Levantamento foi realizado pela DMCard , empresa líder nesse segmento de cartões.
Foto: Arquivo/Agência Brasil
Nos três primeiros meses deste ano, mesmo com o cenário de pandemia avançando e o pagamento do auxílio emergencial indefinido pelo Governo Federal, a DMCard conseguiu manter o seu ritmo acelerado de crescimento. O fenômeno da busca pelo cartão de crédito como aliado, principalmente o private label, é comprovado ao se observar a variação no número de propostas recebidas, ou seja, novos clientes em busca de crédito.
No primeiro semestre de 2020 foram 353.694 novas
propostas, total que no mesmo período deste ano chegou à marca de
470.674, um aumento de 33% e um novo recorde para a empresa. No primeiro
trimestre, os portadores dos cartões DMCard movimentaram R$ 870 milhões
em compras pelo país. O montante representa um crescimento de 29% se
comparado ao mesmo período de 2020, quando o valor em compras no crédito
gerido pela DMCard foi de R$ 676 milhões, o que já era um recorde para
janeiro, fevereiro e março.
Além disso, o resultado alcançado
pela instituição financeira também merece atenção, pois quase se igualou
ao valor movimentado em pagamentos realizados no 4º trimestre de 2020,
que foi de R$ 873 milhões. “Os últimos três meses do ano
tradicionalmente formam o período de maior movimentação no varejo devido
ao período de festas, pagamento de bônus e 13º salário pelas empresas.
Além disso, 2020 ainda contava com o pagamento do auxílio emergencial
às famílias de baixa renda impactadas pela pandemia”, explica Sandra
Castello, Diretora de Marketing e Pessoas da DMCard.
Mesmo sem auxílio o cartão ainda foi um aliado do consumidor
Desde
o ano passado, a DMCard entrou no setor de cartões de crédito
bandeirados com a Mastercard. Contudo, representando apenas 4% dos
cartões ativos, a principal ferramenta da instituição para
disponibilizar crédito ainda é o cartão de loja, o private label,
principalmente em supermercados, segmento no qual a empresa é líder há
anos. Sandra explica como esse business core e o atual cenário econômico
desafiador foram os fatores que impulsionaram o crescimento.
“A
pandemia potencializou um cenário econômico que já se mostrava difícil
há alguns anos. Um fenômeno que tem empurrado consumidores,
principalmente das classes mais baixas, para o cartão de supermercado
para conseguirem abastecer seus lares. Esse comportamento, aliado às
nossas ações de gestão rápidas e precisas, possibilitou sustentar a
nossa média de crescimento e nos estimulou a manter nossos planos de
lançamentos de novos produtos sem nenhum atraso”.
A executiva
também fala sobre a dificuldade de acesso ao crédito em momentos de
crise econômica como a que passamos. “O cenário econômico e o risco de
inadimplência já traziam cada vez mais dificuldade de acesso ao crédito
tradicional. Com a pandemia, somamos a esses problemas a diminuição de
poder aquisitivo ocasionada principalmente pelo lockdown. Para a
população de baixa renda e para aquele consumidor ainda desbancarizado, o
cartão de loja teve um papel importante na manutenção do consumo
doméstico básico”.
Cresce a busca também para acerto de dívidas
“Essa
busca pela segurança financeira, de ter um crédito à disposição para
emergências, também pode ser observada no aumento do número de
consumidores em dívida buscando realizar acordo para pagamento”. Destaca
Sandra, lembrando que, os que já possuem o cartão, se preocuparam em
mantê-lo ativo.
No primeiro semestre de 2020 foram mais de 268
mil acordos realizados, o que já era um salto, uma vez que representa
um crescimento de 33% ao ser comparado com o mesmo período de 2019.
Durante o ano passado, os números de novos acordos continuaram altos no
primeiro semestre e começaram a ter uma leve queda no segundo, quando a
pandemia começou a se estender mais do que era previsto e o efeito no
orçamento familiar passou a pesar no bolso.
Em 2021, essa
busca pelo pagamento de dívidas com a DMCard começa a retomar um ritmo
de crescimento. No primeiro trimestre chegou a um total de 287.518
acordos, o que representa um aumento de 7%.
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