vacina
As vacinas para combater a gripe H1N1 estão em falta no postos de saúde de Ilhéus. A secretaria de saúde do município, por sua vez, se nega a prestar esclarecimentos acerca do problema em questão. Quem precisa se vacinar tem feito uma verdadeira maratona de unidade em unidade de saúde em busca das doses, e a resposta é sempre a mesma: “não temos”.
A idosa Antonieta Silva, de 65 anos, está preocupada. “Tenho ido todos os dias nas unidades de saúde e não encontro a vacina. O meu grupo é prioritário e, mesmo assim, não houve nenhuma divulgação, por parte da prefeitura, informado a falta do produto. Enquanto outros municípios estão se precavendo desses vírus, aqui, é o contrário. As pessoas ficam à mercê da sorte. Pago os meus impostos e na hora que mais preciso não tenho retorno. Lamentável!”,
Muitas pessoas, dentre eles como idosos, gestantes, criança de colo e até funcionários públicos, estão se deslocando para cidades vizinhas em busca da dose da vacina. A tensão aumenta a cada dia, por conta do poder público não informar de forma oficial, o retorno da vacinação nas unidades de saúde. Vale salientar que alguns casos suspeitos foram registrados em Ilhéus, porém estão em investigação no laboratório Lacen, em Salvador.