MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Fiscalização Inteligente: prefeituras utilizam novas tecnologias para aprimorar a fiscalização tributária

 


 

Sistemas que acompanham em tempo real as arrecadações do município, promovem assertividade na gestão, controle e facilidade na tomada de decisão dos gestores e fiscais

São Paulo, 14 de maio de 2021 - A execução de um bom planejamento para a arrecadação de tributos nos municípios é fundamental para o desenvolvimento econômico social. Mas, somente tal fator garante o êxito da ação? Não, e a atual crise sanitária pela Covid-19 apontou quais outros caminhos devem ser percorridos para o aperfeiçoamento deste processo. Empresas de tecnologia estão aprimorando soluções de Fiscalização Inteligente para promover às administrações públicas amplo controle de Ação Fiscal e Gestão de Cobrança de Receita Tributária do ISS, visando racionalização da cobrança e o incremento do imposto.

Contudo, é preciso que antes de detalhar a funcionalidade de tais sistemas se entenda que a arrecadação de tributos das prefeituras ocorre por três vias: recursos próprios (IPTU, ISS), repasses dos governos estaduais e federal (FPM, ICMS). Com o objetivo de tornar a gestão mais assertiva, ágil e transparente, as ferramentas tecnológicas proporcionam o acompanhamento do desenvolvimento econômico com informações extraídas de dados, em tempo real, controle e verificação de irregularidades para a redução de despesas.

Com a contribuição dos sistemas de fiscalização as administrações públicas estão se modernizando, garantido incremento na receita e redirecionando o investimento nas necessidades de outros setores municipais. Entretanto, os benefícios vão além da otimização de processos internos e a entrega de recursos que facilitam a rotina dos fiscais, uma vez que o cidadão-contribuinte, as instituições financeiras e os contadores também são beneficiados com usabilidade na emissão de notas, agilidade no processo, ampla proteção dos dados e solicitações diretas à Fazenda Municipal, por meio do processo eletrônico. 

Tomada de decisão para o desenvolvimento econômico do município

Com a premissa de ativar serviços na gestão pública e contribuir para a criação de ecossistemas digitais, a Sigcorp Tecnologia da Informação atua há mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções para a área GovTech e auxilia o trabalho de diferentes esferas das administrações.

Na fiscalização tributária as soluções são divididas nos segmentos de ISS (NFSe, bancos, cartórios e Simples Nacional) e VAF – Valor Adicionado Fiscal. Com a ativação de sistemas integrados a solução Gestão Tributária utiliza recursos que complementam o controle por meio da gestão de receita e fiscalização, gestão de ajuizamento eletrônico e portal de serviços para facilitar a interação da prefeitura com o munícipe, evitando o deslocamento até o órgão público para obter 2ª Guias de tributos e taxas, consultar processos, requerimentos, declarações – entre outros.

O desenvolvimento de tais soluções permite que a gestão faça toda a fiscalização de maneira digital, com dashboards e indicadores da saúde financeira do município, qualificando e antecipando as ações da administração pública no processo de fiscalização das declarações de serviços prestados e tomados.

Com o objetivo de realizar a transformação digital em toda a área pública, para que a desburocratização dos processos ocorra tanto para a gestão quanto para o contribuinte, o mecanismo de inteligência fiscal elaborado pela Sigcorp proporciona resultados excelentes para a responsabilidade fiscal e o desenvolvimento econômico da cidade.

Com a alta qualidade no uso do sistema, que encanta os clientes, as ferramentas se tornaram grandes aliadas e facilitadoras para a aplicação correta da fiscalização tributária e com indicadores dinâmicos que colaboram na tomada de decisão dos gestores e agentes fiscais. 

Sobre a Sigcorp Tecnologia da Informação

Há 15 anos a empresa surgiu no mercado tecnológico para promover inovação e aperfeiçoamento na gestão pública, com sistemas digitais e modernos. Com a evolução da tecnologia, os serviços foram aperfeiçoados para entregar sistemas com foco na inteligência de dados e contribuir com a transformação digital da sociedade, em mais de 100 municípios.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Milene Rolan | milene.rolan@sigcorp.com.br

Tel.: 11. 4153-2945 / 99246-5780

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário