06 de abril de 2016, 17:30
O Sindicato dos Rodoviários da Bahia entrou com ação no Ministério Público contra a aplicação indiscriminada de multas de trânsito, que penalizam trabalhadores do sistema de ônibus coletivos de Salvador. O Sindicato anexou à ação farta documentação que comprova o caráter abuso das multas e requer a instauração de inquérito civil público para apuração das denúncias.
A pilha de notificações chega a ter registros de autuações repetidas feitas pelo mesmo agente para o mesmo veículo com diferença de dois minutos entre uma e outra, e multas por transitar em faixa exclusiva para ônibus. “São situações que demonstram claramente um despreparo do agente ou uso absolutamente inadequado dos radares, para atender apenas aos interesses da administração municipal em arrecadar recursos”, denuncia o presidente do Sindicato, Hélio Ferreira.
Ele aponta outras situações que comprovam o abuso: autuações por excesso de velocidade quando o tacógrafo indica velocidade abaixo do limite estabelecido para a via, multas em faixa de pedestres quando o registro mostra o veículo parado antes ou muito depois da faixa; e autuações repetidas de um veículo no mesmo horário, mesma via, mas em faixas diferentes.(Toda Bahia).
Nota de O Defensor: Em Ilhéus a coisa é bem pior, ninguém sabe para onde vai o dinheiro das multas. O mais grave, tudo sob os “olhos do MP”.