MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de agosto de 2015

Síndrome de Alienação Parental é debatida em Porto Velho


Palestrante afirma que advogados, juiz e assistente social trabalhem juntos.
De modo geral, o responsável acaba alienando o menor por motivos banais.

Do G1 RO
  •  
Auditório da Sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, todos na palestra sobre Aliena;áo Parental em  Porto Velho (Foto: Hosana Morais)Auditório da Sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, palestra falou sobre SAP  (Foto: Hosana Morais)
Na manhã desta sexta-feira (31) o Tribunal de Justiça de Rondônia, debateu sobre alienação Parental e Guarda Compartilhada, no auditório da sede em Porto Velho. O doutor em Psicologia e perito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Sidney Kiyoshi,falou sobre a importância da psicologia para entender o fenômeno da alienação parental e seu impacto na família.
Para Kiyoshi, é importante que os interessados no assunto percebam os sinais da “Síndrome da Alienação Parental (SAP)”, cujo os sintomas são: culpa pelo divórcio dos pais; algumas crianças passam por dificuldades de aprendizado e mal relacionamento com colegas de sala, na adolescência alguns passam a ingerir bebida alcoólica ou fazer uso de drogas.
“E necessário identificar e diagnosticar esse tipo de situação o mais rápido possível antes que a criança passe pela parte terapêutica o que acaba mexendo com o lado psicológico da criança ou do adolescente”, disse o palestrante.
Segundo o doutor, a Alienação Parental já age de maneira diferente. O tutor do menor passa a influenciar negativamente o outro guardião da criança. Logo ela passa a rejeitar não só o outro responsável, mas toda a família a qual ele pertence desde primos, tios avós entre outros. De modo geral isso ocorre quando um dos parceiros passa a ter um relacionamento sério com outra pessoa, o que causa ciúmes no ex-companheiro provocando esse tipo de situação.
“E necessário entender a dinâmica da familia e fazer com que o psicologo, o juiz do caso e os advogados trabalhem juntos para entender como se tratar casos como esses de SAP e Alienação Parental Sidney Kyouchi.
O estudante de direito, Deivide Lucas, diz que esse e um tema interessante já que aborda seu trabalho de conclusão de curso, o que traz a tona novas perspectivas que podem ser estudadas. “Meu tema de conclusão da faculdade fala sobre alienação parental e creio que é um assunto interessante que deve sim ser levado a sério, já que se mexe com a mente do menor, não deve ser menosprezado por nenhuma das partes interessadas no caso”.
A estudante de Psicologia Gelza Souza afirma que está contente em poder debater sobre um assunto tão novo no país. “Penso que essa palestra esclareceu a diferença da Síndrome para Alienação, e assim fica mais fácil para os peritos trabalharem essa questão tão relevante para nosso estado”, comemora.
A psicóloga falou também sobre como a guarda compartilhada afeta as crianças. “Para que os menores possam se desenvolver melhor é importante que eles possuam bom vínculo com o espaço que considere familiar, e  não ficar alternando de um lado para outro, confundindo sua mente”, esclarece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário