MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 30 de abril de 2016

Ministério da Cultura pode ser absorvido pelo o da Educação




Por Redação Bocão News | Fotos: Agência Brasil

Juca Ferreiras (Cultura) é um dos ministros que está com a malas prontas para deixar o governo tão logo a presidente Dilma Rousseff (PT) seja afastada pela comissão especial do Senado que analisa o processo de impedimento da mandatária. Embora não comente o assunto, Juca está inconformado com uma especulação que vem sendo divulgada com intensidade nos últimos dias: trata-se da junção do Ministério da Cultura com o da Educação.

No bojo da reforma proposta por Michel Temer, vice-presidente que assumirá a chefia do Poder Executivo assim que Dilma for afastada, há uma clara intenção de reduzir a quantidade de ministérios, ainda que a absorção de pastas não represente em si grandes economias e tampouco seja suficiente para tirar o país da crise, a ideia do peemedebista, segundo pessoas próximas a ele, é dar uma resposta a aqueles que pedem redução do tamanho da máquina pública.

Neste sentido, reduzir o número de ministérios é essencial, embora não represente necessariamente um corte de gasto significativo. A ideia é antagônica à da atual gestão que criou ministérios e fundou secretarias com status ministerial com o objetivo de atender a determinados segmentos que precisavam de foco e “poder de fogo”, no entanto, não é incorreto afirmar que muito mais poderia ter sido feito nestes anos. Ou seja, o fato de uma secretária não necessariamente garante atenção e eficiência no atendimento das demandas de determinada área.

Voltando ao ministério da Cultura, Michel Temer ainda não falou sobre o assunto. Juca Ferreira também não comentou oficialmente o assunto. O fato é que Marta Suplicy, a senadora que trocou o PT pelo PMDB, caso não seja eleita prefeita de São Paulo, pode ser indicada ao ministério da Cultura/Educação. Outro senador, Cristovam Buarque (PPS) também teve o nome aventado, mas já se negou a participar da eventual futura gestão de Michel Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário