Brasileiros aceitariam fornecedor dados pessoais por meio de dispositivos digitais
para terem um prêmio de apólice mais baixo, mostra estudo da Capco
SÃO PAULO, novembro de 2021 –
Ter uma apólice de seguros ainda é considerado um luxo no Brasil, mas a
digitalização poderá ajudar a fidelizar os clientes atuais e expandir a
base de usuários, indica estudo da Capco, consultoria global de gestão
e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Para realizar o
estudo “O Futuro do Seguro: Personalizado, Digitalizado e Conectado”, a
Capco entrevistou quase 14 mil pessoas no mundo, sendo 1.007 pessoas
no Brasil. Os resultados serão anunciados durante a Open Insurance Week.
Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados que já possuem um
seguro contratado dizem que esperam melhores serviços online de suas
seguradoras. Além disso, 78% afirmou que espera essa melhoria por meio
de aplicativos que deem acesso a todos os produtos financeiros que
possuem, como contas bancárias e aposentadorias, e que também ofereçam
aconselhamentos personalizados.
Um outro dado sobre a digitalização é o de que 70% dos que não
têm seguro usariam um aplicativo para ver em um só canal todos os seus
produtos financeiros. É, portanto, uma indicação de potencial a ser
explorado.
“O mercado de seguros no Brasil está mudando rapidamente com a
Covid-19, com as tendências de digitalização e com as mudanças na
regulação. Mais do que nunca, as seguradoras devem ficar atentas aos
últimos desenvolvimentos do setor”, afirma Luciano Sobral, sócio da
Capco no Brasil.
O executivo lembra que a Superintendência de Seguros Privados
(Susep) está avançando com o open insurance e reforçando a regulação de
segurança cibernética. “Essas iniciativas representam tanto
oportunidades, quanto desafios para os seguradores. Novos produtos e
modelos de negócios podem ser criados, aumentando as conveniências para
os usuários atuais e contribuindo para a captação de clientes”,
completou.
Além da importância da digitalização na estratégia das
seguradoras, o estudo também indica que a criação de experiências
personalizadas pode ser um fator de sucesso. De acordo com a pesquisa,
dos 78% dos consultados que têm seguro e aceitariam informar seus dados
em troca de seguros personalizados premium e produtos, 41% faria isso
por meio de “wearables”, ou acessórios como relógios inteligentes. Por
isso, o compartilhamento de dados pode gerar novos pontos de entrada de
clientes no segmento, mostra a Capco.
Outra conclusão do estudo é a importância de ampliar a educação
sobre seguros na população, como forma de trazer novos clientes. Dos
entrevistados que não tem seguro, 77% nunca teve uma apólice e 31%
considera o produto desnecessário, enquanto 30% disse não saber muito
sobre o assunto. Outros 12% disseram que não saberiam qual seguro
comprar. Por isso, há uma oportunidade para as seguradoras demonstrarem
os benefícios que os produtos geram, assim como formas de pagamentos
alternativas como Pix e modelos como o pay per use, conclui a
consultoria.
O estudo aponta que o aumento de renda é o principal fator que
cria interesse de compra de seguros ou de aumento de cobertura já
existente. Além disso, custo-benefício é o fator mais importante na
hora de se decidir por uma seguradora. Apesar de ser considerado um
produto de luxo, 53% dos brasileiros disseram que deverão comprar um
produto adicional de seguros no próximo ano.
A pesquisa global da Capco aconteceu em abril e maio deste ano e
entrevistou 13.798 pessoas, sendo 49% homens, 50% mulheres e 1% se
identificaram como “outros”. Os entrevistados têm mais de 18 anos e são
do Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Alemanha, Áustria,
Suíça, Bélgica, Hong Kong, China, Singapura, Tailândia e Malásia.
Sobre a Capco
A Capco, empresa o Grupo Wipro, é uma consultoria global de
gestão e tecnologia dedicada ao setor de serviços financeiros. Nossos
profissionais aliam pensamento inovador e conhecimento incomparável no
setor para oferecer aos nossos clientes expertise em consultoria,
integração de pacotes e tecnologias complexas, entrega de transformação
e gestão de serviços, para o avanço de suas organizações. Com nossa
abordagem eficiente e colaborativa, ajudamos nossos clientes a inovar,
aumentar receitas, gerir riscos e mudanças regulatórias, reduzir custos
e aprimorar métodos de controle. Somos especializados particularmente
em serviços bancários, mercados de capitais, gestão de patrimônio e
investimentos, finanças, seguros, risco e compliance. Nos EUA, também
temos prática em consultoria no setor de energia. Atendemos nossos
clientes de escritórios nos principais centros financeiros das Américas,
Europa e Ásia-Pacífico. Para saber mais, visite nosso site website www.capco.com ou siga-nos no Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn, Instagram e Xing.
Informações para a imprensa
Rafael Machado
rafael@dfreire.com.br
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