Elevação com contas básicas por passar mais tempo em casa pesou para 47% dos consumidores
Redação
Não bastasem a perda de emprego ou da renda com o fechamento de atividades, o brasileiro enfrenta também o aumento de despesas. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise, 42% dos brasileiros afirmam que a pandemia aumentou o seu nível de gastos.
Em comparação ao período anterior ao coronavírus, subiu o valor despendido com supermercado (55% dos entrevistados) e alimentação delivery (39%). A elevação com contas básicas por passar mais tempo em casa pesou para 47% dos consumidores.
Por outro lado, a maioria diminuiu as despesas com vestuário (63%), serviços de beleza (53%), artigos para atividade física (48%) e eletrodomésticos (45%). Entre os que tiveram redução dos gastos totais no período, 46% tiveram diminuição da renda, 41% estão inseguros com relação a quanto tempo a pandemia vai durar, e 32% tiveram menos despesas com lazer.
“A pandemia pegou todos de surpresa”, explicou o presidente da CNDL, José César da Costa. “Tudo gerou uma verdadeira transformação no consumo da população. Enquanto as despesas da casa aumentaram, aquelas que eram feitas no comércio e lazer diminuíram”, afirma José César da Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário