MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Baianos celebram independência do Brasil na Bahia nesta quinta-feira (2)


Festa começou às 6h, com alvorada de fogos; veja programação.
Comemoração tem como tema as 'Guerreiras da Independência'.

Do G1 BA
Baianos celebram nesta quinta-feira (2) a independência do Brasil na Bahia. O público já pode visitar os carros do caboclo e da cabocla, que representam o índio e o povo na batalha, no Pavilhão Dois de Julho, no Largo da Lapinha, em Salvador. A partir das 8h será feita a organização do cortejo cívico e, às 9h, ocorrerá o hasteamento da bandeira.
A caminhada seguirá a partir das 9h30 em direção à Praça Thomé de Souza, local onde os carros emblemáticos dos caboclos são recolhidos por volta das 11h30. Uma alvorada de fogos às 6h desta quinta-feira marcou o início das comemorações. Confira aqui a programação completa.
O tema do desfile de 2015 é “Guerreiras da Independência”, em homenagem às mulheres que participaram da luta pela libertação, representadas por Maria Quitéria, Joana Angélica e Maria Felipa. O cortejo fará uma homenagem especial à historiadora Consuelo Pondé, às 16h, com uma parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHBA), instituição que dirigiu durante 20 anos. A historiadora morreu, aos 81 anos, no dia 14 de maio deste ano.
A atleta que vai acender a pira no Campo Grande é Marily dos Santos, alagoana radicada na Bahia. Filha de lavradores e com poucas condições para estudar durante a infância, encontrou na corrida uma oportunidade para se desenvolver.
A maratonista foi representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de 2008 e em fevereiro deste ano participou da Maratona de Sevilha, na Espanha, conquistando o quinto lugar.
Em Salvador, o dia em que é celebrada a independência do Brasil na Bahia é feriado. Confira aqui o que abre e o que fecha nesta quinta-feira na capital baiana.
Mudanças no trânsito
O trânsito será alterado nos bairros de Pirajá, Liberdade, Pero Vaz e centro, em Salvador, para a realização dos festejos da Independência na Bahia, comemorado nesta quinta-feira. As intervenções começaram na quarta-feira (1º) e vão até domingo (5). Segundo o órgão de trânsito, o estacionamento está proibido no Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Fonte de Santo Antônio, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão e Rua Direta de Santo Antônio.
Na Liberdade, um desvio do tráfego da Rua Lima e Silva para a Rua Pero Vaz será realizado a partir das 5h de quinta-feira. Os ônibus terão como opção de tráfego, no sentido centro, as ruas Lima e Silva, Pero Vaz, Conde de Porto Alegre, o Largo do Tamarineiro e ruas Rodrigo de Menezes, Quinta dos Lázaros e General Argolo. Já no sentido contrário, devem seguir pelo Largo Dois Leões, Av. Glauber Rocha e ruas Quinta dos Lázaros, Rodrigo de Menezes, Largo do Tamarineiro e ruas Conde de Porto Alegre, Pero Vaz e Lima e Silva.
Ainda de acordo com a Transalvador, os motoristas também estarão impedidos de estacionar no Largo da Cruz do Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Paço, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal. A partir das 14h desta quinta-feira, a interdição será na Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro até o Largo do Campo Grande, no centro da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário