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sábado, 1 de agosto de 2015

Com muita tecnologia, nova geração do Focus chega para estremecer japoneses


Marcelo Ramos - Hoje em Dia


Ford
Com muita tecnologia, nova geração do Focus chega para estremecer japoneses
Apesar de ser um legítimo sedã, Ford rebatizou o modelo para torná-lo esportivo

GRAMADO (RS) – O Ford Focus Sedan sempre foi uma referência para quem buscava um sedã fora do domínio japonês, e que ofereça conteúdo e desempenho. No entanto, o sedã portenho não tem tido vida boa no mercado brasileiro. Além de sofrer com os japoneses, que esmagam o segmento, liderado por Toyota Corolla, Honda Civic e até mesmo pelo Nissan Sentra, que hoje é o terceiro mais vendido da categoria, o Focus ainda toma uma surra do irmão maior, o Fusion, e pontapés do caçula Fiesta Sedan.
Para tentar reverter o quadro, a marca quer dar um ar de cupê ao sedã, para fisgar quem busca um automóvel menos careta que os representantes da categoria.
Rebatizado de Focus Fastback (leia mais abaixo), o sedã ganhou a nova dianteira do hatch, lanternas sutilmente modificadas, assim como a tampa do porta-malas. Seus tradicionais atributos estão lá, como a suspensão independente nas quatro rodas, com conectores dos amortecedores redimensionados, para garantir mais rigidez e melhorar a dirigibilidade.
O conjunto motor, formado pela unidade Direct Flex 2.0 de 178 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem PowerShift de seis marchas, oferece bom desempenho e trocas rápidas, o colocando num patamar acima da trinca nipônica e num abismo em relação ao Cruze e à versão “pé-de-boi” do Jetta. Mas não consegue falar tão alto quanto a versão turbo do sedã alemão, que, sem dúvidas, é o melhor do segmento.
Conteúdo
Entre as novidades, o sedã oferece assistente de frenagem que freia automaticamente até 20 km/h; sistema de estacionamento, que, além de baliza, também estaciona sozinho em vagas a 90 graus; e conjunto ótico com faróis bi-xenônio, com seis programas de facho, que fazem parte do pacote Plus da versão topo de linha Titanium, que custa R$ 96.900.
Bom acabamento
Por dentro, o modelo oferece mimos como sistema de entretenimento Sync MyFord e áudio Sony Premium. O acabamento inclui bancos revestidos em couro, mas os painéis laterais continuam com plásticos de duros.
O sedã ainda conta com versões SE, que parte dos R$ 77.900, SE Plus (R$ 79.900), além da opção de entrada da Titanium, que sai por R$ 87.900.
Estilo fastback
O estilo de carroceria fastback surgiu na década de 1930 como solução de engenharia para melhorar o fluxo de ar no segmento traseiro do automóvel, otimizando a aerodinâmica. Mas o termo ganhou popularidade quando a Ford lançou, em 1965, a terceira opção de carroceria do Mustang (foto abaixo), que já contava com opções cupê e conversível.
Numa tradução literal, fastback significaria algo como “traseira de queda rápida”. Em termos de design, corresponde a uma cadência mais acentuada da terceira coluna. No caso do Focus, ele continua sendo um sedã, com seus três volumes bem definidos (compartimento do motor, habitáculo e porta-malas destacado), mesmo que a tampa do bagageiro seja miúda. De fastback, só o nome e a vontade de ser um Mustang.
mustang fastback

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