MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 27 de abril de 2021

4 benefícios do Cadastro Positivo para o consumidor que precisa de crédito

 


 

Banco de dados ajuda principalmente bons pagadores de baixa renda e pessoas não bancarizadas a terem acesso à crédito; no Brasil, número de pessoas sem conta em banco chega a 45 milhões

 

Apesar de existir desde 2011, muitas pessoas não sabiam da existência do Cadastro Positivo, fazendo com que o banco de dados tivesse pouca aderência. Com a alteração da lei 12.414/2011 em 2019, a inclusão no sistema se tornou automática e hoje todos têm o cadastro. Além disso, outros setores fora os bancos estão fazendo a integração ao sistema, como é o caso de telefonia e internet, que foi incluído neste mês. 


Mas o que é esse sistema? O Cadastro Positivo é um banco de dados ou um currículo financeiro com informações de pagamento de contas dos consumidores para criar um histórico de crédito, desde empréstimos a contas relacionadas a consumo, por exemplo. Esse histórico ajuda principalmente os bons pagadores de baixa renda e pessoas não bancarizadas a terem acesso à crédito de maneira mais justa. 


“Nós sempre tivemos muitas informações de bancos, mas é importante considerar que cerca de 45 milhões de pessoas não têm conta em banco no Brasil. Quando você tem acesso a informações de telefonia, utilities, energia, gás e saneamento, por exemplo, você tem uma visão mais ampla do CPF da pessoa. Isso beneficia o bom pagador de contas básicas que também precisa de acesso à crédito”,  explica Rogério Cardozo, diretor executivo da fintech Simplic. 


Pensando na importância do Cadastro Positivo para a vida financeira dos brasileiros, a fintech de crédito pessoal online Simplic com mais de 4,7 milhões de clientes/contas elencou quatro benefícios do banco de dados para mostrar como é importante manter o cadastro no sistema. Confira: 


Inclusão e mais acesso à crédito 


Com o Cadastro Positivo, a ideia é que as pessoas tenham mais inclusão financeira, especialmente pessoas das classes C e D que em alguns casos não tem nem conta em banco. Segundo dados do site do Serasa, a expectativa é que mais de 22 milhões de consumidores passem a ter acesso à crédito após sua inclusão no banco de dados. Outro ponto é que pessoas que não conseguem comprovar renda fixa, como autônomos, também podem utilizar o Cadastro Positivo como forma de ter mais acesso à crédito. 


Ajuda negativados 


O sistema também pode beneficiar as pessoas que estão negativadas. Isso porque, em muitos casos, basta estar com o nome ‘sujo’ devido a uma dívida em aberto para não passar em uma análise de crédito. Mas isso não significa, em todos os casos, que aquela pessoa é um mau pagador. Com o Cadastro Positivo, as instituições terão acesso a todo o histórico de pagamento de contas daquela pessoa e isso é pode ser fator decisório para liberação do crédito e em quais condições. O pedido de crédito por até ajudar na quitação da dívida, por exemplo. 


Maior oferta de crédito e taxas de juros menores 


Por ser um currículo financeiro, o Cadastro Positivo também possibilita maior oferta de crédito e até taxa de juros menores para quem tem bons hábitos de pagamento. A possibilidade de ter acesso ao histórico faz com que a análise de crédito por empresas, instituições financeiras e comércio seja mais justa, te diferencie de um mau pagador e tenha mais tranquilidade e segurança para oferecer condições melhores e juros menores. 


Transparência e sigilo dos dados 


Hoje os birôs de crédito, como a Serasa, são os gestores do Cadastro Positivo. Então a pessoa pode acessar o site do Serasa para consultar seu currículo financeiro e histórico e até pedir uma revisão caso encontre alguma informação divergente, por exemplo. Outro ponto é que o sistema também garante o sigilo dos dados, já que, mediante a lei, sua utilização só é permitida para fins de análise de crédito, financiamentos e outras transações. 


Sobre a Simplic

Lançado em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário