Administradora digital Condofy relaciona alta a uso mais intenso de interfones, campainhas e elevadores
Foto: Divulgação
A pandemia impactou todos os aspectos da nossa vida, desde o social ao profissional, e as medidas para conter o avanço da Covid-19 levaram as pessoas “de volta para casa”. Literalmente. Com o home office, o isolamento social e o confinamento, os moradores precisaram se adaptar para passar mais tempo em casa. Essa nova realidade fez com que as instalações dos condomínios fossem mais utilizadas. Segundo a administradora digital Condofy, houve um aumento no uso de interfones, campainhas, e elevadores, o que gerou alta na demanda por manutenção predial aumentando, assim, alguns gastos.
“Com a pandemia
passamos a pedir mais delivery. Com isso, as entregas dispararam, assim
como o uso do interfone, por exemplo. Estar mais tempo no condomínio
também significa usar mais as áreas e instalações comuns, água e energia
elétrica”, afirma Bruno Cordeiro, CEO da startup. Um levantamento da
Secovi-SP confirma isso: o Índice de Custos Condominiais na Região
Metropolitana de São Paulo registrou alta de 7,99% na variação acumulada
em 12 meses (fevereiro de 2020 a janeiro de 2021). No mesmo período, a
manutenção de equipamentos acumulou alta de 25,71% e os valores com
conservação e limpeza, 22,60%.
Além dos custos, os
condomínios registraram mais problemas com ruídos de vizinhos, barulho
de obras e outras reclamações. Por se tratar de um momento delicado
também financeiramente, com muitas famílias impactadas por reduções no
salário ou desemprego, a inadimplência se tornou um receio. Para se
antecipar a isso, Cordeiro afirma que a Condofy auxiliou os condomínios
que administra a adotarem medidas preventivas, como o uso do fundo de
reserva para melhorias necessárias nesse momento e aprovação de cotas
extras para evitar a inadimplência e manter as contas condominiais sem
aumento de taxas.
"Durante alguns meses havia a expectativa de não saber ao certo como as coisas ficariam e como as pessoas iriam se comportar com tudo que estava acontecendo. Hoje, os prédios onde a Condofy atua já aceitam essa nova realidade e adotaram medidas permanentes, como fazer reserva para o uso das áreas comuns como piscinas e academias e limitar o número de pessoas para determinados espaços”, revela.
Obras nos apartamentos
Além das
questões de condomínio, o confinamento também implicou na adaptação da
casa para trabalhar e estudar. Isso levou ao aumento de obras dentro das
casas. Segundo a Condofy, houve uma alta de 20% no número total de
obras realizadas por seus clientes nos últimos seis meses.
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