MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 5 de abril de 2015

Mães pintam pegadas de coelho em casa na Páscoa, no ES


Criança seguem as pinturas para encontrar os ovos de chocolate.
Tradição alimenta uma magia que as mães querem que os filhos vivam.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
Pegadas são pintadas pelas mães enquanto as crianças dormem (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Pegadas são pintadas pelas mães enquanto as
crianças dormem (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
Imaginação é uma das palavras que mais combina com a Páscoa na vida das crianças, e para uma família que mora em Domingos Martins, região Serrana do estado, vale fazer milhões de esforços para ver os pequenos felizes, com a expectativa da chegada do ovos de chocolate e também do coelho. Por isso, nesse domingo (5), a casa inteira vai ser pintada com pegadas que levam até os doces.
A ideia é tradição na família das cunhadas Giuliana Baioco e Fabíola Borloth, que viveram isso na infância e agora passam aom filhos e sobrinhos. "Eu sempre tive isso na minha família, nós fomos criados com muita dificuldade e a minha avó preservou isso com a gente. Por ser a mais nova da casa, eu dizia que quando eu tivesse os meus filhos eu manteria essa mesma tradição. Há sempre uma magia", conta Giuliana.
Mas alguns detalhes da tradição foram modificados ao longo dos anos, de acordo com a coordenadora Fabíola Borloth. Ela conta que antigamente as crianças ganhavam ovos de galinha tingidos. "As nossas mães faziam um pouco diferente. Elas colocavam a gente para dormir cedo, cozinhavam os ovos de galinha e tingiam. Junto com os ovinhos, ela fazia uma cestinha com alguns chocolates. Na manhã nós saíamos procurando as cestinhas", conta Fabíola.
Atualmente, a tradição consiste em pintar pegadas no chão por toda a casa. Elas traçam o caminho onde os ovos de páscoa estão escondidos. Na casa de Giuliana, as cores dos passos do coelho também variam, dependendo de quem irá seguir os passos.
"Eu costumo comprar a tinta sem eles saberem, ponho eles para dormirem, e aí eu faço as pegadinhas. Geralmente, eu faço de uma cor para um e de uma cor para outra, porque são dois, e assim eles já sabem onde tem que ir", fala a mãe.
Crianças seguem as pegadas para encontrar ovos e chocolates (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Crianças seguem as pegadas para encontrar ovos
e chocolates (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
E o momento da procura que acontece nesse domingo, já deixa as crianças bem animadas. O que elas mais querem é que o coelho chegue e deixe os ovos de chocolate para elas. O pequeno Natan Borloth, de apenas três anos, sabe quando ele vai chegar. "Quando a gente dorme, e aí elas faz as pegadinha (sic) na nossa casa", conta empolgado.
Para as mães, todo o trabalho é recompensado com o sentimento que as crianças tem pela Páscoa. "Eles ficam muito felizes, pulam de alegria, e não querem nem que eu tire as pegadas do chão. O domingo passa e fica tudo do mesmo jeito. Só na segunda-feira, quando eles vão na escola que aí eu venho a limpar a casa. Vale muito a pena", conta Giulliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário