MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 1 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente: Prolata dá dicas para ajudar a cuidar do planeta

 

Abeaço

Dia Mundial do Meio Ambiente: Prolata dá dicas para ajudar a cuidar do planeta  

Veja como fazer escolhas conscientes e preparar suas embalagens usadas para reciclagem, gerando renda para milhares de pessoas

No próximo sábado, dia 5 de junho, será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e o foco de debates,em 2021, é a importância da tecnologia e da ciência para a preservação ambiental.

Para lembrar a data, a Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, dá dicas de consumo consciente para que você possa lembrar desse dia diariamente, colocando atitudes sustentáveis em sua rotina. Confira:

  1. Que tal aderir ao movimento das escolhas conscientes? Além de dar preferência a produtos mais saudáveis, livres de aditivos químicos, como frutas e legumes in natura ou embalados em latas de aço, preste atenção no tipo de embalagem que vai levar para casa. Latas de aço e papel, por exemplo, além de infinitamente recicláveis, se degradam naturalmente caso sejam descartados no solo.
  2. Além de saudáveis, pois não necessitam da adição de conservantes químicos, os alimentos enlatados ajudam a reduzir o desperdício de alimentos. De acordo com estudo da Associação Europeia de Fabricantes de Latas de Aço (APEAL), um dos principais motivos que faz com que alimentos frescos sejam jogados no lixo é a deterioração natural pelas bactérias encontradas no meio ambiente. Na lata, alimentos perecíveis como frutas, vegetais, carnes e pescados ficam preservados por até três anos (ou mais), o que evita descarte.
  3. Separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão, vidro etc). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores se encarregam de separá-los e este trabalho gera renda para milhares de pessoas.
  4. Não é necessário lavar as latas de alimentos vazias. Lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Para latas de frutas e legumes, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois elas não são engorduradas.Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso, para não gerar mau cheiro e atrair vetores.
  5. Também não é necessário lavar as latas de aço de tintas e vernizes antes de descartá-las no ponto de coleta. Basta deixar os resíduos que restaram secando. A tinta seca não interfere no processo de reciclagem.
  6. A Prolatajá instalou Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em 19 municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Somente no primeiro trimestre deste ano, já foram recolhidas mais de 7,5 mil toneladas de latas de aço. Confira aqui os endereços: https://www.prolata.com.br/
  7. Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, não há problema. Descarte as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da Prolata para elevar continuamente a reciclagem do aço já envolve 55cooperativas e cerca de 1,5 mil catadores. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente. O aço é 100% e infinitamente reciclável.
  8. Jamais descarte no lixo orgânico máscaras cirúrgicas (ou quaisquer outras), lenços higiênicos ou luvas no lixo reciclável, pois isso coloca em risco o contágio dos catadores para a Covid-19 e outras doenças.

Sobre o Prolata
O Prolata é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2012, pela cadeia de valor dos fabricantes de latas de aço no Brasil. Iniciativa da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e coordenação e patrocínio em conjunto com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (ABRAFATI) para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas públicas de âmbitos federal, estadual e municipal, o Prolata obtém recursos de seus associados e parceiros investidores, os quais são integralmente aplicados na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos.



Imagens relacionadas

Dia Mundial do Meio Ambiente.
Dia Mundial do Meio Ambiente.
Divulgação Abeaço
baixar em alta resolução



Press à Porter

Tatiane Almeida
tatiane@pressaporter.com.br
(11) 98913-4752

Nenhum comentário:

Postar um comentário