local: São Paulo Expo
Para mais informações e novidades acesse o site e o canal do Futurecom.
Sobre o Futurecom
O Futurecom é uma plataforma que impulsiona o ecossistema de
tecnologia e telecomunicações, apresentando soluções para o seu
negócio, por meio de conexões de comunidades, relacionamentos e
conteúdo de qualidade em todos os ambientes: digital, físico e híbrido.
O Futurecom conta hoje com uma base de dados qualificada, com mais de
141 mil contatos de profissionais do setor e diversos canais, como
plataforma de negócios, website, redes sociais e uma plataforma de
conteúdo exclusivo. Futurecom é o parceiro estratégico ideal para
promover marcas, lançar produtos, gerar leads qualificados e realizar
ações personalizadas para obtenção de um melhor retorno de
investimento, com mais foco e assertividade.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados
especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio
global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais,
sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição,
Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia
e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e
parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver
experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos,
conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado,
construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e
mercados 365 dias por ano.
Assessoria de Imprensa Futurecom
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5105-7171
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br
Marcelo Danil – marcelodanil@dfreire.com.br
Vera Aranha – vera@dfreire.com.br
Vitória de Jesus – vitoria@dfreire.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário