MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 29 de abril de 2018

A POLÍTICA E A DEMAGOGIA


Por: Maria Reis Gonçalves
Demagogia, é um termo de origem grega que é, a estratégia de obter poder político apelando aos preconceitos, emoções, medos, vaidades e expectativas do público, tipicamente por meio de retórica e propaganda passionais, e frequentemente usando temas populistas. Em termos etimológicos, provém do Grego, querendo dizer: “a arte de conduzir o povo”. Na política, a palavra demagogia, está associada a propostas e declarações que não podem ser colocadas em prática, e são feitas apenas com o intuito de obter benefícios eleitoreiros ou de popularidade para quem as promete. Se formos imaginar sonhadoramente, o poder de possuir a arte de conduzir o povo através da oratória e da propaganda, a lutar pelos seus anseios, é uma tarefa nobre e deveria ser a meta de todo politico honrado. Foi assim que a demagogia começou; antes, os discursos feitos pelos políticos tinham o objetivo de serem realizadas todas as promessas, as metas eram concluídas nos prazos; mas com o tempo e até mesmo o grande filosofo Platão, já alertava, que a demagogia era algo que o homem não devia almejar. Não devia, mas, demagogia é o que os homens políticos mais têm praticado nos seus discursos, nos últimos tempos.

Sabemos que toda pessoa demagoga é hipócrita. O Político demagogo está sempre apelando para as emoções do povo, através do seu discurso busca persuadir a população de que a sua vontade é honesta, que ele vai suprir todas as necessidades, e consegue convencer as pessoas a apoiar a sua candidatura e elegê-lo como representante da comunidade. Esse tipo de pessoa brinca com os sonhos e consegue transformar as pessoas em marionetes dos seus desejos. Políticos demagogos gostam de meias verdades, prometem e não cumprem, diz que vai realizar obras em beneficio do povo e depois de eleito só pensa em tirar proveito do cargo que recebeu. Antes de ser eleito briga junto com o povo, pelas suas reivindicações junto ao poder público, depois de eleito, condena o povo por lutar pelos seus direitos. O politico demagogo, também é uma pessoa incoerente. É difícil encontrarmos um político que não seja demagogo, um politico que não seja hipócrita, um politico que não seja incoerente. Muitas vezes o politico é tão persuasivo que nem percebemos que estamos sendo vitimas dele. O que ele pretende é simplesmente garantir o poder que adquiriu através do voto popular. O político demagogo já virou “figurinha carimbada”, na democracia brasileira.

Todo político demagogo tem um belo discurso que dá gosto de se ouvir. Aos ouvidos do povo a sua oratória soa como uma verdade. Porém, o politico demagogo usa a falácia, manipula as informações. e interpreta tudo de forma tortuosa, pois é dessa maneira que ele garante à atenção popular. Torna-se um verdadeiro ator em cena e, com seu discurso, conduz qualquer assunto, mesmo os que ele desconhece. Nos nossos dias, a demagogia passou a ser uma palavra terrível contra a carreira de qualquer politico. Não é uma palavra com conotação elogiosa e agrega uma série de discursos e atitudes que podem ser vistas como uma tentativa de desvirtuar a realidade. Apesar da demagogia está associada ao mundo politico, podemos encontrar pessoas demagogas em todas as profissões, mesmo as mais simples. No entanto, é na política que o seu significado tem mais força. No contexto politico que estamos atualmente, devemos ter muito cuidado com o discurso demagógico que iremos ouvir nesse período eleitoral que se aproxima. Devemos ter o máximo de cuidado para não ficarmos encantados com falácias e as promessas vãs. Pois teremos candidatos que serão mestres em fazer discursos demagógicos e todos nós podemos ser vítimas e, podemos acabar gostando disso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário